Fator de muitas dúvidas, é muito comum no momento da dor haver confusão entre estar sentindo um incômodo nas costas ou no quadril. Mas como saber quando a dor vem do quadril e quando vem da região lombar? O Dr David Gusmão, médico ortopedista especialista em quadril, nos ajuda a responder essa questão.
POR: Rovella & Schultz Boutique Press
Segundo o especialista, a dor proveniente do quadril é uma dor localizada mais na região onde o tronco se une com a coxa, nessa região temos uma dobra de pele chamada de prega inguinal, que tem sua localização marcada usualmente ao vestirmos uma roupa íntima.
Apesar de serem bem diferentes, quadril e coluna são regiões próximas, por isso existem casos em que os sintomas se confundem. Isso ocorre porque muitas vezes é difícil até para o paciente identificar e apontar o local da dor. “É primordial entender que a dor na articulação do quadril muitas vezes não é sentida diretamente no local, na verdade, grande parte das doenças do quadril levam à dor que se direciona para a coxa, podendo chegar até os joelhos ou até mesmo na região inguinal e da virilha, bem no local de dobra entre a coxa e o tronco, mas essa dor pode indicar problemas mais complexos, como inflamação da articulação ou da bursa”, explica David.
Já quando a dor é de origem lombar, o ortopedista esclarece que em geral ao ir até o médico é comum o paciente demonstrar com as mãos o local da dor e colocá-las ligeiramente mais para a posterior em direção a coluna, porém com a posição das mãos próximas às costas, mostrando que a dor se inicia nesse ponto, mas que se irradia para os membros inferiores. O grande diferencial é que neste caso, de dor nas costas na região da lombar, seu início se dá mais alto e mais posterior do que quando ocorre a dor na articulação do quadril.
Além disso, as dores lombares tendem a piorar ao se passar muito tempo sentado ou no momento em que a pessoa se levanta desta posição. As sensações de queimação e ardência também estão mais associadas a problemas lombares, em especial, quando ocorrem na lateral da coxa com irradiação em direção ao joelho. Enquanto as dores do quadril tendem a piorar com movimento da coxa, como ao entrar e sair do carro, ao colocar meias ou sapatos, durante caminhadas e ao cruzar as pernas, ou seja, são sempre muito relacionadas ao movimento da coxa em relação ao tronco.
Gusmão indica um exame físico minucioso para trazer mais informações para o diagnóstico, pois é uma dor de difícil identificação na qual é até mesmo comum que o paciente mostre que ela está envolvendo a articulação do quadril com as duas mãos. “Para tratarmos corretamente o paciente o ponto mais importante é acharmos a fonte principal do problema e não apenas a consequência, pois com isso poderemos diferenciar se a dor provém de um local a distância, coluna, ou se realmente é da articulação do quadril”, comenta Dr. David.
Mais informações podem ser obtidas pelas redes sociais do Dr. David Gusmão, como o Instagram @davidgusmao e o canal do Youtube https://www.youtube.com/user/davidgusmao.