Anorexia nervosa é um distúrbio alimentar resultado da preocupação exagerada com o peso corporal e que pode provocar problemas físicos graves. A pessoa se olha no espelho e, embora extremamente magra, se enxerga obesa. Com medo de engordar ainda mais, exagera na atividade física, jejua, vomita, toma laxantes e diuréticos.
De acordo com a psiquiatra Dra. Mayara Cezario, o paciente com anorexia apresenta alterações nos padrões alimentares. “Essas alterações deixam o paciente constantemente insatisfeito com o seu peso, mesmo estando com o peso abaixo da faixa de normalidade e ela passa a ter comportamentos que proporcionam o emagrecimento de modo prejudicial à saúde”, conta.
A psiquiatra aponta ainda que as causas da anorexia nervosa são multifatoriais. “Ou seja, os componentes genéticos e ambientais colaboram para a existência do transtorno”.
A profissional explica também que é comum pacientes com anorexia nervosa perderem o interesse em interagir com os amigos. “É muito comum que a pessoa evite fazer refeições na presença de outras pessoas, para que não haja julgamentos sobre seus hábitos alimentares. Além disso, o descontentamento com sua aparência pode fazer com que evite estar na presença de outras pessoas.
Sobre o tratamento deste transtorno a psiquiatra recomenda tratamentos multidisciplinares, com a participação de psiquiatras, psicólogos e nutricionistas. Não há medicação específica para a anorexia nervosa. Medicamentos antidepressivos podem ajudar a aliviar os sintomas depressivos, compulsivos e de ansiedade.
Por Jairo Rodrigues – Jornalista / Revista Economia S/a