– Iniciativa utiliza metodologias ativas como Gamificação, Aprendizagem Baseada em Problemas e Rotação por Estações
– Projeto denominado “Magic Night” contou com a participação de aproximadamente 300 estudantes da unidade em suas duas primeiras edições
Com o propósito de contribuir para o processo de ampliação das experiências bilíngues, o Colégio Santa Marcelina São Paulo desenvolveu um projeto interativo que integra elementos de entretenimento, tecnologia e inglês, vinculado a um evento ambientado e com experiências imersivas e tecnológicas. A iniciativa, denominada “Magic Night”, contou com a participação ativa de, aproximadamente, 300 estudantes em cada uma das duas edições realizadas em abril e junho deste ano.
O principal objetivo do projeto é proporcionar aos estudantes a oportunidade de aprimorar suas habilidades linguísticas, utilizando seus conhecimentos de forma prática e imersiva. Por meio dos temas abordados nos programas, os estudantes praticam fluência, compreensão cultural, pronúncia e ampliação de vocabulário. Para isto, o Magic Night emprega diversas metodologias ativas, como Gamificação, Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e Rotação por Estações, utilizando aprendizagem criativa na prototipação de soluções.
O processo de desenvolvimento do projeto
De acordo com a vice-diretora pedagógica do Colégio Santa Marcelina, Cinthya Moscopf, o planejamento de cada atividade foi realizado pelos próprios estudantes da instituição. “A criação teve como principal motivação a ideia de um dia dedicado a jogos, interação e construção de vínculos com o inglês, a fim de proporcionar aos estudantes uma experiência real de uso da língua, para que pudessem colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante o processo de aprendizagem”, explica.
Para os estudantes do Ensino Médio o tema escolhido foi “Medieval” em consonância com as disciplinas de história, inglês e literatura que abordam esse período. Já para os estudantes do Ensino Fundamental, a temática utilizada foi “Super Heroes”, levando em consideração os desafios emocionais típicos da adolescência, abordando as relações de amizade e o desenvolvimento de habilidades sociais, enfatizando, sobretudo, o potencial e o “superpoder” de cada estudante.
“Além do empenho e motivação dos estudantes, o projeto exigiu, ainda, um planejamento minucioso, organização e colaboração das equipes de comunicação, tecnologia e arte. Desde a escolha da alimentação, servida aos estudantes em uma refeição que se assemelhou a um banquete medieval, até as oficinas aderentes às temáticas, cada detalhe foi cuidadosamente pensado”, sintetiza Cinthya.
O impacto do projeto para o desenvolvimento dos estudantes
A imersão e interatividade proporcionadas durante as atividades aumentaram a motivação e o engajamento dos estudantes no processo de aprendizagem, segundo a vice-diretora.
Ela reitera que durante a iniciativa é incentivado a aprendizagem ativa, instigando, a todo momento, os estudantes a participarem ativamente e tomarem decisões durante a experiência. “Este tipo de atividade estimula o pensamento crítico, a resolução de problemas e as práticas da língua. Os estudantes também recebem feedback imediato e personalizado com base em suas interações e desempenho durante a experiência”, afirma.
Os desafios na organização da noite imersiva
De acordo com Cinthya, ao desenvolver iniciativas inovadoras, os desafios residem na gestão de tempo e na mobilização de toda a equipe. No entanto, nas edições do projeto, esta questão foi bem sucedida. “Ver os próprios estudantes engajados na montagem, no uso da língua inglesa e na caracterização das fantasias foi uma grande satisfação. O Magic Night contou com uma equipe ampla, incluindo coordenação, tecnologia educacional, comunicação, arte, operações, inspetoria e limpeza”, finaliza.
O Colégio Santa Marcelina São Paulo tem investido em ações que valorizam a experiência do estudante em todas as faixas etárias, buscando alinhar a tradição de gerações à inovação presente em uma proposta educacional disruptiva, alinhada às principais tendências educacionais. Além do Magic Night, outras iniciativas como o Santa Chef e o projeto Entre Séries (Fundamental e Ensino Médio), que aborda o desperdício alimentar, têm sido desenvolvidas na instituição.
Sobre o colégio Santa Marcelina
O Instituto Internacional das Irmãs de Santa Marcelina foi fundado em 1838 por Monsenhor Luigi Biraghi, com o auxílio de Marina Videmari, em Milão, na Itália. Dedicada à educação, à saúde e à assistência social, a Congregação difundiu-se globalmente a partir da instituição de colégios, hospitais e obras sociais.
Atualmente, presente em 8 países, espalhados por 3 continentes, e em 17 municípios e 9 estados brasileiros, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Tocantins, o Instituto segue com a missão de levar adiante, com empenho e entusiasmo, a educação, a formação, a cura e a construção do ser humano íntegro e da sociedade. Tudo isto alinhado à uma metodologia inovadora de aprendizagem, alinhada às principais tendências do mercado educacional.
POR: EPR