A mostra do fotógrafo e ambientalista Mário Barila é uma retrospectiva dos 10 anos desta cultura de preservação pelo Brasil
Até o dia 5 de julho, o Sobrado Ramalho, um dos principais patrimônios históricos da cidade de Tiradentes (MG), abrigará a Exposição Projeto Água Vida, que reunirá fotos de biomas brasileiros ameaçados pela poluição e intervenção humana registradas pelo fotógrafo e ambientalista Mário Barila, ao longo de 10 anos de ativismo em prol do meio ambiente. A venda das obras será destinada às ações de preservação ambiental e socioeducativas do Projeto Água Vida, iniciativa criada por Barila.
A mostra, que conta com apoio da Prefeitura Municipal de Tiradentes e do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), tem como objetivo semear a conscientização e a cultura da preservação ambiental. Por isso, a exposição compartilha um pouco da sua viagem pelo território brasileiro registrando a beleza e interação do homem com a natureza e as ações em prol do meio ambiente.
Com a venda das fotos de Barila e ações de reflorestamento com mudas doadas pelo seu próprio viveiro, o Projeto Água Vida já contribuiu para o reflorestamento em regiões devastadas, como Mariana e Brumadinho (MG), a floresta amazônica, Pantanal, Fernando de Noronha, Ilha do Mel e Niterói (RJ), litoral de São Sebastião (SP) e Lagoa Mundaú, em Maceió (AL).
Revitalização das obras de Burle Marx – Além da exposição fotográfica, o Projeto Água Vida promoverá nos dias 24 e 25 de junho, no Centro Histórico de Tiradentes, a ação de revitalização de obras paisagística de Roberto Burle Marx, com doação e plantio de mudas de árvores no Largo das Mercês e do Sol. Com a participação da comunidade local serão replantadas em torno dos largos as mesmas espécies usadas pelo paisagista em seu projeto original.
Em Tiradentes, Burle Marx criou em 1970 projetos paisagísticos para os largos das Forras, do Chafariz, do Sol das Mercês e do Rosário, além dos cemitérios da Matriz de Santo Antônio e das Mercês. Com a falta de manutenção, as árvores morreram ou deterioraram-se, precisando ser cortadas.
Segundo Barila, a ação para recuperar o legado de Burle Marx se deve à sua importância na cultura brasileira e representa uma valiosa lição. “Os mais de dois mil projetos do paisagista no Brasil e no exterior provam que é possível integrar com elegância arquitetura moderna e urbanismo com a natureza”, enfatiza.
Serviço:
Projeto Água Vida – Etapa Tiradentes-MG
Exposição fotográfica de Mário Barila
Data: até 05 de julho (sexta-feira)
Horário: das 9h às 17h
Local: Sobrado Ramalho
Endereço: Rua da Câmara, 124 – Centro – Tiradentes-MG
Entrada franca
Sobre Projeto Água Vida & Mário Barila
Criado em 2014 pelo fotógrafo e ambientalista Mário Barila, a iniciativa tem como objetivo desenvolver e realizar ações em prol da preservação e educação ambiental, além de resgate de cidadania, destacando a importância vital da água para a vida do planeta. As ações são financiadas com a venda de suas fotos e doações de parceiros.
Economista de profissão, Mário Barila passou a se dedicar à fotografia, sua paixão desde a adolescência. Ao se aposentar, especializou-se na arte da fotografia com o renomado fotógrafo Araquém Alcântara, famoso por retratar a fauna e flora brasileira.
Sensibilizado com pessoas em situação de extrema pobreza e as questões ambientais encontradas em suas viagens pelo Brasil e exterior, Barila resolveu usar a fotografia para apoiar as causas socioambientais. É através de sua câmera que ele registra fotos da natureza ameaçada pelo homem, espécies em extinção, a realidade das comunidades locais, assim como a luta pela preservação da vida e do planeta.
Os interessados em conhecer mais sobre as atividades do Projeto Água Vida e contribuir com as ações de Mário Barila podem acessar o blog do fotógrafo no https://mariobarila.com.br/ ou a página no Instagram/@barila.