POR: Betania Lins – Press Managermail
Guilherme de Almeida Prado, fundador da Konkero, maior portal de finanças pessoais do Brasil, aponta que a competitividade dos principais players do mercado de meios de pagamento no Brasil – Rede, GetNet e Cielo – terá um grande impacto na economia. Com a redução de prazo de pagamento ao lojista e da taxa de juro cobrada, o varejista passa a ter mais capital de giro; o valor antes pago para antecipar pagamentos, por exemplo, pode virar recursos para investir no negócio. Em 2018 foram movimentados R$ 965 bilhões com cartões de crédito (https://www.abecs.org.br/indicadores-graficos).
São Paulo, 20 de maio de 2019 –A isenção das taxas para antecipar o pagamento das vendas por cartões de crédito é o novo frontda “guerra das maquininhas” e tem movimentado os principais playersdo mercado nacional de meios de pagamento. As maiores empresas do setor – Rede, GetNet e Cielo – anunciaram a redução do prazo de pagamento ao lojista (antecipação de recebíveis) e da taxa de juro cobrada. A medida é uma tendência global, de acordo com Guilherme de Almeida Prado, mestre em Administração de Empresas pela FGV. No mundo, o prazo de pagamento aos lojistas é de dois dias, o chamado D+2; a operação de pagamento após um mês é uma “jabuticaba”, ou seja, só ocorre no Brasil.
Na visão de Almeida Prado, a “guerra das maquininhas” vai ter impacto positivo enorme na economia – sobretudo pelo tamanho do mercado nacional de meios eletrônicos de pagamento. De acordo com a Associação das Empresas Brasileiras de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs) as vendas com cartão de crédito somaram R$ 965 bilhões. “Para se ter uma ideia, apenas a Cielo movimentou R$ 364 bilhões em transações com cartões de crédito em 2018, de acordo com dados da própria empresa. Desses, a Cielo antecipou R$ 59 bilhões, gerando uma receita para empresa de R$ 1,5 bilhão. O que estamos falando é que parte desses R$ 60 bilhões que a companhia antecipou em 2018, vai virar capital de giro para as empresas esse ano. E boa parte dessa receita de R$ 1,5 bilhão (Cielo) será transferida para os varejistas e empresas que vendem com cartão”, analisa Almeida Prado.
“O cenário é muito favorável, sobretudo para um comerciante que recebia em 30 dias e passa a contar com a opção de receber à vista sem arcar com os custos com a antecipação. Esse valor, antes gasto para antecipar, pode ser investido no negócio. Para quem não antecipava, o negócio passou a ter capital de giro liberado na hora”, avalia. De acordo com o especialista, no exemplo de um restaurante por quilo, que fatura R$ 100 mil, se 30% das vendas são feitas a crédito, esse empreendedor recebia R$ 30 mil somente em 30 dias. Agora, passa a ter essa soma à vista. Se esse mesmo restaurante antecipava esses R$ 30 mil a 5% ao mês, ele vai deixar de gastar aproximadamente R$ 1.500,00 com a antecipação. É um dinheiro a mais que vai “surgir” todo mês para o empreendedor investir no seu negócio.
Segundo o especialista, essa “guerra das maquininhas” é resultado do amadurecimento do setor financeiro nacional; das novas regulações do Banco Central; e do impacto que a tecnologia causou à essa indústria. “A competição está gerando prazos mais curtos para recebimento, taxas de juro do rotativo mais baixas e intercâmbio mais baixo. De um mercado com poucos atores – bancos, majoritariamente –, passamos a ter diversos novos players”, finaliza.
Sobre o portal Konkero
Fundado por Guilherme de Almeida Prado em 2012, o portal Konkero (www.konkero.com.br) é referência em comparação de produtos financeiros e finanças pessoais com mais de 1,5 milhão de visitas por mês. A plataforma é totalmente gratuita e reúne, de maneira descomplicada, mais de duas mil páginas de conteúdo e dezenas de vídeos com dicas de finanças pessoais e explicações sobre produtos financeiros. No site, os internautas têm acesso a comparativos de centenas de serviços financeiros, realizados por uma equipe de curadoria que procura formas de comparar de maneira fácil e intuitiva produtos e serviços financeiros dos maiores bancos, seguradoras, financeiras e administradoras de consórcio do país. Sempre com o objetivo de ajudar o consumidor a fazer a melhor comparação antes de tomar a decisão de compra.
A Konkero é um negócio de impacto social e foi selecionada para o relatório PNUD-ONU de negócios inclusivos, além de ter sido acelerada pela Artemisia. Em seis anos de atuação, a Konkero já auxiliou mais de 51 milhões de pessoas, tendo ajudado 4,6 milhões a negociar dívidas; 2 milhões a entender melhor o uso do cartão de crédito; 2,2 milhões aprenderam a preencher cheque; e mais de 600 mil a compararem taxas de financiamento de carro. www.konkero.com.br