Com a expansão do varejo, a plataforma que facilita a gestão do pequeno varejista faz a integração no processo de compra e logística em todo o território nacional
POR: NB Press Comunicação
O varejo é um setor que sempre esteve aquecido e para 2022 a expectativa é que o volume de vendas cresça 3,8%, segundo o relatório elaborado pela EMIS, plataforma digital pertencente ao Grupo ISI Emerging Markets.
Nesse cenário, a Self Supply é uma ferramenta de digitalização de vendas para indústrias, distribuidoras e atacadistas que atende tanto ao mercado B2B como ao B2C, colocando a indústria em contato com o pequeno e médio varejo, integrando os distribuidores. A ferramenta foi impulsionada pela Leonora Ventures, uma corporate venture builder cujo objetivo é fomentar ideias inovadoras no varejo, bem como promover a aproximação entre organizações já consolidadas e startups. “Conseguimos colocar a Self Supply em contato com pessoas e indústrias de forma mais fácil e ágil e assim temos colaborado no marketing da startup, que está se tornando uma forma de investimento de médio prazo”, pontua Ana Paula Debiazi, CEO da Leonora Ventures.
Devido à integração da Self Supply, o pequeno e médio varejo fecha a compra, e o distribuidor recebe o pedido, o faturamento e a entrega. Com a análise de inteligência, os varejistas entendem suas demandas, melhorando suas vendas e, consequentemente, sua rentabilidade. “Uma das vantagens da ferramenta é que o distribuidor não precisa disponibilizar e alocar vendedores fisicamente para estar presente”, comenta Gustavo Erzinger, CEO da Self Supply.
A compra é feita online, com o comprador tendo acesso às informações dos últimos pedidos, de forma mais assertiva quanto aos produtos e às demandas. A plataforma disponibiliza informações dos carrinhos não finalizados e abandonados, assim é possível abordar o cliente que abandonou o carrinho ou não finalizou a compra, recuperando a venda.
O e-commerce é as a service, com toda a estrutura integrada e disponível em todas as plataformas, sendo elas desktop, mobile e aplicativos para Android e iOS, sem contar que o cliente consegue acompanhar todo o pedido por meio de um painel de controle. Com três planos e mensalidades, o Self Supply atende a todo o mercado nacional.
Entre seus clientes de distribuidores estão o Grupo Triunfante e a CBN Distribuição e Logística, a Coca-Cola FEMSA e a Bombril em indústrias, o MeuCompras como marketplace de varejo e a rede de franquias 10 Pastéis.
O reconhecimento dessa solução tecnológica veio quando a Self Supply se tornou finalista e conquistou o segundo lugar no Desafix, primeiro desafio internacional de inovação destinado a profissionais ou startups que desejam conhecer mais sobre desenvolvimento de projetos de alto valor, promovido pela Ciser, maior fabricante de fixadores da América Latina e a 7ª companhia mais inovadora do setor de mineração, metalurgia e siderurgia.
O Desafix foi promovido pelo Hub #Colmeia, centro de inovação do Grupo H. Carlos Schneider que tem como objetivo desenvolver projetos inovadores e de alto valor agregado, alinhados à estratégia de pesquisa e desenvolvimento, inovação aberta e venture builder da companhia – propósitos muito alinhados com os da Lenora Ventures.
Buscando criar conexões entre ideias e projetos de alto valor agregado, Aluísio Goulart Lopes, head de inovação e transformação digital na Ciser comenta: “começamos a construir uma sólida jornada de inovação, com um modelo pioneiro com foco em alavancar novos negócios, criando conexões internas e externas, com startups e pesquisadores, proporcionando uma aceleração da solução com a startup vencedora, a fim de colocar a empresa em um patamar de inovação reconhecido globalmente”
“Os marketplaces são uma democratização para a pesquisa de compras online. A Self Supply edifica essas lojas. Nos últimos dois anos, quem não tinha e-commerce teve que montar um para se manter e marcar presença, e assim nos tornamos uma solução necessária no mercado e contamos muito com a Leonora Ventures para seguirmos em expansão”, comemora Gustavo Erzinger, CEO da Self Supply.
Sobre a Leonora Ventures
A Leonora Ventures é uma Corporate Venture Builder catarinense que tem a missão de impulsionar o crescimento de startups que atuam com tecnologias inovadoras no setor de varejo, logística e educação. Nascida das iniciativas do Grupo Leonora, empresa que está presente há 37 anos no mercado, sendo a segunda maior distribuidora de produtos de papelaria do Brasil e presente em mais de 11 mil estabelecimentos, e do Grupo FCJ, maior Venture Builder da AL, a Leonora Ventures é mão na massa e eleva o potencial escalável das startups em que atua.