Especialista no varejo alimentar dá dicas de como potencializar as vendas de produtos específicos para estação e de maior valor agregado
O inverno chegou e junto com ele uma série de oportunidades para diversos setores e o segmento supermercadista não é uma exceção. O frio representa o momento ideal para impulsionar as vendas e aumentar a satisfação dos clientes, que durante a estação mais fria do ano, tendem a buscar alimentos mais reconfortantes e saborosos. Para o especialista em gestão de supermercados, Leandro Rosadas, algumas categorias bem trabalhadas nessa época do ano podem aumentar as vendas do supermercado em até 7,5%, dados do Sindivarejistas.
“Há categorias que no inverno proporcionam uma conexão maior com os consumidores e têm um ticket médio alto, como por exemplo os vinhos. Por isso é importante ter estratégia na hora de organizar sua loja para dar destaque a produtos de maior rentabilidade e que conversem com a estação de baixas temperaturas. Para se ter uma ideia, as importações de vinhos tiveram um aumento de 20% principalmente chilenos e os queijos cresceram 18%”, afirma Leandro.
O especialista explica que para esse ano mesmo com a subida do dólar espera-se um crescimento igual ou superior pois a demanda por produtos “premium” só vem aumentando. A troca da estação do ano tem total influencia na exposição dos produtos. As categorias de destaque deverão incluir em seu mix, obrigatoriamente, marcas líderes e seguidoras abrangendo, principalmente, os itens mais vendidos. “O planejamento prévio permite você fazer encomendas, negociar com os fornecedores, abastecer o estoque para as ações sazonais e reforçar o treinamento da equipe”, ressalta Rosadas.
No inverno é quando acontecem as festas juninas e julinas, que também movimentam as vendas nos supermercados, segundo Leandro. Por isso, o varejo alimentar precisa de uma atenção especial durante esses meses. Para isso, o especialista destaca algumas dicas para os varejistas aproveitarem bem a estação.
1. Promova uma experiência sensorial – “Essa estação pede um ambiente agradável e aconchegante. Ofereça algumas degustações nesse período, com produtos como: vinhos, queijos, sopas e até um café gourmet. Se certifique de que o profissional que conduzirá a degustação sabe explicar sobre o produto. E se a ideia for alavancar a venda de vinhos, invista em um sommellier, a estratégia pode aumentar o ticket médio”, diz o especialista.
2. Monte uma ilha com kits personalizados – “A criação de kits usando cross merchandising pode agregar valor ao supermercado. Eles podem ser comercializados em cestas como presentes ou apenas com a finalidade de tornar a vida dos consumidores mais conveniente. Por exemplo, uma cesta de vinhos e queijos; um kit com chás variados e torradas, fondue com pães italianos ou um kit para fazer chocolate quente cremoso com: leite, chocolate em pó, creme de leite, marshmalow etc”, sugere Leandro.
3. Layout inteligente – “Revisar o layout das categorias faz toda a diferença para os produtos sazonais. É fundamental aumentar o espaço dedicado a essas categorias, levando em consideração as previsões de vendas para evitar falta de produtos e perda de vendas”, ressalta o especialista.
4. Pontos extras – “O uso de pontos extras é importante, uma vez que muitos produtos sazonais não estão na lista de compras dos clientes. Ao espalhar esses produtos pela loja usando pontos extras, aumentamos as chances de criar lembrança ou despertar interesse, aumentando assim a conversão da loja como um todo”, finaliza Leandro Rosadas.
Sobre Leandro Rosadas (@leandrorosadas):
Leandro Rosadas é economista e especialista em gestão de supermercados, hortifrutis, atacarejos, padarias e açougues. Formado em economia pela UFRRJ, o carioca já atuou como professor universitário e consultor no mercado de varejo. Hoje, Rosadas é considerado uma das maiores referências entre os especialistas do seu segmento, sendo responsável pela formação em gestão de mais de 9 mil proprietários de supermercados Brasil afora.