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Empreender

Social Hiring vira tendência na área de recrutamento e seleção de talentos

3 Mins read

Utilizar as redes sociais para realizar contratações pode aproximar empresas e potenciais colaboradores

POR: Lara Comunicação

Utilizar redes sociais como uma estratégia de recrutamento se tornou uma realidade nas empresas. Essas plataformas são capazes de promover vagas de emprego e conectar os candidatos de forma mais interativa e eficiente.

A técnica é conhecida como Social Hiring e, dessa forma, os candidatos são atraídos pelo conteúdo e pelo valor que a empresa entrega, se conectando desde o início do processo seletivo pela cultura da organização.

De acordo com Alisson Souza, CEO da abler, startup que tem o propósito de trazer facilidade na gestão dos processos seletivos, alguns pontos se destacam nessa modalidade de recrutamento. “O primeiro ponto positivo é a possibilidade de reduzir os custos do processo de seleção. Isso porque as redes sociais, majoritariamente, são plataformas gratuitas, tornando o recrutamento menos custoso. Outra vantagem do Social Hiring é encontrar os talentos exatamente na rede social que eles frequentam, seja o LinkedIn, Facebook, Instagram ou Twitter. Um terceiro ponto positivo é o maior alcance da divulgação das vagas, justamente porque essas plataformas têm algoritmos que trabalham em prol do alcance de suas publicações. Além dessas vantagens, o recrutamento social tem a possibilidade de fortalecer a marca empregadora”, relata.

Alguns passos devem ser seguidos para desenvolver uma estratégia de Social Hiring dentro de uma organização. “O primeiro direcionamento é manter atualizado os perfis de redes sociais da empresa e entender quais plataformas fazem sentido para o público de candidatos que se pretende atingir. O segundo passo é, além de manter esse perfil atualizado, postar conteúdos que possam atrair esses talentos, montando uma cadência de publicações que faça sentido e prenda a atenção daquele tipo de candidato, seja com dicas de emprego ou conteúdos relacionados à carreira dos possíveis talentos”, revela.

Para o especialista, engajar os colaboradores nas redes da empresa é fundamental para que eles participem ativamente do recrutamento social. “Quando sua equipe começa a compartilhar os conteúdos das páginas da organização, expande o alcance da empresa e faz com que seus colaboradores se tornem verdadeiros embaixadores da marca empregadora”, pontua.

Escolher a plataforma ideal é um dos principais desafios na hora de adotar uma filosofia de Social Hiring. “Isso é algo que pode variar de acordo com o perfil de candidato desejado. Se a busca é por pessoas mais novas, por exemplo, provavelmente o Instagram e o TikTok são as melhores ferramentas. Se a intenção é atingir um público um pouco mais maduro, as plataformas mais indicadas podem ser o LinkedIn e o Facebook. Existem inúmeras redes sociais, como o próprio WhatsApp e o Twitter, mas essa escolha pode mudar  para atender a necessidade daquela vaga”, finaliza Alisson Souza.

 

Sobre Alisson Souza

Trabalha há 15 anos no mercado de Tecnologia, sendo os oito últimos no mercado de Recrutamento e Seleção, onde foi Gestor de Tecnologia da Informação em uma das maiores consultorias de Recrutamento e Seleção do Brasil. Pós-graduado em Startups e Future Management pela HSM University, é apaixonado por inovação, negócios digitais e R&S. No final de 2017 cofundou a abler, plataforma para Recrutamento e Seleção (SaaS – ATS) 100% focada no aumento de produtividade e consequentemente na redução do tempo de fechamento das vagas. Neste negócio já auxiliou mais de 300 clientes a fechar 55 mil vagas na média, em 15 dias.

Sobre a abler 

Por quase dez anos, os fundadores atuaram no setor de recursos humanos. Essa bagagem trouxe experiências, vivências e principalmente, um olhar tecnológico sobre as dores do setor. No ano de 2016, a inconformidade com as necessidades da área de RH os impulsionou a iniciar a criação da abler, desenhando um software de recrutamento e seleção olhando para as maiores dores da área. Nestes quatro anos, a abler já conquistou mais de 300 clientes por todo o Brasil e mais de 80 mil vagas já foram fechadas através da plataforma, conquistando um tempo médio de 15 dias para o fechamento de vagas. Hoje, o software disponibiliza um banco de talentos mais completo, sendo mais de 4 milhões de profissionais cadastrados. Para mais informações, acesse https://abler.com.br/?utm_source=imprensa&utm_medium=referral&utm_campaign=social-hiring&utm_keyword= .

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