Administração está entre as 10 profissões de melhor empregabilidade
POR: Queissada Comunicação
Escolher uma carreira não é fácil para muitos jovens que acabaram de concluir o ensino médio, e esse momento chega a ser um dos mais desafiadores para o início da fase profissional. Segundo uma pesquisa realizada com mais de 10 mil alunos vestibulandos pela Universidade Positivo, pelo menos 30% dos jovens que estão aptos a prestarem vestibular ainda não escolheram qual profissão exercer no futuro.
O melhor caminho para ter um futuro brilhante é não ficar parado e ir atrás dos objetivos. “Estar indeciso sobre uma área de atuação não é um problema, mas sim se não estiver se capacitando de acordo com as exigências do mercado. Por isso, o ideal é que o jovem que acabou de se formar no ensino médio, procure se especializar em um curso profissionalizante, para ter uma prévia do que poderá atuar no futuro, podendo tornar-se a carreira que lhe dará sucesso”, explicou Rogério Silva, CEO do Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos).
Algumas das áreas que estão em grande evidência são: Administração, TI e Games. A Administração é um dos cursos mais procurados por pessoas que possuem ou querem ter perfil de liderança, gestão e que adoram um planejamento financeiro e de trabalho, com pretensão também de abrir um negócio próprio. De acordo com o grupo H&R Block (empresa americana de preparação de impostos), Administração está entre as 10 profissões de melhor empregabilidade.
Outra área bastante em evidência, é a área de TI (Tecnologia da Informação). Profissões voltadas à tecnologia teve um crescimento e alterou as especializações exigidas. De acordo com a pesquisa da FEEx (Fia Employee Experience de 2022), colaboradores da área de TI recebem 84% mais convites para participar de processos seletivos. O mundo do TI é indicado para pessoas que se identificam com programações, números e códigos, pois o trabalho compreende uma série de soluções e atividades, que envolvem banco de dados, hardwares, softwares e redes, ajudando empresas a trabalhar com os seus dados e a otimizarem os processos.
E a área que não poderia ficar de fora e que está a todo vapor, é a de Games. Esta é para a pessoa que possui um perfil criativo, curioso e gosta de tecnologia. A área de Games envolve um mix de funções, desde o desenvolvedor até a experimentação do jogo. É um dos setores que não se perde dinheiro, mas pelo contrário, movimenta a economia mundial. De acordo com informações da Hitmarker Brasil (casa dos empregos em games e esports) sobre o mercado internacional, os empregos na indústria de jogos aumentaram 5% em relação ao ano anterior, com 41.315 oportunidades hospedadas na plataforma em 2021. Sendo que 10% de todas as vagas agora são remotas.
E, apesar das profissões acima serem destaques no mundo dos negócios, o ideal é seguir uma área que lhe proporcione satisfação e ao mesmo tempo segurança financeira. Ser apaixonado pela profissão é ideal para o sucesso. E se ainda não sabe qual profissão tem a ver com você
Rogério Silva, CEO do Cebrac, cita 5 dicas:
1- Realize um teste vocacional;
2 – Saiba como está o mercado de trabalho para a carreira pretendida;
3 – Converse com um especialista da área;
4 – Saiba os pontos positivos e negativos sobre a atuação e veja se diariamente seguiria essa rotina;
5 – Mantenha o foco para ir atrás de seu objetivo, e seja feliz pelo o que faz.
Acredita que as áreas que estão em destaques se enquadram muito no seu jeito de ser e nos seus gostos?! O Cebrac possui os cursos de Assistente Administrativo Completo, Informática, Criação de Games, entre outros.
CEBRAC
No CEBRAC você vai além do conhecimento técnico e específico. A metodologia contempla a formação empreendedora dos alunos, prevê a interdisciplinaridade nas aulas e vê no aluno a capacidade de conhecer e transformar sua realidade e sua carreira profissional. O CEBRAC possui 27 anos de atuação no segmento educacional, e desde sua fundação, a rede de ensino tem sido responsável por formar profissionais para enfrentar os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. A rede soma mais de 85 escolas, nas 5 regiões do país.
(Imagem: Unsplash)