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Gastronomia

Brewz estreia no mercado nacional para revolucionar a forma como bebemos café

3 Mins read

Primeira marca brasileira exclusiva na produção de Cold Brew chega ao varejo

POR CANAL COMUNICAÇÃO

Sucesso nos Estados Unidos e países da Europa, o Cold Brew é resultado da infusão dos grãos de café em água fria por horas. Por ser uma bebida de consumo gelado promete modificar nossa relação com o café. A Brewz chega ao varejo pelos sócios Gustavo Palombini, Leonardo Aquino, Alice Meirelles e Rui Silva, em duas versões: original e baunilha, com preço em torno de 10 reais por embalagem de 250 ml. O produto chega ao mercado na prática embalagem Tetra Pak de 250ml, com tampa abre e fecha.

Foram mais de dois anos de trabalho, muitos testes e degustações entre a idealização do produto e a aprovação das versões finais. Ainda no começo do projeto veio a pandemia, mas mesmo com todas as dificuldades a equipe não parou o processo de criação. Para chegar na receita perfeita da Brewz, o barista Sharlie Oliveira, se juntou a equipe. Com 10 anos de experiência no mundo do café, teve seu primeiro contato com o Cold Brew morando na Alemanha, mas foi trabalhando no Kuwait, com suas altas temperaturas, que adquiriu expertise neste processo único de extração, além da paixão por essa versão refrescante de café.

Após muita procura, o café escolhido pelos sócios para a criação da Brewz foi da variedade Catucaí Amarelo, proveniente do Campo das Vertentes – região próxima ao Sul de Minas Gerais. A preocupação no uso de grãos selecionados e de qualidade é refletida no produto, que chega em dois sabores; Original – amargo na medida certa, pensando em quem gosta de café puro; e Baunilha – equilíbrio do café com a baunilha em uma versão mais doce.

O produto não deve ser confundido com um simples café gelado, que é extraído com água quente e posteriormente resfriado. Por ser extraído com água fria em um processo lento, com a torra e moagem específicas, o Cold Brew é uma bebida leve, refrescante e aromatizada, além de 70% menos ácida que o café tradicional.

“Temos o costume de beber café quente mesmo morando em um país tropical com temperaturas que chegam a 50 graus. Segundo a ABIC (Associação Brasileira de Indústria de Café), 95% da população brasileira bebe café. Pretendemos introduzir uma nova forma de consumo dentro deste mercado enorme. Por esse e muitos outros motivos o consumo de Cold Brew, que já é sucesso lá fora, tem tudo para pegar no Brasil”, explica Gustavo Palombini, sócio da Brewz, que em 2017 criou a primeira bebida de saquê gaseificada com frutas naturais, a Gàz Sake.

Com a proposta de ser uma fonte de energia natural de baixa kcal, sem glúten e vegana, a versatilidade é um dos grandes atrativos. Uma bebida adequada para qualquer hora do dia, seja pela manhã, antes da prática de esportes, na praia ou no trabalho.

“A missão da marca é tornar o Cold Brew, antes encontrado apenas em cafeterias especializadas, mais acessível, além de descomplicar a rotina dos consumidores sendo uma bebida pronta para beber. Com a identidade jovem e descolada, a Brewz chegou para mostrar que o universo do café vai muito além da xícara.”, explica Alice Meirelles.

Mesmo sendo um projeto de produção em larga escala, a brewz não abriu mão de ser um produto natural, sem conservantes ou qualquer estabilizante (apenas café e água). Para alcançar esse objetivo, durante a pesquisa e desenvolvimento chegaram nas soluções tecnológicas da Tetra Pak.

A escolha da embalagem cartonada, além de viabilizar a validade de 1 ano sem conservantes em temperatura ambiente, reforça um dos pilares da marca: a sustentabilidade. O papel representa 70% da embalagem Tetra Pak, além de serem 100% recicláveis. Certificadas pelo selo FSC, são produzidas a partir de matérias-primas renováveis, com apoio ao manejo florestal responsável no mundo. “Analisando o ciclo das embalagens, nosso maior desafio está no descarte. Mesmo sendo 100% recicláveis as taxas de reciclagem no Brasil ainda são baixas. Pensando nisso, além de fomentar o descarte correto com comunicação e ações educativas, estamos investindo na logística reversa, ” finaliza o sócio e gestor ambiental Leonardo Aquino.

A Brewz já chega com as embalagens certificadas pelo selo eureciclo, que  garante que a marca investe no desenvolvimento da cadeia de reciclagem, através da compensação ambiental de 100% das embalagens produzidas. Projetos na área ambiental estão sendo elaborados e serão apresentados com o crescimento da Brewz.

https://brewzcafe.com/

https://www.instagram.com/brewzcafe/

Crédito: divulgação

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