*Por Hamilton Ribas, CEO da Limite na Hora
O monopólio das grandes instituições financeiras está sendo quebrado pelas fintechs. Para os que não são familiarizados com o termo, vou explicar: trata-se de startups da área financeira que usam a tecnologia para oferecer serviços especializados, com benefícios tanto para os usuários quanto para o sistema financeiro, quebrando a hegemonia dos métodos tradicionais, como os bancos.
Um levantamento da Distrito mapeou que entre 2016 e 2022 surgiram mais de 500 startups relacionadas ao setor financeiro, e hoje elas somam mais de 1.200, sendo mais de 70% no Sudeste do país. O estudo ainda mostra que a maioria (17,5%) está voltada a crédito, depois meio de pagamentos (14,4%) e backoffice (14,2%).
Uma modalidade que vem crescendo é o empréstimo via limite do cartão de crédito. Destaco como principal oportunidade para quem precisa de dinheiro de forma segura, rápida e sem burocracias. Basta você ter um cartão de crédito em seu nome e verificar o limite disponível para solicitar o valor. Em certos casos, o dinheiro cai na conta em até meia hora.
A vantagem disso perante as demais ofertas é justamente a facilidade. Em bancos, por exemplo, há uma série de trâmites burocráticos e sujeitos a uma aprovação que pode levar mais de uma semana.
Muitas vezes, os clientes não conhecem essas fintechs e ficam com medo de caírem em golpes. É sempre bom buscar indicação de amigos e familiares que já tiveram uma boa experiência com esses locais, verificar o CNPJ da prestadora e olhar a avaliação em sites como Google e ReclameAqui, para adquirir confiança e solicitar o crédito.
Prevejo que as fintechs ainda têm uma longa jornada para cativar os consumidores e conquistar sua confiança, mas ao perceber que elas são seguras e de fácil liberação, fugindo da burocracia dos bancos, irão conquistar uma parcela fiel de clientes.
Sobre a Limite na Hora
A Limite na Hora é uma empresa de empréstimos pessoais fundada em maio de 2021. O objetivo é facilitar a obtenção de crédito, com rapidez, agilidade e sem burocracia. O empréstimo é feito pelo limite do cartão de crédito, com taxas bem menores que as convencionais, e o atendimento é 100% digital e humanizado. Sem ter completado um ano ainda, a empresa vem crescendo de forma positiva mês a mês. Saiba mais em www.limitenahora.com.br.