Debora Vianna é médica especialista em cirurgia de cabeça e pescoço e doutorada pela USP
As paratireoides são um grupo de quatro glândulas que estão localizadas atrás da tireoide. A sua função é controlar a quantidade de cálcio no sangue através da produção de um hormônio chamado paratormônio (PTH).Quando os níveis de cálcio estão baixos, o hormônio é secretado para aumentar a sua absorção nos rins e a retirada dos ossos. Quando os níveis voltam ao normal, a glândula para de secretar o hormônio.
Quando há produção excessiva de PTH, os níveis de cálcio no sangue sobem, causando uma condição chamada hipercalcemia. A médica especialista em cirurgia de cabeça e pescoço, dra Debora Vianna, explica se é possível reconhecer os sintomas ou sinais de um câncer de paratireoide. “No início, esses tumores são insidiosos, com poucos ou nenhum sintoma. Depois, podemos ter distúrbios psicológicos, pedras nos rins, osteopenia e osteoporose, fraturas ósseas… são normalmente diagnosticados por exames investigativos de cálcio e pth como rotina”, informa a médica.
Recentemente a atriz Geovanna Tominaga revelou em publicação no Instagram, ter sido submetida a uma cirurgia para tratamento de um adenoma da paratireoide, cujo sintomas estão relacionados ao aumento dos níveis do cálcio no organismo, devido ao hiperparatireoidismo.
“Que é o excesso do pth, e que causa um aumento do calcio, podendo levar a distúrbios psicológicos, cansaço, pedras nos rins, fraturas, diferente do O hipoparatireoidismo que é a falta do hormônio pth, que leva a deficiência de cálcio, causando câimbras, formigamentos e até convulsões”, destaca a especialista.
Dra Debora Vianna explica que o adenoma é um tipo benigno de tumor que afeta glândulas em geral e que o tratamento é a cirurgia com a retirada da glândula paratireoide. “Após a cirurgia, a vida é normal. O adenoma é diagnosticado normalmente em exames de rotina ( exames de sangue e ultrassom), antes do paciente ter sintomas. Quando diagnosticado tardiamente, o paciente pode já ter sintomas neurológicos, renais e ósseos”, conclui.