Éber Feltrim, CEO da SIS Consultoria, pontua os principais benefícios que esse tipo de tecnologia pode trazer ao setor da saúde
POR: Carolina Lara
Diversas áreas de atuação têm usado a inteligência artificial a seu favor e no setor médico isso não é diferente. O uso do recurso segue em constante crescimento, considerando a necessidade de otimização de processos, qualificação da mão de obra e melhoria do atendimento, além do reforço na relação entre médico e paciente.
Para Éber Feltrim, especialista e consultor de negócios para a área da saúde e CEO da SIS Consultoria, os benefícios que as IA’s oferecem podem aumentar a produtividade de clínicas e hospitais. “Os processos operacionais necessitam de maior produtividade para entregar melhores resultados. Por exemplo, ao invés de ligar para os 50 pacientes para confirmar cada consulta, o meu software pode disparar uma mensagem automática para cada um deles, com uma probabilidade de erros ou falhas muito menor, reduzindo a necessidade de refazer alguma tarefa”, pontua.
De acordo com o empresário, soluções nesse sentido oferecem mais precisão em diagnósticos médicos. “A inteligência artificial ajudou a reduzir o número de amostras de tecido e biópsias necessárias para confirmar tumores em 27%. Com o uso de um modelo de ultrassom com IA, a precisão média aumentou para 96%. Além de aumentar a precisão de diagnósticos, estas inovações podem reduzir erros médicos através do suporte à decisão clínica e até mesmo emitir alertas e notificações sobre tratamentos”, relata.
Feltrim afirma que essa tecnologia pode auxiliar em consultas realizadas remotamente. “Com a autorização do CFM, o médico consegue praticar a telemedicina e receitar remédios caso tenha a certificação e receita digital. Isso pode fazer com que ele atue não só em outros estados, como também em outros países que operem pela mesma regra. É importante seguir o Código de Ética da sua profissão e conhecer as permissões nesta área, e uma consultoria especializada em saúde pode ajudar nesse sentido”, revela.
Embora essas ferramentas ainda deem seus primeiros passos no Brasil, a popularização das IA’s está cada vez mais próxima. “A pandemia da COVID-19 acelerou e muito o processo e hoje reconhecemos que pode ser um caminho sem volta. Atualmente ainda vemos clínicas que não tem prontuários ou agendas informatizadas, fazendo o uso de armários gigantescos para guardar as fichas de pacientes. A tendência é que isso acabe ou reduza drasticamente”, relata o CEO.
O gestor afirma que a Estônia é um exemplo a ser seguido quando o assunto é automação de dados. “Todo o prontuário dos pacientes fica há anos guardado no sistema de nuvem mantido pelo governo local. Além disso, através de uma assinatura eletrônica, os cidadãos têm acesso aos medicamentos nas farmácias que são subsidiadas em até 50% pelo estado”, revela.
Para Feltrim, o mercado e a sociedade estão cada vez mais direcionando seu olhar para as inteligências artificiais e a suas aplicações na medicina. “A IA facilitará, em última análise, que cuidemos ainda melhor das pessoas. O futuro é revolucionário e promissor”, finaliza.
Sobre o Dr. Éber Feltrim
Especialista em gestão de negócios para a área da saúde, começou a sua carreira em Assis (SP). Após alguns anos, notou a abertura de um nicho em que as pessoas eram pouco conscientes a respeito, a consultoria de negócios e o marketing para a área da saúde. Com o interesse no assunto, abdicou do trabalho de dentista, sua formação inicial, e fundou a SIS Consultoria, especializada em desenvolvimento e gestão de clínicas.
Sobre a SIS Consultoria de Negócios
A SIS Consultoria pertence ao grupo SIS, com sede na cidade de Assis/SP. Com grande know-how e eficácia técnica na área de saúde, busca oferecer estratégias de qualidade para as empresas. Há mais de 30 anos no mercado, apresenta hoje significativa expansão e tem sua área de atuação em mais de 150 cidades do nosso país. A SIS busca, por meio de uma equipe ética e comprometida, promover o diferencial do seu negócio como ferramenta para o sucesso. Para mais informações, acesse https://www.sisconsultoria.net/ ou pelo instagram @sis.consultoria.