O mercado fitness é uma das principais tendências do mundo do empreendedorismo. Mas, segundo o personal trainer Cássio Fidlay, há muitos desafios a serem enfrentados pelos profissionais que queiram se aventurar nesta área.
Ao perceber que a carreira como personal trainer tem um prazo de duração mais curta, Cássio decidiu abrir três empresas. Ele conta que oferece um serviço de atendimento personalizado a domicílio, tem uma plataforma de treinos online exclusiva para mulheres, e a academia/Studio com um atendimento personalizado e individual.
De acordo com Cássio, os principais desafios enfrentados ao iniciar o empreendimento foi conseguir ter uma equipe de confiança.
“Sabendo que levam meu nome no peito e qualquer coisa que saia do padrão o culpado será sempre eu. Ter uma equipe alinhada é um desafio até hoje. Mas durante esse percurso, já tive diversas recompensas, tanto financeiramente quanto de reconhecimento por um bom trabalho ético e profissional”, disse o personal trainer, que apontou qual seria o diferencial para se destacar em meio a vários profissionais da área:
“O grande diferencial é que a maioria dos trainers hoje acham que se especializar apenas em ter a técnica de execução excelente vai trazer bons frutos para eles. Ela traz, mas em quem eles vão aplicar essa técnica se ninguém os conhece!? O personal esquece de ter um bom marketing e estratégias que façam com que as pessoas sintam o desejo de contratá-los. Além de um bom atendimento para manter esse aluno por um longo período”.
O personal trainer também explicou como os profissionais podem adaptar os treinos e planos de acordo com as necessidades individuais dos clientes.
“Primeiro de tudo é preciso avaliar a condição do aluno em saber se movimentar e exercitar. Após feito isso, saber o objetivo do aluno. Sabendo esses dois principais fatores, você consegue montar e adaptar o treino de qualquer pessoa”.
Cássio afirmou que a tecnologia veio para facilitar o trabalho de organização e entrega para o aluno. “Com ela conseguimos atender alunos de qualquer parte do mundo, independente da distância ou do fuso que se encontra. Saber que a tecnologia é nossa amiga e não inimiga, faz com que sejamos muito mais rápidos na entrega de resultados”.
Quando falamos de exercício físico pensamos só em resultados estéticos. Mas o exercício vai além disso, segundo o profissional.
“Jjá consegui através da musculação ajudar pessoas a sair da anorexia, depressão e burnout.
Também já trouxe o corpo de mulheres pós-gestação e diversos projetos como noivas onde a mulher se dedica 100% e isso ajuda muito”, disse Cássio, que ainda deu conselhos para os seus colegas de profissão que desejam empreender:
“Comece com as condições que tem, com o orçamento que tem e o mais importante de todos, busque apenas trabalhar, porque quando menos esperar, o resultado vem. Considere se realmente é isso que você quer, pois a caminhada não é nada fácil. Você vai ganhar pouco e trabalhar muito. Saiba respeitar o processo e tenha coragem de passar a rebentação para nadar com os tubarões. Nada é mais gratificante do que ser reconhecido pelo seu excelente trabalho, busque ser o melhor do mercado. Fazendo todo esse trajeto, tenho certeza que o resultado vem”.
Sobre o futuro, Cássio falou que deseja abrir uma filial do Studio First Move em Miami, nos Estados Unidos.
“Quero ser referência de atendimento personalizado e individualizado fora do Brasil. Quebrar a barreira que muitos acham impossível. Só depende de mim. Hoje tenho o desejo de expandir o meu negócio e se tornar uma franquia de qualidade. Mas para ter essa qualidade é preciso estar de cabeça nos projetos e deixar a metodologia muito clara para os franqueados. Até o momento não me aflorou explorar novas áreas, quem sabe no futuro. O futuro só pertence a Deus”.