Mais do que credibilidade, confiança e valor, o reconhecimento enaltece o modelo de negócio da companhia, voltado para o desenvolvimento socioambiental
POR Ideal H+K Strategies
Atenta às tendências do mercado, a Danone decidiu submeter 100% de sua operação a uma rigorosa verificação, a fim de garantir que a companhia conseguisse cumprir as exigências da nova realidade. Para isso, investiu na promoção de culturas empresariais abertas e colaborativas, gerando impactos maiores, exigindo a cooperação e parceria para alcançar, monitorar e medir o progresso de forma eficaz. Os esforços culminaram para que, em 2021, a companhia conquistasse a certificação de Empresa B, se tornando a primeira e única grande indústria de alimentos a receber este reconhecimento, no Brasil.
Utilizando critérios bastante rígidos, a certificação é dada por uma organização internacional independente e sem fins lucrativos, o B Lab — representado no Brasil pelo Sistema B — que consegue verificar de forma tangível e mensurável a busca do sucesso econômico de uma forma sustentável, unida ao progresso social. A empresa passa por uma avaliação 360º, onde são analisados os pilares de Governança, Trabalhadores, Meio Ambiente, Relação com a Comunidade e Modelo de Negócio de Impacto.
“Temos muito orgulho em fazer parte do Movimento Global de Empresas B e de nosso pioneirismo e exclusividade no setor, aqui no Brasil. Para uma indústria de alimentos do tamanho da Danone, ser reconhecida com esta certificação é um desafio imenso, já que demostra não só a essência da empresa, mas, principalmente, o modelo de negócio de impacto, incentivando outras empresas a adotar soluções mais saudáveis, sustentáveis e regenerativas para as pessoas e o planeta”, revela Cibele Zanotta, Diretora de Assuntos Corporativos da Danone Brasil.
Um ano após a conquista deste importante reconhecimento, a Danone deseja continuar inspirando e incentivando outras empresas privadas a ingressarem na construção de uma economia mais igualitária, sustentável e regenerativa, com velocidade e urgência, formando uma rede de organizações com ideias semelhantes em direção a um modelo próspero e duradouro. Ao longo deste período, a companhia pode afirmar que ser uma Empresa B, tem demonstrado a cada dia, ser um meio poderoso de atestar credibilidade, confiança e valor, fazendo com que brilhem os olhos daqueles que querem trabalhar, comprar e investir em instituições nas quais acreditam.
Consciente da importância de ser a primeira e única grande indústria de alimentos a receber tal certificação, no Brasil, a Danone deseja influenciar outras companhias a adotar um modelo de negócio mais inclusivo e sustentável, gerando voluntariamente impactos positivos para sociedade e para o meio ambiente. Por esta razão, faz questão de continuar agindo com responsabilidade e transparência, além de investir continuamente em melhorias.
Sobre a Danone
A Danone é uma empresa multinacional líder em alimentos e bebidas, com base em categorias voltadas para a saúde e de rápido crescimento: produtos lácteos, base vegetal, águas e nutrição especializada. Com sua visão ‘One Planet. One Health’, a qual considera que a saúde das pessoas e do planeta estão interconectadas, a Danone tem como objetivo inspirar práticas de comer e beber mais saudáveis e sustentáveis. Para acelerar essa revolução alimentar e criar um valor superior, sustentável e lucrativo para todos os seus stakeholders, a Danone definiu nove Objetivos para o 2030 e abriu o caminho como a 1ª empresa com ações listadas na bolsa de valores (Euronext Paris) a adotar o status de “Empresa orientada à Missão”. Com o objetivo de levar a saúde por meio da alimentação para o maior número de pessoas possível, e os correspondentes objetivos sociais e ambientais estabelecidos em seus estatutos, a Danone compromete-se a operar de maneira eficiente, responsável e inclusiva, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. Em 2021, a subsidiária Danone Brasil se tornou a primeira grande indústria alimentícia a obter a certificação de Empresa B no país. Com a conquista da certificação aqui no Brasil, o Grupo Danone, que tem mais de 100.000 funcionários e produtos vendidos em mais de 120 mercados, agora possui metade do seu faturamento global proveniente de negócios com a certificação B Corp. O objetivo é que as 130 subsidiárias conquistem a certificação B até 2030. A Danone é parte dos principais índices de sustentabilidade, incluindo os administrados pela Vigeo Eiris e Sustainalytics, bem como o Índice de Sustentabilidade Ethibel, o MSCI ESG Indexes, FTSE4Good Index Series, Bloomberg Gender Equality Index e Access to Nutrition Index. No Brasil o portfólio é composto por marcas de sucesso como Activia, Danoninho, Danone, Bonafont, Souvenaid, Milnutri, FortiFit e Nutridrink, entre outras. Saiba mais em: https://corporate.danone.com.br/
Crédito: divulgação