Para especialista, uma das tarefas mais difíceis é conciliar as reclamações daqueles que não têm crianças em casa, e se incomodam com barulho, com a dos pais que se veem aflitos com as crianças trancadas em um apartamento
POR: Duetto Comunicação
As férias escolares são motivos de grande alegria para a criançada, mas, para quem trabalha com administração de condomínios, necessitando de uma força tarefa grande por parte da equipe local e gestora.
Esse é um período que exige mais cuidado do síndico, o número de crianças circulando nos empreendimentos aumenta e a frequência delas utilizando as áreas comuns também, por isso, é essencial criar um ambiente de segurança e com organização para receber as crianças e manter as regras do condomínio em vigor.
Vamos começar pela comunicação, nessa fase é importante que os comunicados relembrando as normas de uso dos espaços, horários, visitantes, sejam enviados para todos, afinal, os responsáveis pelas crianças nas áreas comuns são os pais, e não os funcionários do condomínio.
O síndico ou zelador deverá organizar com a equipe de manutenção um cronograma para revisão de todas as áreas, playground, piscina, brinquedoteca, quadra poliesportiva, salão de jogos, dentre outros espaços que o condomínio possui.
A orientação para os funcionários também deve ser redobrada nesse período, sejam eles gestores prediais, zeladores, porteiros, equipe de limpeza, todos devem receber a mesma instrução, observando uma criança desacompanhada circulando pelo condomínio os pais deverão ser avisados, levando em consideração que cada condomínio tem uma regra em relação a idade em que as crianças podem brincar desacompanhadas.
Alguns condomínios clubes e mais luxuosos contratam equipe de recreação, professores para aulas extras de natação, esportes, oficinas de artes, dentre outros entretenimentos que vão garantir que a criançada se mantenha ocupada durante esse período de férias.
De acordo com Patrícia Costa, especialista em gestão de condomínios e sócia-diretora da Alliance Soluções, uma das tarefas mais difíceis nesse período para o síndico é conciliar as reclamações dos vizinhos, daqueles que não têm crianças em casa, que se incomodam com barulho, e por outro lado dos pais, que se veem aflitos com as crianças trancadas em apartamentos, sem espaço para gastar energia, é um período que exige muito diálogo, conciliações e empatia envolvendo todos.
Portanto, a base de informações deve-se iniciar em casa, com os pais orientando os filhos sobre as regras do condomínio, horários, respeito com os colegas, uso correto dos elevadores, essa comunicação clara e assertiva evita grande parte dos problemas, tornando possível que as crianças tenham férias divertidas e aproveitem os espaços do condomínio!
Patrícia Costa
Patrícia é formada em Administração de empresas, MBA em Gestão de qualidade e sócia e diretora de operações da Alliance Soluções, uma empresa que atua na gestão condominial mediando e pacificando conflitos, assessorando administradoras para o desenvolvimento de soluções com eficiência para certificação que geram economia e padronizam processos, além de trabalharem na implantação e assessoria de Parques Logísticos.