[radio_player id="1"]
Tecnologia

2023 será promissor para o setor de tecnologia

2 Mins read

Por Fernando Riva

Chegamos ao fim de 2022 e esta é uma boa época de fazermos algumas previsões para o ano seguinte. Prever o que será da tecnologia no futuro é quase impossível, tendo em vista que estamos falando de uma área que se transforma rapidamente. Entretanto, tomando como base o que o setor tecnológico tem significado na vida das pessoas, das empresas e dos negócios, temos várias pistas que indicam um 2023 promissor.

Passamos a maior parte desse ano discutindo para onde a tecnologia nos levaria, já que ela foi um divisor de águas durante o período de pandemia e teve um impacto enorme em nossas vidas. Estamos diferentes em nosso dia a dia, mudamos a maneira de consumir, trabalhar, fazer negócios, se comunicar – graças a uma avalanche de possibilidades vindas da transformação digital.

Tivemos discussões importantes e novidades no setor neste ano, como o 5G, os debates sobre a inteligência Artificial, Iot, metaverso e uma vida mais agitada no ambiente online. Tudo isso nos permite ter uma expectativa ainda maior para o próximo ano.

De acordo com um estudo realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo LinkedIn, o setor de tecnologia da informação foi o que mais cresceu durante a pandemia na América Latina, registrando uma alta de mais de 60% na taxa de contratação se comparado com o período pré-pandêmico.

Isso se deve ao fato das empresas acelerarem a digitalização em seus negócios, já que muitas companhias adiaram, por anos, essa questão, e não operavam satisfatoriamente no ambiente online. No entanto, em meio a uma das maiores crises que tivemos nos últimos anos, elas perceberam a importância da tecnologia. Ou seja, a eficiência virou uma prioridade e aumentou a exigência de qualidade dos serviços prestados no setor.

A pandemia alterou diversas crenças, inclusive a que colocava a tecnologia como suporte para as operações e não como algo para a sobrevivência das empresas. Não que a visão menos estratégica da tecnologia fosse algo comum, mas víamos muitas empresas negligenciando os investimentos em TI, e estas foram as que mais sofreram. Essa mudança é definitiva.

Uma pesquisa do Gartner, de julho de 2022, com mais de 200 CFOs, descobriu que 69% planejam aumentar seus gastos em tecnologias digitais, enquanto a Pesquisa de CIOs e Executivos de Tecnologia do Gartner de 2023 mostra que os CIOs estão sendo encarregados de acelerar o tempo de retorno dos investimentos digitais.

Veremos, cada vez mais, uma demanda maior por geração de valor, representada pela escolha das ferramentas e dos parceiros que possam entregar soluções de negócio que melhorem seus resultados (vendas, margem, retenção de clientes etc). Além disso, no ecossistema de desenvolvimento de software, haverá um aumento de busca por automação de testes (para melhorar a qualidade dos produtos) e das esteiras de entrega contínua (devops), com foco em acelerar a entrada de novas funcionalidades nos aplicativos e sistemas.

A Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes) aponta que o Brasil ocupa o 10º lugar no ranking dos países com o maior mercado do mundo no segmento da tecnologia e é por isso que estamos otimistas com o mercado brasileiro e com uma cautela maior em relação ao internacional.

Sabemos que há muito espaço para o setor por aqui, que combinado com nossa experiência em lidar com crises e inflação, nos faz acreditar que 2023 será mais um ano de crescimento.*Fernando Riva é sócio fundador e VP of Finance & Growth na Iteris

Related posts
Tecnologia

Automação de processos digitais: um caminho inteligente para o sucesso empresarial

3 Mins read
*Por Felipe Mello A palavra “eficiência” é amplamente usada quando se discute automação, mas é fundamental entender seu real impacto. Automatizar processos…
DestaquesTecnologia

Nubank, Netflix, Mercado Livre, Amazon e Itaú são as cinco marcas mais preparadas para o futuro no Brasil, revela estudo

4 Mins read
A Timelens, consultoria de dados do ecossistema FutureBrand, acaba de lançar o estudo “Future-Proof Score 2024”, que revela as 30 marcas mais à prova de futuro…
Tecnologia

PinePR anuncia chegada das contas de Digital Manager Guru e Pier Seguradora

3 Mins read
Agência atuará como braço de relações públicas das duas organizações A PinePR, agência de PR especializada no atendimento a scale-ups, empresas inovadoras e…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.