Se qualificar por meio de cursos profissionalizantes e idiomas são diferenciais para os olhos dos gestores. Apenas 5 % da população brasileira fala inglês (Dados da British Council).
POR: Queissada Comunicação
Na carreira profissional, é importante se qualificar para aperfeiçoar o conhecimento, e concomitantemente aplicar esses conteúdos na empresa. É natural o processo de crescimento de um profissional dentro de uma empresa quando ele se preocupa em trazer novidades, e quando ele sente que avançou mais um estágio da função, nasce o desejo de ganhar um salário maior. 49% dos brasileiros querem ganhar mais no contracheque, de acordo com a pesquisa do Google, mês de março, pelo termo “pedir aumento de salário”.
Muitas pessoas não sabem como pedir o aumento salarial e/ou sentem-se receio por medo de não ter o pedido aceito e ainda sofrer uma represália. E quando isso acontece, o funcionário se sente menos valorizado, e logo vai em busca de oportunidades que lhe satisfaçam. No Brasil, de acordo com um estudo do Lagom Data (estúdio de inteligência de dados), o número de pedidos de demissão já é o dobro do período anterior à pandemia, tendo atingido a marca de 500 mil pedidos de demissão voluntária em novembro de 2021.
O desafio de pedir um aumento ainda é um assunto que atormenta muita gente, pois essa prática não é uma tarefa fácil. É preciso levar em consideração a maneira de solicitar esse aumento, saber a quem pedir, o momento a quem pedir, saber a maneira de se posicionar e estar preparado também para receber uma resposta negativa. Uma pesquisa da Payscale (empresa americana de software e dados de remuneração), realizada em 2019 com 160 mil profissionais norte-americanos, mostrou que 37% dos colaboradores pediram aumento no último ano. Mas quando se é negado, o motivo mais aparente é pelo gestor não ter verba (49% dos casos), e em 33% das vezes não há justificativa.
Para Jefferson Vendrametto, Diretor de Relações Corporativas e Institucionais do CEBRAC, um profissional pode receber um aumento sem precisar pedir. “Apesar de achar merecido, o profissional tem que apresentar as justificativas para alcançar esse objetivo. Seja através de resultados, de mostrar o entusiasmo pela empresa e até mesmo por querer estar sempre aprendendo mais sobre o trabalho, a fim de deixar claro que pretende ter um futuro dentro da empresa. É aí que entram os cursos de idiomas, por exemplo. O profissional já se prepara para um cargo mais alto que exija o idioma. No Cebrac, em 18 meses, o aluno fica fluente em inglês”, explicou Vendrametto.
A surpresa de receber um aumento de salário sem pedir, com certeza, é mais gratificante. Existem empresas que reconhecem o trabalho de um funcionário, sua performance e as suas metas alcançadas, e lhe concede uma bonificação. Muitos profissionais que se especializam e estão buscando cada vez mais a sua autorrealização no trabalho são os primeiros a serem reconhecidos para assumir um novo cargo e com isso ter um aumento no salário. Uma pessoa que busca sempre se aperfeiçoar e ficar antenada com as demandas do mercado e do ambiente laboral em que se insere, tende a ter um aumento de salário e/ou um cargo almejado.
É importante ressaltar que o mercado de trabalho está em constante dinamismo e precisa cada vez mais de profissionais qualificados e preparados.
E caso você esteja se especializando e acredita que chegou a hora de receber aquele aumento, saiba a maneira certa de como agir, sem precisar pedir. Veja 5 dicas do especialista Jefferson Vendrametto, do Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos), abaixo:
1- Esteja comprometido com o seu avanço profissional se profissionalizando e fazendo cursos de idiomas;
2 – Destaque-se a partir de seu potencial técnico e comportamental (Veja como agregar os seus valores a cultura da empresa);
3 – Mostre a seleção das suas conquistas mais importantes; resumo das suas competências e formação; resultados da sua avaliação de desempenho;
4- Esteja disposto a assumir novas responsabilidades e novas atribuições;
5 – Conquiste a confiança de seus superiores.
O salário é um benefício muito importante que remete também na motivação de um colaborador, influenciando na produtividade. Se você sente que precisa dar mais um passo na carreira e ter uma renda que atenda às suas necessidades, especialize-se em um dos cursos do CEBRAC. Saiba mais, aqui!
CEBRAC
No CEBRAC você vai além do conhecimento técnico e específico. A metodologia contempla a formação empreendedora dos alunos, prevê a interdisciplinaridade nas aulas e vê no aluno a capacidade de conhecer e transformar sua realidade e sua carreira profissional. O CEBRAC possui 27 anos de atuação no segmento educacional, e desde sua fundação, a rede de ensino tem sido responsável por formar profissionais para enfrentar os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Veja os cursos aqui!