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Vendas

Frete no e-commerce: como equilibrar essa relação e criar melhores ofertas

3 Mins read

Por Luan Gabellini, sócio-diretor da Betalabs *  

  

No concorrido mundo do comércio eletrônico muitos lojistas resolvem apostar em uma estratégia perigosa para atrair os consumidores: o frete grátis. De fato, oferecer entrega gratuita é uma forma eficiente de converter e aumentar as vendas. O problema é que em muitos casos essa tática pode atrapalhar a rentabilidade e prejudicar toda a operação. Uma decisão dessa só pode ser tomada após muito planejamento e estudo do gestor.

 

O principal desafio é conseguir equilibrar esse desejo do público por fretes gratuitos ou com preço mais em conta e o valor que o lojista precisa cobrar para não ficar no vermelho. Então, confira cinco passos essenciais para resolver essa questão:

 

Passo 1 – Estruture uma tabela de frete  

 

Normalmente, uma loja virtual estruturada trabalha com diferentes transportadoras para realizar a entrega de seus produtos pelo país. Ou seja, se há diferentes parceiros para o mesmo serviço, há diferentes preços que serão praticados de acordo com a região e até mesmo o tipo de mercadoria. Uma transportadora pode oferecer condições mais vantajosas para entregas na Região Sul enquanto outras são melhores para o Nordeste. Para saber isso, é fundamental estruturar uma tabela de frete que mostre esses valores para que a escolha seja sempre a mais proveitosa, tanto para o consumidor quanto para o lojista.

 

Passo 2 – Estabeleça regras e políticas para frete grátis 

 

Como lembrado no início do texto, o frete grátis é um importante chamariz para atrair consumidores. De acordo com a 43ª edição da pesquisa Webshoppers, realizada pelo Ebit/Nielsen, trata-se da promoção mais buscada pelos brasileiros, citada por 78% dos entrevistados. Assim, pode ser um recurso interessante desde que bem planejado pelo lojista. O essencial é estabelecer regras claras que não comprometam a rentabilidade do negócio, como gratuidade a partir de uma determinada faixa de valor (mais rentável) ou para categorias com margem de lucro maior.

 

Passo 3 – Saiba calcular o preço do frete  

 

Aliás, o preço do frete também exige regras e políticas próprias para ser definido sem prejudicar a rentabilidade e as vendas da loja virtual. Nesse caso, é necessário ter todos os gastos envolvendo a entrega de mercadorias na ponta do lápis com a tabela citada no passo um. Depois, é possível definir o preço pelo custo real (aquilo que você realmente vai pagar para transportar o produto) ou de mercado (estimativa de acordo com o que é praticado pelos seus concorrentes). Em todo o caso, é necessário ter em mente os objetivos, as receitas e despesas envolvidas.

 

Passo 4 – Pense na logística reversa 

 

Um dos erros mais comuns de quem trabalha com e-commerce é calcular o preço do frete apenas pelo custo de entrega da mercadoria ao comprador. Isso porque, em alguns casos, há a logística reversa, modalidade em que a loja recolhe o produto do consumidor que se arrependeu da compra e traz de volta para seu estoque. Evidentemente, esse processo tem um custo que deve ser incorporado pela loja virtual. Assim, pense nessa eventual despesa para não desequilibrar o caixa da empresa.

 

Passo 5 – Automatize e busque plataformas com expertise 

 

Por fim, é fundamental contar com o apoio da tecnologia para automatizar processos e tomar melhores decisões relacionadas ao frete. Fazer todos os passos sozinho e de forma manual é um risco desnecessário e que pode trazer graves consequências. Hoje já há plataformas de e-commerce que possuem a função de gestão de frente[AS|NP1]  e são capazes de se integrar a diferentes sistemas de transportadoras. Dessa forma, é possível ganhar agilidade e, principalmente, eficiência para ter sempre o melhor preço para atrair o consumidor e garantir a rentabilidade de toda a operação.

 

* Luan Gabellini é sócio-diretor da Betalabs, empresa especializada em tecnologia para e-commerce e clubes de assinatura – e-mail: betalabs@nbpress.com

 

Sobre a Betalabs  

Criada em 2011 por Luan Gabellini e Felipe Cataldi, a Betalabs é uma empresa de tecnologia especializada na oferta de soluções para e-commerce e clubes de assinatura. Inicialmente focada no desenvolvimento de projetos sob medida em cloud computing, atualmente a empresa oferece uma única plataforma a seus clientes, mas com diversas funcionalidades e possibilidades de integração com outras tecnologias, como marketing e logística. Entre os recursos disponíveis estão plataforma de e-commerce para lojas virtuais, plataforma específica para clubes de assinatura, ERP cloud e integração com marketplaces. Mais informações, acesse: www.betalabs.com.br

  

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