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Empreender

3 iniciativas que podem melhorar a experiência do trabalho híbrido

3 Mins read

POR: Piar Comunicação

O trabalho híbrido é o novo queridinho dos trabalhadores ao redor do mundo. Embora o modelo já existisse no ambiente corporativo, ganhou notoriedade nas conversas entre gestores, principalmente após a pandemia da Covid-19, diante da adoção do home office.

Segundo um levantamento do site Vagas.com, 42% dos funcionários preferem o modelo híbrido, em comparação ao trabalho presencial (32%) ou remoto (26%). A pesquisa aponta que os principais motivos para essa preferência são: possibilidade de estreitar relacionamentos com os colegas da empresa, facilidade de adequar o trabalho com outras atividades e a redução de deslocamentos para o escritório ao longo da semana.

Com isso, a adaptação do modelo de trabalho híbrido ainda neste ano está no radar das empresas. Inclusive, de acordo com a 18ª edição do Índice de Confiança Robert Half, o híbrido será usado por 48% das empresas durante 2022. “Estar atento às tendências do ambiente corporativo representa inúmeras vantagens, sobretudo, em relação à retenção de talentos e contratação de mão de obra qualificada. Porém, nem sempre o que é bom para uma empresa, faz sentido para a outra e, com isso, as companhias precisam estar preparadas para os desafios que virão”, afirma Pamela Paz, CEO da John Richard, maior empresa de assinatura de móveis para escritórios e residências do Brasil.

Neste primeiro momento, é preciso reorganizar as rotinas e processos, preparar os espaços de trabalho e ajustar as políticas e a cultura da empresa. A executiva listou três dicas que podem melhorar a experiência do trabalho híbrido nesta fase de adaptação.

Escute seus colaboradores

Inicialmente, é importante compreender os perfis dos profissionais que atuam na empresa, observar os movimentos do mercado de trabalho e compreender as reais necessidades e desejos dos colaboradores que a companhia pretende atrair. Tudo isto deve ser feito antes da formatação das novas estratégias.

“Questione sempre os funcionários com o objetivo de mapear o que eles precisam para trabalharem melhor e mais felizes. Conhecer o ponto de vista de quem realmente faz as engrenagens rodarem é fundamental. Estas pesquisas internas influenciam diretamente na tomada de decisão de pontos estratégicos que fazem parte do processo de adaptação”, explica Pamela.

Flexibilidade é crucial

Um dos principais benefícios do trabalho híbrido é justamente oferecer mais flexibilidade para o trabalhador. Sendo assim, não se limite a ideia de que o modelo híbrido se refere apenas aos locais onde as atividades são executadas, isto é, proponha outras maneiras de flexibilizar a jornada do colaborador.

Para Pamela, estas flexibilizações podem acontecer desde a forma que as entregas são feitas, na organização dos horários de trabalho ou até mesmo na decoração do escritório. “Os espaços de descompressão, por exemplo, proporcionam bem-estar, aumentam a produtividade dos profissionais e contribuem para a saúde mental, uma vez que os funcionários podem descansar, relaxar e descontrair entre as atividades”, complementa.

Aposte na criatividade e inovação

Estar aberto a novas soluções demonstra que a empresa estará sempre apta a dar aos colaboradores o que eles precisam para desempenhar suas funções da melhor forma. O Work.in é um excelente benefício que faz sentido no modelo híbrido, afinal ele garante conforto, padronização e cumprimento das normas de ergonomia para os colaboradores que realizam parte das suas atividades no home office.

Sobre a John Richard

John Richard é a maior empresa brasileira de soluções de mobiliário como serviço corporativo e residencial. Há mais de 20 anos, a empresa oferece experiência única na assinatura de móveis, trazendo qualidade e agilidade na transformação de espaços, seja para necessidades temporárias ou soluções de mobiliário de longo prazo. Possui armazéns distribuídos em sete Estados, com foco na alta qualidade dos serviços, flexibilidade, mobilidade e agilidade do atendimento. É parceira global da CORT, uma empresa Berkshire Hathaway.

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