Referência na otimização de operações com documentos, a empresa traz Santiago Ayerza, ex-Thomson Reuters e Alberto Sasaki, ex-iFood, para complementar time
POR: crtive
Fundada em 2016, a legaltech Docket é a principal plataforma de infraestrutura e tecnologia para otimização de operações que dependem de documentos. A startup, que vem crescendo cerca de 150% ao ano, acaba de anunciar duas contratações importantes: Santiago Ayerza assume como novo Chief Operating Officer (COO) e Alberto Sasaki, como Vice-Presidente (VP) de Produto.
Ex-presidente da Thomson Reuters no Brasil, com 20 anos na gigante global, o executivo Santiago Ayerza se sentiu atraído pelo mercado de startups e quis fazer parte deste universo. “O Brasil é um país fantástico e com potencial enorme. Por vezes foi atingido pela burocracia e dificuldades operacionais que impactam na perda de competitividade e a tecnologia tem sido a grande motivadora para resolver essas dores. No momento que conheci os founders da Docket tivemos muita empatia de valores e vi que era hora de ajudar nessa transformação”, conta.
Na Thomson Reuters, Ayerza liderou a expansão geográfica e a scale-up no Brasil, combinando 9 aquisições em quatro anos, com crescimento orgânico acelerado e uma forte transformação cultural. Na Docket, chega com o desafio de acelerar a companhia para se expandir de forma sustentável. “Vou mergulhar na pauta de growth ganhando em capilaridade, gerando mais cases de sucesso e aumentando nosso NPS e impacto”, relata o novo COO.
Focada em melhorar a eficiência operacional de grandes empresas, a Docket leva ao mercado seus três produtos: Shopping de Documentos, L&A e R.E.A. Além disso, atua com empresas presentes em mais de 20 segmentos como construção, finanças, varejo, energia, telecom e agro tendo em seu portfólio nomes como Bunge, Accenture, Gafisa, Eurofarma, Cyrela e Gerdau.
Para o mercado de imóveis, por exemplo, a startup consegue reduzir em até 40% o tempo de análise de matrículas. “A Docket está em um bom momento e o modelo de negócio está comprovado. Meu papel é colocar a empresa e o time em outro patamar, otimizando ainda mais a organização, disciplina e retendo talentos. Em paralelo, manter a cultura da empresa que é baseada em confiança e empatia entre as pessoas”, afirma Alberto Sasaki, novo VP de Produto.
Sasaki, por sua vez, já atuou com gestão de riscos no ItaúBBA e empreendeu fundando uma marca de alimentação saudável investida pela XP e Movile. Também teve uma passagem de sucesso pelo iFood na qual esteve na liderança de produtos em plena pandemia. Durante sua gestão, a marca cresceu sustentavelmente 10 vezes o volume de pedidos entregues por parceiros do Ifood.”Tínhamos um papel social muito delicado para além do lucro. Foi um grande aprendizado”, conta. Para a Docket, o VP irá mirar também em novos produtos. “A tecnologia e os dados são pontos fundamentais para nós e queremos aumentar 50% do time até o final do ano”, diz.
“Estamos sempre em busca de talentos para compor nosso time. Toda a experiência e visão de Ayerza e Sasaki vão enriquecer nossas estratégias”, finaliza Pedro Roso, co-fundador e CEO da startup.
Sobre a Docket
A Docket é a principal plataforma que oferece infraestrutura e tecnologia para otimizar operações que dependem de documentos, de ponta a ponta em todo o Brasil, através de seus principais produtos; sendo eles: o Shopping de Documentos, L&A e REA.
Atualmente, a Legaltech possui atuação nos principais setores do país, como o Agronegócio, Real Estate, Serviços Financeiros, Construção, Infraestrutura e Energia, atuando em diversas operações como as de financiamento imobiliário, crédito agrícola, crédito com garantia imobiliária, seguros e desenvolvimento imobiliário, dentre outras. Em outubro de 2021, os líderes da empresa foram selecionados como empreendedores Endeavor, reconhecimento para líderes que estão à frente de scale-ups de alto crescimento, que foram aceleradas pelo programa Scale-Up Endeavor e que continuarão a receber apoio da organização para escalarem. A startup é investida pela Kaszek Ventures, Valor Capital Group, ONEVC, Canary, Wayra e Gerdau Ventures e conquistou o 4º Lugar no Linkedin top Startups e foi selecionada para o Ranking 100 Startups to Watch. Para saber mais, acesse: https://abrir.link/avsrX