Empresa se consolida como uma companhia de produtos financeiros que simplifica e democratiza o acesso ao crédito, sendo a porta de entrada para muitos consumidores das classes de menor poder aquisitivo da população
POR CM COMUNICAÇÃO
Há 20 anos, em um pequeno escritório, um novo negócio de apenas oito pessoas assumia a operação do cartão de loja de um único supermercado: nascia a DMCard. Durante todo esse tempo, um crescimento acelerado transformou a empresa em uma das líderes no mercado de cartões private label presente em quase 4 mil pontos de venda, em todo o Brasil, e 5 milhões de cartões emitidos.
A empresa deu início, há alguns anos, a uma expansão também em seu modelo de negócio ao abrir novas oportunidades para simplificar e democratizar o acesso ao crédito e ao sistema financeiro para o seu público-alvo: famílias que compõe a base da pirâmide socioeconômica brasileira, uma parte da população extremamente importante para a economia do país.
Por isso, a empresa percebeu a necessidade de uma marca mais moderna e aderente ao seu momento, contudo, com os mesmos valores e propósitos de duas décadas. A partir de agora, adota o slogan “toda história merece crédito” reforçando seu posicionamento como uma instituição mais acessível e inclusiva.
“A DM vem se modernizando, se transformando e inovando muito rápido, seja para atender as necessidades dos consumidores ou para ajudar no aumento das vendas de nossos varejistas parceiros. O que me enche de orgulho é saber que temos conseguido criar uma empresa simples e ágil como uma fintech, com a diferença que somos financeiramente sólidos e não abrimos mão do nosso compromisso com as famílias que compõem nosso público consumidor, as verdadeiras responsáveis por nosso crescimento todos esses anos”, destaca Denis Correia, CEO e fundador da DM.
Em 2021, a DM encerrou o ano com uma carteira de crédito de R$ 809 milhões, um crescimento recorde de 61%, o maior aumento absoluto em 19 anos. Além disso, no mesmo período movimentou R$ 4 bilhões em pagamentos realizados, um montante 37% maior que no ano anterior. Resultados que chamaram a atenção do mercado e o aporte de R$ 100 milhões da Vinci Partners na empresa.
Uma nova DM ainda mais próxima e simples
Essa fase da empresa, ainda mais próxima e simples, pedia uma forma diferente de se comunicar. Surgiu assim uma nova marca que representa a grandiosidade da companhia, sua abrangência B2C e B2B, sua diversidade de produtos e, ainda, seu posicionamento inclusivo.
Neste processo, a DM assume a forma simplificada de seu nome pela qual já mantinha uma conexão emocional com clientes, varejistas parceiros e colaboradores. Além disso, a nova comunicação transmite de forma mais consistente a mensagem de seu papel no mercado, que é possibilitar que o consumidor seja incluído no sistema financeiro como ele merece.
“Nosso principal desafio é dar mais clareza ao mercado sobre quem somos, uma empresa referência em crédito inclusivo. Nosso novo logo ganha o sorriso com o qual convivemos entre nós, colaboradores, e que representa a felicidade que proporcionamos aos clientes que conseguem aquele apoio para realizar um sonho. Seja algo grandioso como uma viagem ou aquisição de um bem com o cartão de crédito ou empréstimo, ou apenas preparar uma refeição especial para a família com o cartão do supermercado”, conta Sandra Castello, Diretora de Marketing e Pessoas da DM.
A executiva também explica o slogan “toda história merece crédito”. “A mensagem reforça nossa conexão com a história das pessoas, os desejos e objetivos que estão por trás de uma compra, e isso é que nos motiva, todos os dias, a buscar novos caminhos para a inclusão de nossos clientes no sistema financeiro”.
Rebranding
Para essa transformação, a DM contou com o suporte da Superunion, um renomado player do mercado de branding, design, estratégia e varejo no Brasil, especializada em gestão de marcas ao longo da jornada de compras e focada em design estratégico, construindo pontes entre negócios, marcas e comunicação.
“A DM não é apenas uma empresa do setor financeiro, é uma marca feita por pessoas que pensam em pessoas. Com isso em mente e o novo posicionamento como norte, projetamos uma identidade visual que traduzisse essa proximidade e segurança de uma parceira que está sempre disposto e disponível para dar uma mão. Encontramos no DNA da marca uma oportunidade de construir uma linguagem visual proprietária, intuitiva e inspiradora”, destaca Shingo Sato, Head de Design na Superunion.
Ficha técnica do projeto:
Consultoria e criação: Superunion Brasil
Criação: Shingo Sato, Amanda Bellani Leal, Gabriel Catte, Robson Alves Henriques e Priscila Tillmann
Direção de criação: Heitor Piffer
Estratégia: Janet Riddell
Atendimento: Fernanda Calfat
Aprovação: Sandra Castello
O futuro da DM
Apesar de tantas novidades, ainda está nos planos da DM apresentar, em curto prazo, outras novas soluções que a consolidem cada vez mais como uma companhia focada no crédito.
“Soluções recentes, como o cartão de crédito com a bandeira Mastercard e a conta Digital, já estão consolidados entre os consumidores. Além disso, já estão rodando em uma base controlada nossas linhas de empréstimo pessoal e, muito em breve, o lançamento da modalidade de pagamento “By Now, Pay Later” entre outras ferramentas para concessão de crédito”, revela Correia.
O fundador finaliza. “O importante disso tudo é que, desde o primeiro dia, existimos porque cada história conta. Estamos aqui para valorizar as pessoas, para que cada um amplie suas possibilidades e construa a sua própria trajetória. Afinal, toda história merece crédito”.
Manifesto: Toda história merece crédito | DM – YouTube
Sobre a DM
A DM é uma empresa de produtos financeiros que nasceu há 20 anos para simplificar e democratizar o acesso ao crédito, principalmente à população de menor poder aquisitivo, que forma seu principal público-alvo e para quem desenvolve suas soluções. Ao mesmo tempo, também atua para apoiar e potencializar resultados de seus parceiros varejistas.
Para o consumidor final, disponibiliza o cartão de loja, o cartão de crédito bandeirado, a conta digital, linhas de microcrédito pessoal e seguros.
Como especialista em varejo, no B2B oferece a redes varejistas a possibilidade de adotar o cartão de crédito próprio (o private label), ferramentas de CRM e aplicativos de ofertas que vão ajudá-los a incrementar suas vendas.
Na DM, toda a história conta e merece crédito, por isso ela atua como uma empresa cada vez mais próxima, simples e segura para consumidores e varejistas.
Crédito: divulgação