Silvio Barros, mediador e pesquisador em Comunicação Não-violenta participará da edição da edição do Líderes em Obra do Normalize+ Leituras com Norma Mosic no dia 12 de maio.
Por Luís Delcides R. Silva
O Clube do Livro, além de ser a oportunidade de trocar experiências e aprender mais, também será o lugar a discussão sobre a Comunicação Não-violenta como proposta de solução de conflitos com Silvio Barros nesta quinta-feira, 12 de maio.
Barros é formado em administração de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial, pela Universidade Monte Serrat, formação em Mediação de Conflitos pela Associação Palas Athena em São Paulo e pesquisador da área da Comunicação Violenta desde 2008.
Feedback com Alexandre Souza
Na reunião do dia 28 de abril, o empreendedor e gestor Alexandre Souza foi o convidado de Norma Mosic no Normalize+ Leituras ao tratar sobre a importância do Feedback e como comunicar de uma forma aberta e transparente com seus pares e colegas.
Durante a reunião, Norma Mosic abre os trabalhos ao tratar sobre a cultura da sinceridade, o quanto ela é importante e esta cresce com essa comunicação de retorno. De acordo com Alexandre Souza, não é uma tarefa simples e para isso é necessário tomar providencias.
“Trata-se de uma construção. Um feedback pode ser dado a qualquer momento, uma forma de retroalimentação e as construções de conversas que importam”, diz Alexandre.
É uma forma de colocar em prática o aprendizado e interagir com pessoas. É como ensinar as pessoas a não falar algo sem pensar. É uma construção, ao selecionar o útil e o retirar o desnecessário.
“Elogiar publicamente é uma coisa. Logo, tem uma coisa que não está legal”, diz Souza ao mencionar sobre a cultura organizacional, especialmente quando as regras do jogo não são claras.
Ao extrair as experiências de “A regra é não ter regras” é importante mencionar sobre a clareza e transparência, saber se comunicar, descobrir quem é seu receptor. “Às vezes se fala de um jeito e, é outro” diz Norma Mosic.
Para encerrar, Souza apresentou algumas dicas para uma melhor forma de dar os Feedbacks para seus colaboradores e parceiros. Atente-se para a estruturação:
- É preciso o gestor se preparar para o feedback;
- Estabelecer um modelo de sistema de avaliação – este pode ser um facilitador ou dificultar. Este vai se aprimorando de uma forma a tornar-se mais difícil;
- Desenvolver a percepção –Ter a capacidade de olhar. Há coisas perceptíveis e outras são importantes;
Dicas de filmes
A cada livro discutido, o advogado Benedito Vilela apresenta o “Benedicas” no instagram do @clubenormalizemais com dicas de filmes para o Clube do Livro.
O intuito é incentivar aos seguidores do perfil a conhecer as temáticas apresentadas sobre liderança e habilidades comportamentais.
Meio-ambiente
A cada inscrição realizada, a idealizadora do projeto Normalize+ Leituras, Norma Mosic, em parceria com a empresária sul-mato-grossense Zanir Furtado, assume o compromisso com a sustentabilidade ambiental e se compromete a plantar uma árvore no Pantanal sul-mato-grossense.
Norma Mosic acredita muito nesse movimento da sociedade civil ao assumir o protagonismo do meio ambiente e ter como meta a defesa das causas ambientais.
A união faz a força. Ter o apoio de Zanir Furtado no Clube de Livro foi fundamental para assumir esse compromisso com a sustentabilidade ambiental, diz Mosic.
Zanir Furtado
Fundadora da marca sul-mato-grossense de bolsas de luxo, desde 2020 esta realiza o sonho de promover a sustentabilidade social e o desenvolvimento econômico inclusivo em Rio Negro, cidade localizada à 144 quilômetros da capital do Estado, Campo Grande, onde nasce em conjunto com a valorização das potencialidades e belezas pantaneiras.
As bolsas produzidas por Zanir Furtado carregam seu nome e a empreendedora possui um compromisso vitalício com a sustentabilidade ambiental ao plantar uma muda de árvore no Pantanal para cada bolsa comercializada.
Acesse o site www.zanirfurtado.com.br, e o perfil do Instagram @zanirfurtado e conheça mais detalhes sobre a marca e toda a sua linha de produtos.
Normalize +
Durante o ano de 2021, Norma Mosic estudou e fez uma pesquisa minuciosa sobre crescimento pessoal e liderança, temas consideravelmente essenciais para qualquer instância na vida.
Ao se inspirar por estes novos conhecimentos, Norma iniciou um novo projeto, o “Normalize+”, paralelo ao seu cargo de executiva do departamento jurídico de uma empresa.
O objetivo do Normalize+ é tratar das temáticas de crescimento pessoal e liderança ao abordar assuntos ligados ao empreendedorismo, diversidade, inclusão, atualidades e conexões.
Norma Mosic
Executiva jurídica com mais de 20 anos de experiência, responsável pela gestão de departamentos jurídicos de grandes e médias empresas, tais como Grupo Notre Dame Intermédica, Grupo Estado (Estadão) e Grupo Admix (atual AON). Atualmente é a responsável pelo Departamento Jurídico da Janga Invest.
Graduada em Direito e pós-graduada “lato sensu” com o título de especialista em Direito Empresarial pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), e em Direito Comercial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mosic é Especialista em Direito Tributário pela SBDP – Sociedade Brasileira de Direito Público e em Administração Legal pela FGV – Fundação Getúlio Vargas.
Atualmente é membro das Comissões de Departamentos Jurídicos e da Mulher Advogada da OAB Pinheiros – S, do Grupo Mulheres do Brasil e Jurídico de Saias.
Norma está à frente do Normalize+, um projeto que nasceu com o intuito de oferecer um bate papo importante à sua audiência através do IGTV e posteriormente canal do Youtube, com temáticas relevantes e debates inteligentes sobre liderança, empreendedorismo, diversidade e crescimento pessoal.
Além do Normalize+, Norma Mosic juntamente com Flavia Bortoluzzo, também advogada, lideram o Podcast NA JANELA, com um olhar apurado para atualidades dentro e fora da advocacia.