Lançado no Brasil em 2019, o projeto visa a redução do analfabetismo em parceria com a ONG Redes da Maré e com a Universidade Federal do Rio de Janeiro
POR: FSB Comunicação
Para celebrar o encerramento de mais um ano letivo, a marca francesa de beleza Lancôme, em parceria com a ONG Redes da Maré e a Universidade Federal do Rio de Janeiro promoveu ontem, segunda-feira (12), a cerimônia de formatura da quarta turma do projeto “Escreva Seu Futuro” no Hotel Flórida da Rede Windsor, no Rio de Janeiro. Estavam presentes na entrega dos diplomas os representantes da marca no Brasil; o corpo docente da Rede Maré e UFRJ, e Preta Rara, escritora, apresentadora e influenciadora.
Originalmente chamada de “Write Her Future”, a iniciativa – que já é contemplada em mais de 100 países – chegou ao Brasil em 2019 com o objetivo de alfabetizar mulheres entre 18 e 45 anos no complexo da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Após dois anos com acompanhamento online, o projeto retornou às aulas presenciais em março de 2022 com o módulo de formação completo. Ao todo foram 139 mulheres inscritas no projeto e 99 delas se formaram na turma de dezembro.
“O programa Escreva Seu Futuro tem papel fundamental na luta pelos direitos de meninas e mulheres à uma educação de qualidade *no Conjunto de Favelas da Maré. O projeto, desde 2019, já impactou positivamente a vida de mais de 200 mulheres que tiveram a escolarização negada ou interrompida na infância ou em algum período de suas vidas. O projeto possibilita a elas uma retomada à vida escolar, estimula a autoestima, o autocuidado e a busca pela realização de sonhos adormecidos, além de ressaltar a importância de se identificarem como donas de seus destinos, sendo mães, esposas, profissionais e mulheres múltiplas e fundamentais em nossa sociedade”, comenta Helena Edir, diretora da Redes da Maré.
Dando às mulheres acesso a um direito básico, que é a educação, é possível alavancar sua autoestima e empoderamento através da alfabetização, deixando-as a um passo mais próximo de sua independência. “Poder tirar meus documentos assinados com meu nome e não mais como analfabeta, valeu por tudo. Não foi fácil, tivemos que nos esforçar. Agradeço a Deus, às professoras, a rede e ao projeto. Agora, quero continuar e seguir em frente”, conta a aluna Elaine Alexandre, da turma Conjunto Esperança.
“O projeto Escreva Seu Futuro vem transformando a vida de milhares de mulheres no mundo todo e reforça o compromisso de Lancôme em empoderar mulheres e apoiá-las na construção de um futuro ainda mais feliz. O ano de 2022 começou com muitas incertezas, por conta da pandemia, mas não paramos. A parceria com a Rede da Maré e a UFRJ foram essenciais para engajar as alunas a seguirem essa jornada tão importante para a vida delas”, afirma Marcela D’Ávila, diretora da marca Lancôme no Brasil. “Chegamos ao fim do ano letivo com o sentimento de dever cumprido e ainda pudemos contar com o apoio de mais um parceiro, a Rede de hotéis Windsor, para tornar essa etapa final, de formatura, ainda mais especial. Em 2023, queremos impactar a vida de mais mulheres e continuar utilizando a educação como ferramenta de transformação social”, complementa a executiva.
Sobre Lancôme
Fundada em 1935 pelo pioneiro visionário Armand Petitjean, com o objetivo de desenvolver o espírito e o gosto da França no mundo inteiro, Lancôme incorporou imediatamente as duas constantes de uma marca de beleza moderna: complementaridade entre perfume, cuidados de beleza e maquiagem e a necessidade de atender uma clientela internacional. Lancôme afirma que a felicidade é a beleza mais atraente. É uma emoção profunda, despertando todos os sentidos. O objetivo da marca é oferecer a todas as mulheres a possibilidade de florescer, de realçar sua beleza e sua feminilidade, qualquer que seja sua idade e a cor de sua pele, dando a ela o melhor da ciência com grandes inovações que marcaram época. Como uma Maison francesa de cosméticos de luxo, representada por embaixadoras igualmente inspiradas e inspiradoras (Julia Roberts, Amanda Seyfried, Kate Winslet, Penélope Cruz, Isabella Rossellini, Lupita Nyong’o, Zendaya e Lily Collins), Lancôme é a imagem espelhada de uma mulher: radiante e cativante. Dia após dia, sua ambição é que toda mulher que procure Lancôme para ficar mais bonita, fique também mais feliz.
Sobre a ONG Redes da Maré
O processo que gerou a criação da Redes da Maré começou em 1997, a partir da iniciativa de moradores e ex-moradores de algumas das 16 favelas que formam a Maré e de outras partes da cidade do Rio de Janeiro. A maioria desse grupo fazia parte da população de menos de 0,5% que conseguiu ter acesso à universidade na região e que, também, participava de movimentos sociais e comunitários organizados para lutar por determinados direitos básicos, como: educação, saúde, cultura, saneamento, iluminação pública, segurança, dentre outros.
A primeira iniciativa elaborada pelos fundadores da Redes da Maré foi o projeto de preparação aos exames de acesso à universidade, o Curso Pré-Vestibular Comunitário da Maré. Essa iniciativa tem alcançado, ao longo do tempo, resultados concretos, já que mais de 1200 moradores da Maré conseguiram entrar para uma Universidade. Em 2007, acontece a formalização da instituição com esta denominação de ‘Redes da Maré’, ao partir do entendimento de que o exercício da cidadania dos moradores na cidade deve estar sustentado em um projeto abrangente e processual que valorize o papel social dos cidadãos, suas ações coletivas e que tenha, como pressuposto, o respeito às diferenças e à diversidade, bem como a crítica às desigualdades sociais atualmente existentes no País e no Rio de Janeiro.
Lancôme
SAC: 0800 701 7323
Instagram: @lancomeofficial
Site
#lancomebr