[radio_player id="1"]
Informações

Americanas S.A. integra índice de resiliência climática e traça metas para se tornar Carbono Neutro até 2025

3 Mins read

Companhia figurou entre as empresas inseridas na carteira do Índice CDP Brasil de Resiliência Climática (ICDPR70). Com alcance global, o índice mede o impacto ambiental de mais de 9 mil empresas e governos em todo o mundo

POR INPRESSPNI

A Americanas S.A. é uma das companhias listadas no Índice CDP Brasil de Resiliência Climática (ICDPR70), índice do CDP (Carbon Disclosure Project) que mede o impacto ambiental de mais de 9 mil empresas e governos em todo o mundo. A carteira inclui 36 empresas da Bolsa Brasileira (B3) que demonstraram elevado nível de conscientização sobre as questões climáticas e medidas efetivas na redução de suas emissões de CO2 na atmosfera. Entre os destaques da Americanas S.A. está o lançamento de um plano descarbonização com metas para mitigar seus impactos ambientais e neutralizar suas emissões até 2025, como o fortalecimento de uma frota logística multimodal e ecoeficiente, redução da geração de resíduos sólidos e uso de energia limpa nas lojas físicas — em linha com sua estratégia ESG e Agenda 2030 da ONU.

Com 70% da avaliação voltada para a gestão de risco climático e 30% para a liquidez das companhias, a carteira listou companhias que incluem os riscos climáticos na gestão de riscos, investem em inovação e estão adequando seus modelos de negócio para se tornarem mais resilientes. Para a Americanas S.A., o mapeamento dos riscos socioambientais da companhia começou ainda em 2007, com a criação do Comitê Companhia Verde.

“Essa é mais uma conquista que nos traz muito orgulho. Ela é baseada em uma estratégia ESG robusta, de anos, que reuniu esforços para transversalizar a sustentabilidade para todas as áreas da companhia, desde o corporativo à operação de loja e a logística”, comenta Bruna Sabóia, gerente de sustentabilidade da Americanas S.A.. “Estamos comprometidos com um crescimento com responsabilidade, de forma sustentável, e esse objetivo se conecta justamente com o propósito que definimos: somar o que o mundo tem de bom para melhorar a vida das pessoas”, explica Bruna.

Metas definidas — Para evoluir rumo a uma operação totalmente eficiente e sustentável, a Americanas S.A. definiu um robusto plano de ação na frente ambiental de sua estratégia ESG. Entre as ações está a adesão ao Business Ambition for 1.5ºC, iniciativa do Based Targets initiative’s (SBTi) que reafirma o compromisso de grandes companhias com o Acordo de Paris para limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C, estimulando a criação de metas baseadas na ciência e com foco em uma operação carbono neutro (NetZero) até 2050 — A Americanas S.A., em especial, definiu que alcançará esta meta antes do prazo, ainda em 2025.

A assinatura do Business Ambition for 1.5ºC pelo The Science Based Targets initiative vem na esteira diversas outras iniciativas em linha com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13, priorizado pela Americanas S.A.. Entre elas estão a inclusão de aspectos socioambientais que abrangem toda a cadeia de valor no estatuto da companhia e a definição de metas para projetos em andamento: a Americanas S.A. quer ter cerca de 20 mil produtos certificados na Americanas + Clima, plataforma criada para auxiliar os consumidores na identificação de produtos que possuem certificações ambientais; atingir 100% da operação abastecida com energia renovável até 2030 (hoje em 37%); e aumentar o uso de embalagens recicláveis para reduzir os resíduos sólidos em 30% até 2030.

“É um esforço intenso. Além do plano macro, desenvolvemos um plano de ação para cada uma das metas ambientais que definimos, com objetivos concretos para alcançá-las — como, por exemplo, fazer com que 100% das novas lojas da companhia sejam lojas ‘verdes’, com uso de uso de materiais e tecnologias de baixo impacto ambiental, e também o investimento em microbases logísticas, que encurtam distâncias e deslocamentos, auxiliando na redução das nossas emissões”, explica Bruna Saboia.

Compromisso ESG — A Americanas S.A integra, há 8 anos, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, considerado o principal indicador do desempenho das empresas brasileiras no comprometimento com a sustentabilidade. Em 2021, a companhia passou a integrar ainda o Dow Jones Sustainability World Index (DJSI World), índice global que reúne as maiores empresas do mundo que obtiveram a melhor avaliação em quesitos econômicos, ambientais e sociais. Em 2022, a Americanas S.A. foi destaque no The Sustainability Yearbook, da S&P Glogal, por ter apresentado a maior evolução em seu setor no questionário ESG.

Crédito: divulgação

Related posts
BusinessInformaçõesTecnologia

Azul e BYD anunciam parceria inédita e lançam serviço exclusivo de Concierge que deve atender clientes em aeroportos

5 Mins read
O anúncio foi feito ontem à noite (17) em Viracopos (Campinas-SP) e será implantado, não só no eixo Rio-São Paulo como também…
CarrosInformaçõesTecnologia

BYD oferece política exclusiva para PCD sem isenção e anuncia descontos para motoristas de táxi

2 Mins read
Além de pessoas com deficiência, iniciativa de vendas da marca também valoriza os motoristas de táxi com a possibilidade de ter uma…
CarrosDestaquesInformações

BYD inova mais uma vez e amplia garantia das baterias sua linha de empilhadeiras elétricas no Brasil 

3 Mins read
Medida amplia benefício para 8 anos e é válida para todos os produtos comercializados no Brasil a partir deste mês (11/09/2024) – A…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.