Transação foi concluída nesta quinta (1) e incorpora ao grupo a Escola Nova; mercado de educação básica no Brasil movimenta R$ 80 bilhões/ano
POR: Fabio Boucas
A SIS (Swiss International School) fechou nesta quinta, dia 1, a compra da Escola Nova, tradicional centro educacional da Gávea, na Zona Sul do Rio. Instalada em um campus moderno e bem aproveitado, a unidade conta com 950 alunos e mais de 40 anos de tradição. Os valores da transação não foram revelados.
Com a aquisição, o Grupo SIS passa a contar com 17 escolas espalhadas por três países: sete na Suíça, sete na Alemanha e três no Brasil, sendo uma em Brasília, na Asa Sul, e duas no Rio de Janeiro (uma na Barra da Tijuca e a Escola Nova, na Gávea). No total são 4,8 mil alunos entre 3 e 17 anos e mais de 90 nacionalidades representadas.
“Esse novo investimento no Brasil sinaliza a nossa identificação com o país e o grande potencial que vemos nesse mercado. É um movimento que torna o grupo ainda mais sólido ao ampliar a nossa base de alunos e expandir a nossa marca”, afirma a CEO da SIS no Brasil, Carolina Acciaris Vieira.
A aquisição demonstra o crescente interesse de grupos internacionais na educação básica privada no Brasil. O mais recente negócio foi a compra de parte das escolas do grupo Eleva, do fundo Gera Capital, pelo Inspired Education, sediado em Londres, na Inglaterra, e com centros educacionais distribuídos por 20 países.
A educação básica no Brasil, segundo reportagem publicada no jornal O Globo em abril de 2021, conta com receita 60% superior às das universidades e atende cerca de 8,8 milhões de alunos, um mercado que movimenta cerca de R$ 80 bilhões no Brasil.
Transição – A transição da Escola Nova para o modelo pedagógico da Swiss International School será gradativa e respeitará a cultura do tradicional centro educacional e as necessidades de seus alunos. O nome “Escola Nova” permanece, mas ganha um aposto: “by Swiss International School”.
Em comum, as escolas do Grupo SIS e a Escola Nova são autorizadas como International Baccalaureate World School, o que garante aos seus estudantes o IB Diploma, certificado reconhecido internacionalmente e que pode ser utilizado para ingresso em universidades renomadas, como Harvard e Cambridge, por exemplo.
“Essa e outras sinergias serão reforçadas e potencializadas nos próximos anos, colaborando para a integração da Escola Nova ao nosso grupo internacional e fortalecendo a SIS Brasil”, diz trecho do comunicado enviado pela SIS na tarde desta quinta-feira (1) para pais de alunos e colaboradores informando sobre a aquisição.
No mundo – A SIS Swiss International School pertence ao Kalaidos, grupo educacional suíço, que faz parte do grupo alemão Klett, um dos maiores grupos educacionais da Europa. São mais de 120 anos de existência. Dentre as empresas que fazem parte do grupo estão editoras, creches, faculdades e escolas.
A SIS Swiss International School está no Brasil há 11 anos, quando abriu sua primeira escola em Brasília. Há oito anos, o grupo experimentou outro processo de expansão, quando assumiu a operação da Escola Suíço-Brasileira Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca.
Sobre a SIS – A SIS Swiss International School integra um grupo com 120 anos de tradição, que administra 17 escolas distribuídas entre Suíça, Alemanha e Brasil. Sua vocação é preparar alunos para se tornarem cidadãos globais, a partir do ensino bilingue que contempla o idioma local e a escolha pelo inglês, alemão ou francês. As unidades da SIS são certificadas pelo International Baccalaureate, o que permite aos seus alunos concorrerem a vagas em universidades renomadas fora do Brasil.