POR: Cléo Santos – Grupo de Buffet 3 Amores
Se tem uma pessoa que entende de desafios é klau Nascimento, cidadã brasileira, mãe empreendedora com uma história de vida incrível e um forte desejo de ser referência no segmento de eventos para casamento, ela teve que se reinventar ao longo de sua atividade com muitos altos e baixos `segundo ela`, mais baixo do que altos…seguiu firme no propósito mesmo por quê? tinha 02 filhas menores que dependia exclusivamente do que klau Nascimento produzia na época, as dívidas foram se acumulando, fui a lona 02 vezes…. fui morar de favor, fui muito humilhada, desacreditada, chegamos a dividir com minha família um quarto com alguns ratos, realizei muitos eventos para divulgar meus serviços e minha arte em receber. Superamos! quando acreditei que tudo havia passado chegou à pandemia, fechou tudo e agora! Como ninguém vive sozinho, e sonhar junto é muito melhor que sonhar sozinho. pois bem nos reinventamos e fomos a luta, contatamos os clientes por celular ou redes sociais e apresentamos nossos produtos e serviços e preparamos as degustações e enviamos até a residência dos clientes e deixávamos na portaria, a virada de chave veio na pandemia, fechamos muitos contratos para realizarem as cerimônias pôs pandemia assim foi, reformei minhas instalações me reestruturei quitar dívidas me preparei para realizar sonhos dos meus clientes.
Para o Grupo de Buffet 3 Amores a pandemia nos fez inovar para encantar Klau
Nascimento diz: Eu não tenho o direito de decepcionar meus clientes. Empreender em nosso país é muito duro, somos mais de 30 milhões de mulheres empreendedoras até o momento.
Esse total corresponde a quase metade do mercado empreendedor (48,7%), e cresceu 40% só em 2020.Os dados são positivos a partir de um ponto de vista mais geral, afinal apontam para um essencial avanço da mulher como protagonista de suas histórias e de seus próprios negócios. Porém, é muito importante olhar mais atentamente ao que está por trás disso, justamente para construirmos um futuro melhor para a força feminina empreendedora no Brasil.
O aumento expressivo do número de empreendedoras desde o início da pandemia se deu, principalmente, por necessidade. Recebendo salários menores ou mesmo perdendo seus postos por conta da crise, muitas mulheres acharam no empreendedorismo a possibilidade de obter renda e garantir o sustento da casa e da família.
Klau Nascimento empreendedora do grupo de Buffet 3 Amores comenta “Vale ressaltar que as empreendedoras, em sua maioria, são mulheres comuns, que lutam e batalham todos os dias pelo nosso País” e garante: “Elas também lutam pelos seus sonhos e pela possibilidade de transformá-los em potentes realidades, mesmo tendo que lidar com inúmeras dificuldades.”
A pandemia nos trouxe rápidas e profundas mudanças para realização de nossos desejos.
Adaptação: Às mulheres empreendedoras demonstraram capacidade de se adaptar mais rapidamente diante das medidas de isolamento social: passaram a utilizar mais as vendas online e ofertaram mais produtos e serviços que os empreendedores.
Inovação: As empreendedoras demonstraram mais agilidade na adoção de estratégias de inovação nos negócios durante a pandemia. 11% das empreendedoras afirmaram ter inovado em seus negócios durante a crise, enquanto 7% dos homens declararam ter feito alguma mudança voltada à inovação.
Conectividade: levantou-se outro diferencial 71% das mulheres usaram e ainda usam redes sociais, aplicativos e a internet para comercializar seus produtos e serviços, enquanto 63% dos homens usaram e usam essas ferramentas.
Resiliência: As empreendedoras são mais resilientes e têm visão mais humanizada do negócio.
Criatividade: Durante a pandemia, elas optaram pela mudança de estratégias ao invés de cortar custos. Dessa forma, os empreendimentos se mantiveram abertos
Negócio ou empreendimento feminino, seja qual for seu tamanho, resiste às crises e se mantém em pé, com boas perspectivas para o futuro, isso é algo a ser comemorado .