Por Viviane de Almeida
Foto: Rodrigo Azevedo
Saber como aplicar inovação na área corporativa é hoje um dos principais desafios nos negócios. Muitas lideranças optam por entrar nesse universo, mas muitas vezes encontram apenas conceitos, modismos, metodologias, frameworks e muito romantismo que, na prática, não se confirmam e acabam não levando a nada.
Os caminhos e as dicas para dar esse importante passo agora estão reunidos no livro Inovação na Prática Não Funciona, de Lino Nader e Rodrigo Azevedo, ambos com vasta experiência de mercado e sócios-diretores da Khanum Consultoria em Inovação.
Os autores revelam que o título da obra é pura provocação, uma vez que por todos os lados se pode encontrar informações e guias sobre inovação, mas muito pouco para se aplicar na prática. “Muitas empresas têm iniciado processos de inovação com objetivos intangíveis ou pouco relevantes, atuando muitas vezes de formas ambíguas ou desestruturadas.”
Partindo desta ótica, o livro apresenta o passo a passo para entender todos os aspectos da implementação e manutenção de uma cultura de inovação contínua e sustentável. “O objetivo do livro é promover e disseminar o conhecimento de como se dá, na realidade, o processo de inovação corporativa, desde sua concepção teórica até sua implementação e operação prática, sempre com foco nas pessoas”, destaca Azevedo.
Com base em casos reais e nas melhores práticas de organizações de sucesso, o livro revela como superar os desafios de uma jornada de transformação e o papel das lideranças neste processo, que deve ser desenvolvido de forma gradual, com foco nas pessoas e respeitando suas diferenças. “Promover a cultura de inovação em uma corporação, entre outros aspectos, parte da liberdade de pensamento, bem como da viabilização de dar ‘voz’ a todos. Este é o cerne da questão”, observa Azevedo.
Para empresas que querem implantar uma área de inovação, mas não sabem por onde começar ou têm medo, ele afirma que esse é um processo complexo, árduo, porém, necessário e com ótimos resultados. “Do ponto de vista biológico, não estamos preparados para isso; lutamos o tempo todo contra mudanças e novidades, não queremos o diferente, temos preguiça e medo. O simples conhecimento desses mecanismos e suas formas de atuação já viabilizam e facilitam a realização de grandes feitos no âmbito da inovação corporativa. Essa é a principal mensagem que o livro procura passar, de forma leve e direta.”
Azevedo ressalta ainda que este entendimento, somado a técnicas, práticas e governança, transforma a área de inovação em um motor impulsionador de resultados, sejam eles por meio de otimização de processos ou novos negócios.
Inovação na Prática Não Funciona reúne ainda exemplos e ilustrações para ajudar na assimilação das ideias que, por vezes, podem parecer bastante complexas. Um verdadeiro guia para desenvolver formas inéditas de operar, colaborar, tomar decisões e liderar equipes engajadas e produtivas.
Serviço:
Os interessados poderão adquirir o livro pelo link: