Com 90 milhões de pessoas que já começaram ou pretendem abrir um negócio, Brasil é celeiro para soluções que impulsionam o setor
O empreendedorismo está cada vez mais em alta no Brasil. Somente em 2023, o país somou 90 milhões de empreendedores ou candidatos a empreendedores, segundo dados da pesquisa Monitor Global de Empreendedorismo (Global Entrepreneurship Monitor – GEM), realizada pelo Sebrae e a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe).
De olho neste segmento, as startups têm desenvolvido soluções para impulsionar o setor, com serviços que agilizam processos, reduzem a burocracia e facilitam a tomada de crédito, por exemplo.
A seguir, conheça quatro iniciativas de startups com foco em negócios B2B, que têm transformado o mercado:
Recursos para prosperar pequenos e médios negócios
A Open Co, maior fintech de crédito do país, é cada vez mais relevante para PMEs brasileiras por meio de uma de suas principais marcas de varejo: a BizCapital, que possui clientes ativos em todas as regiões do país e oferece recursos essenciais para que o empreendedor brasileiro possa prosperar. A empresa apoia a gestão financeira de pequenas e médias empresas com uma variedade de soluções, incluindo capital de giro, empréstimos de curto prazo e conta PJ digital. Além do portfólio voltado para o cliente final, a Biz também tem uma área dedicada ao CaaS (Credit as a Service): solução de embedded finance que implementa serviços de crédito na operação de empresas dos mais diversos segmentos. “Entendemos a oferta de crédito como um motor para o crescimento planejado e isso tem impacto direto na vida das PMEs. E mais: por meio de soluções de embedded finance, temos contribuído para que vários de nossos parceiros vendam com mais frequência, mais qualidade e mais fidelidade de seus consumidores”, afirma Francisco Ferreira, CPO/CTO da Open Co e fundador da BizCapital.
Crédito para indústria e distribuição vender mais
Com oito anos de mercado, a Trademaster, fintech que potencializa as vendas de grandes indústrias e distribuidores ao varejo, tem contribuído para uma melhora significativa de indicadores importantes de seus clientes, como crescimento do market share e do ticket médio, ampliação da distribuição numérica, incremento do drop size, aumento da rentabilidade, redução da inadimplência e do DSO (prazo médio de recebimento das vendas). Com a chancela dos bancos Sofisa e BV como sócios, a fintech tem mais de 200 indústrias e distribuidores conveniados e mais de 1 milhão de varejistas cadastrados na plataforma. Utiliza IA e machine learning para fornecer inteligência comercial e desenvolver modelos proprietários de crédito que possibilitam a inclusão do mix correto no PDV, com estratégias assertivas de cross sell e up sell. “Nosso limite de crédito inicial é, em média, 50% maior do que o praticado no mercado. Com isso, queremos cada vez mais ser um parceiro estratégico de negócio para as indústrias e distribuidores. Quantas vezes, muitas delas deixam de atingir o potencial total de vendas para um cliente, fornecendo o mix correto, apenas por não conseguir aumentar o limite de crédito ou alongar o prazo de pagamento? Entendemos que uma maior oferta nesse sentido é um potencializador”, analisa Francisco Pereira, CEO da Trademaster.
Capacitação para negócios liderados por mães
Desde 2016, a B2Mamy, maior comunidade de mães do Brasil, apoia o desenvolvimento de negócios inovadores fundados e liderados por mães. A socialtech torna mães líderes e livres economicamente para que tomem decisões conscientes sobre si e sobre sua família, por meio de educação, networking, saúde e bem-estar. Atuando em modelo B2B2C, une grandes marcas que desejam investir em impacto social com a comunidade, e já capacitou, acelerou e desenvolveu mais de 100 mil mulheres por meio da criação de novas startups, recolocação no mercado de trabalho e desenvolvimento de carreiras. A missão da B2Mamy é proporcionar cada vez mais oportunidades e transformar o mercado de trabalho para ser um ambiente potente com a presença ativa deste público.
Inteligência artificial para aumentar as vendas no e-commerce
Para turbinar o faturamento de pequenos e grandes vendedores no e-commerce, a Nubimetrics, plataforma líder em fornecer dados inteligentes para vendedores online, funciona sob um modelo de software as a service (SaaS) processando dados de e-commerce, apoiada em inteligência artificial proprietária e ferramentas de Big Data. Com isso, revela informações importantes sobre consumo, insights e tendências no mercado on-line e marketplaces. A partir das análises extraídas da solução, os sellers têm acesso a previsões em tempo real sobre a evolução da procura nas diferentes categorias de produtos, insights de sua performance e sobre a concorrência. Isso tudo permite a eles repensarem estratégias e prepararem suas ofertas para que sejam competitivas.