Com mais de 140 mil seguidores nas redes, o empreendedor acredita em uma nova forma de comunicação para o mercado jurídico
Com a missão de ajudar a mudar a mentalidade do sistema judiciário brasileiro, o empreendedor do Direito Erik Navarro acredita que a prospecção digital e ética de clientes pode transformar a trajetória de qualquer escritório de advocacia.
Para isso, o ex-juiz federal explica, de forma detalhada, as melhores estratégias para ampliar a atuação dos profissionais da área e prospectar projetos. “Mais do que encontrar novos clientes, é também importante construir relacionamentos sólidos e duradouros. Nesse sentido, a prospecção pode ser a chave de um crescimento sustentável, de formação de LTV, e do fortalecimento da presença no competitivo mercado jurídico”, explica Navarro.
Ele também fala sobre os caminhos que podem facilitar a ascensão da nova geração de advogados brasileiros a partir de um profundo conhecimento em comunicação. A primeira dica, portanto, é procurar teses que sejam aceitas na jurisprudência e que envolvam múltiplas pessoas lesionadas, como, por exemplo, determinadas demandas previdenciárias ou tributárias.
Após esse primeiro contato, Navarro sugere que o advogado enfatize soluções específicas que promovam uma transformação na vida da pessoa que tem o direito a ser perseguido. A partir disso, é fundamental manter uma comunicação simples, objetiva e fácil de compreender. “Você não está falando com outro advogado, mas com uma pessoa leiga”, pontua.
Segundo o jurista, é muito comum que, após o atendimento humanizado e de qualidade, garantindo o direito do cliente, esse mesmo cliente apresente ao advogado outras demandas. “Por exemplo, se você resolve um problema de cobertura de tratamento médico para uma pessoa com câncer, é possível que essa pessoa faça jus a uma determinada isenção fiscal”, comenta.
A partir dessa ideia, vem o que se denomina de LTV ou Lifetime Value, que é o valor de um cliente ao longo do tempo para cada negócio. “Quando um advogado não é especializado em uma demanda apresentada, como a tributária, ao invés de procurar uma parceria e deixar metade dos honorários com outro advogado especializado, você pode buscar plataformas que fazem a análise do caso utilizando a tecnologia, que também produzem minutas de documentos jurídicos a custos baixos”, orienta Navarro.
É importante lembrar que a prospecção inicial desses clientes se faz com a tecnologia hoje disponível e isso envolve respeito às normas da OAB, principalmente do provimento 205/2001, que permite que o advogado explore o marketing digital, inclusive impulsionando tráfego, mas sempre apresentando conteúdos meramente educativos e que resolvam o problema das pessoas.
“É fundamental sempre realizar uma call to action para que a pessoa procure um advogado para uma consultoria mais aprofundada. A escolha natural do prospecto será você. Assim, você aproveita o melhor da internet e o melhor da advocacia. Sempre repito que o Brasil é, definitivamente, “uma terra de oportunidades”, conclui Navarro.
5 dicas para prospecção de clientes no Direito, por Erik Navarro
- Buscar teses vencedoras, que sejam escaláveis;
- Utilizar marketing digital para a prospecção;
- Realizar um atendimento humanizado para aumentar o LTV do cliente;
- Fechar contratos de outras demandas que os clientes eventualmente tenham;
- Buscar plataformas de baixo custo ao invés de parcerias para atender demandas para as quais o advogado não é, de início, especializado.