Por Ricardo Fiovaranti*
Foi-se o tempo em que a base para medir uma campanha de publicidade era o “achismo”. Mas por um longo período era dessa forma como as empresas faziam a análise dos resultados. Hoje, mesmo em um mundo com ações ilimitadas e caminhos diversos que a digitalização oferece, o ROI (Return on Investment ou Retorno Sobre Investimento) é um indicador bastante eficiente quando o assunto é calcular o retorno de uma aplicação feita pela marca. Que tal saber o quanto a empresa ganhou ou perdeu?
Ter conhecimento dessa informação é importantíssimo para o seu negócio ter uma avaliação das decisões que foram tomadas, porque isso permite planejar as novas metas levando em consideração os resultados anteriores. Outro ponto que vale a pena mencionar é que ter essas métricas facilita a avaliação de eventuais investidores que tenham interesse na sua empresa.
Só que nada adianta trabalhar com metas irreais. O objetivo tem que ser plausível. Empresas de marketing digital apontam alguns motivos que mostram por que é necessário às marcas fazerem esse cálculo. Pense que tendo a informação sobre o retorno é possível entender sobre os lucros do negócio. Como mencionado, isso chama a atenção de quem quer investir. As metas podem ser planejadas com base em dados. A empresa consegue saber de forma clara o tempo que esse retorno deve acontecer. E, além disso, dá para fazer esse cálculo em vários canais de marketing.
Claro que quando uma campanha é realizada o objetivo é gerar uma conversão. Mas é necessário entender que, para converter, o público tem que conhecer a empresa e também o produto. Nem sempre o retorno do investimento vem em dinheiro; pode ser por meio da construção da marca na memória dos consumidores, chamada de brand awareness.
Diferentes de outras estratégias dentro do marketing, quando se fala em brand awareness é difícil medir um resultado, pois o consumo por parte do cliente pode não ser imediato, mas isso não quer dizer que ele não vá consumir. Apesar de atualmente ter indicadores como o ROI, para acompanhar todo um planejamento, muitas ações ainda são intangíveis.
Claro que relatórios financeiros sobre as métricas das campanhas são importantes para dar diretrizes e apontar caminhos que devem ou não ser seguidos. Contudo é importante ter ciência que no mundo do marketing o tempo é um dos principais aliados para dizer se aquele plano de negócio foi ou não efetivo.
* Ricardo Fiovaranti é CEO da FX Data Intelligence, empresa especialista em visão computacional dirigida por IA, fornecendo insights estratégicos para o varejo – e-mail: fx@nbpress.com
Sobre a FX Data Intelligence
A FX Data Intelligence é uma plataforma SaaS que fornece dados inteligentes para o varejo por meio de visão computacional dirigida por inteligência artificial. A empresa combina as informações coletadas na loja, como as características do fluxo, jornada de compra, tempo de fila, com outros dados como vendas, atratividade das vitrines entre outros KPIs definidos pelos clientes. Dessa forma, o varejista consegue identificar a eficiência da operação, melhorar o investimento em marketing para aquisição de novos clientes e potencializar a gestão do time de vendas, tudo isso com foco na melhoria da performance do negócio. Criada em 2015, faz parte da HiPartners Capital & Work, grupo de empresários e investidores que investe em soluções disruptivas para o varejo. Para saber mais, acesse: www.fxdata.com.br