POR: Maya PR
O uso de cartões corporativos se tornou a solução mais usada pelas grandes empresas quando o assunto são gastos externos, como nas viagens a trabalho. Ultimamente, porém, essa escolha tem se mostrado problemática. Segundo o “Ranking de Reclamações” ao Sistema Financeiro Nacional (SFN), elaborado pelo Banco Central, a reivindicação mais frequente, no terceiro trimestre de 2022, diz respeito às “irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito”. Também aparecem entre as principais reclamações a “oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada”. Enquanto o colaborador não se sente seguro, a empresa gasta além do imaginado, devido principalmente, à alta rotatividade na equipe vista no setor empresarial e a consequente emissão de novos cartões de crédito.
Até então, a alternativa ao uso dos cartões corporativos era a prática do adiantamento e reembolso. Apesar de ser uma opção segura em relação aos agentes externos, ela ainda é tão complicada quanto o uso de cartões em termos de produtividade. Essa realidade começa a ser transformada a partir de inovações tecnológicas como o VOLL Pay. Lançada na segunda quinzena de outubro, a solução pode mudar essa realidade graças à VOLL, que nasceu como uma traveltech e está expandindo sua área de atuação.
“O VOLL Pay é uma solução de pagamentos digitas pré-conciliados que entrega uma gestão completa de despesas corporativas e, não apenas para mobilidade e viagens a negócio, mas para qualquer gasto que o colaborador tenha fora da empresa para fins de trabalho, como refeições ou uma compra em papelaria, por exemplo”, explica Eduardo Vasconcellos, diretor financeiro e cofundador da VOLL, agência de viagens corporativas especializada na gestão de viagens, mobilidade e despesas.
As grandes corporações vêm adotando a solução porque, a partir de valores pré-definidos pela empresa contratante, a plataforma cuida, sozinha, do pagamento e gerenciamento de despesas do funcionário, deixando a equipe administrativa-financeira livre para cuidar de outros assuntos. “Estamos falando de uma enorme redução na emissão de cartões corporativos em curto prazo. Se a empresa tem 96 mil funcionários, como é o caso de um dos clientes da VOLL, essa conta pode chegar mais alta do que o esperado. Com essa quebra, é gerada economia e eficiência, pois as faturas dos colaboradores não precisam mais ser conferidas uma a uma para prestação de contas”, aponta Eduardo.
A VOLL é uma empresa com mais de 400 mil usuários em sua plataforma e app, com clientes como Heineken, Sanofi, Petrobras, Vivo, Itaú, Pepsico e McDonald’s. A partir do VOLL Pay, ela passa a sanar ainda outra dor do mercado: os adiantamentos e reembolsos. Nas viagens a trabalho marcadas para colaboradores que não têm cartão corporativo, a situação se complica. Primeiro, é preciso fazer um adiantamento ao funcionário do valor estimado de gasto para a viagem. Depois, um possível reembolso, que demanda uma minuciosa checagem de notas fiscais e, se a prestação de contas gerar dúvidas, tudo deve ser averiguado novamente.
“Esse é um processo que pode fazer o reembolso ser pago meses após a viagem, o que pode ser um problema para o colaborador. Para a empresa, tem-se um enorme gasto de tempo com tarefas corriqueiras que, apesar de importantes para o equilíbrio financeiro, não agregam valor à organização”, destaca o diretor da VOLL. Um estudo da Global Business Travel Association aponta que processar um único relatório de despesas leva, em média, 20 minutos e custa US$ 58, enquanto 19% dos relatórios apresentam erros, necessitando mais 18 minutos e US$ 52 adicionais para a correção de cada um.
Sobre a VOLL — A VOLL é protagonista da revolução no mercado de gestão de viagens e mobilidade corporativa. Por ser a agência de viagens da nova economia, a traveltech desenvolve tecnologia e ferramentas para simplificar processos, otimizar custos e facilitar a mobilidade e as viagens de empresas de todos os tamanhos e segmentos, além de oferecer uma série de serviços customizados e possuir uma equipe especializada para atender 24/7 em vários canais. Hoje, com mais de 300 colaboradores em todos estados e unidades nas três principais capitais brasileiras — Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro —, a VOLL é uma startup investida pela Vivo e pela Localiza e é uma das integrantes do ranking 100 Startups to Watch 2021. Conheça mais sobre a traveltech que vem revolucionando o mercado de viagens corporativas em: govoll.com