[radio_player id="1"]
Saúde

Onde você coloca a sua felicidade?

3 Mins read

Por Branca Barão

Você já se perguntou qual o objetivo central da sua vida? Quando tiramos o dinheiro, os resultados e o reconhecimento externo dessa posição, damos um passo bem importante: a meta principal se torna a própria vida. Compreender isso é dar permissão a si mesmo para viver plenamente, com felicidade, realização, sucesso, liberdade e tudo o mais que você descobrir que lhe traz valor real.

Claro que é uma busca individual e, portanto, devem-se considerar os significados que cada um traz de felicidade, realização e sucesso. Mas isso só é possível quando abrimos mão das definições impostas pela nossa cultura e pelos padrões sociais. Passamos uma boa parte da vida tentando nos encaixar nesses significados prontos, embalados e processados do mundo. Isso aumenta o desafio que é tornar claro o sentido de tudo isso para nós e, assim, vivermos de maneira autêntica. Acredito, inclusive, que uma criança tem muito mais clareza sobre o que significa ser “ela mesma”, enquanto muitos de nós não fazem a menor ideia.

Vejo que muita gente foi enterrando a própria essência em cobranças sociais, imposições culturais e no desejo de ser aceito. O medo da crítica e da rejeição puxa o freio de mão da espontaneidade. Assim, nos tornamos, muitas vezes, adultos bem-educados e hipócritas. Ser feliz significa descobrir o significado autêntico de felicidade e ter coragem de viver nessa direção, com propósito, tomando consciência de quem você é e o que quer.

O autoconhecimento, a busca da autonomia, a priorização do eu, a sensação de plenitude, da autenticidade e da valorização da liberdade individual, da auto permissão para mudar de direção e o direito de não nos encaixarmos nos padrões sociais completam esse cenário. Isso porque a busca por um propósito se torna uma jornada de autoconhecimento e uma grande aventura de autodescoberta.

A felicidade não pode ser um prêmio dado somente para quem alcançar determinados resultados, como se sucesso fosse o único objetivo da vida, e a felicidade, a grande recompensa! Essa visão pode fazer com que passemos todo nosso tempo nos cobrando enquanto esperamos chegar, finalmente, o momento de desfrutar, sendo que não sabemos quando e se, algum dia, essa hora chegará.

Como seres ambiciosos que somos, sempre estamos mirando em um ponto no futuro para alcançar algum objetivo. E isso é bom. O que não é bom é não nos darmos o direito de sermos felizes enquanto isso, o que faz com que a gente empurre a felicidade lá para o futuro. O problema é que, quando isso acontece, ela nunca mais estará no mesmo lugar que nós.

Quando ousamos colocar a felicidade no mesmo momento e lugar em que estamos, aqui e agora, no trabalho que realizamos e nos resultados que alcançamos, o mundo se torna um grande playground de experiências. Fazer isso enquanto construímos felicidade é a nossa maior responsabilidade como seres humanos.

Sobre Branca Barão

Master Trainer em Programação Neurolinguística Sistêmica e especialista em comportamento humano, Branca Barão ministra cursos e palestras com uma metodologia própria, unindo emoção e interatividade para estimular as capacidades de inovação, comunicação e criatividade. A profissional conta com 20 anos de experiência, mais de 10 mil horas de palco e 200 mil pessoas impactadas ao longo de sua carreira. Branca possui vasto conhecimento na metodologia Disney de gestão da experiência dos clientes, além de ser membro da Mensa Brasil, sociedade internacional formada por pessoas de alto QI. Autora do Livro “8 ou 80 – Seu melhor amigo e seu pior inimigo moram aí, dentro de você!”, com mais de 10 mil cópias vendidas, onde Branca transforma suas vivências em contos e parábolas para auxiliar o leitor a reconhecer todas as facetas que o constituem e a transitar facilmente entre elas. Além disso, é autora da obra “A mulher que vivia de Propósito”, apresentando uma jornada rumo ao autoconhecimento que levará o leitor a descobrir, finalmente, o seu propósito de vida. Para saber mais informações, acesse https://www.brancabarao.com.br/site/ ou pelas redes @brancabarao/

Related posts
Saúde

Novembro Azul: Saiba os direitos do trabalhador diagnosticado com câncer de próstata

3 Mins read
A advogada Suéllen Paulino lista também a possibilidade de aposentadoria por invalidez Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer…
Saúde

Médica Cirurgiã Carol Berger é destaque na capa da Revista Saúde em outubro

2 Mins read
Com pós-graduações em áreas como a Dermatologia e hoje uma referência em beleza e gerenciamento do envelhecimento, médica de Florianópolis está na…
DestaquesSaúde

Cirurgião plástico alerta sobre os perigos da busca pelo “corpo perfeito”

3 Mins read
Em um mundo cada vez mais focado na imagem, a busca pelo corpo ideal se torna uma constante para muitas pessoas. E…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.