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Negócios

Trocas de experiências entre franqueados de segmentos diferentes rendem de ‘dicas de milhões’ a parcerias comerciais

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Quem comanda um pequeno negócio está sempre em busca de formas de tornar a gestão mais eficiente e lucrativa. Um dos caminhos é a troca de experiências com outros empreendedores. O compartilhamento de vivências também é importante para quem empreende no sistema de franquias, mesmo com todo o apoio oferecido pelas franqueadoras.

É comum os franqueados criarem conexões com donos de outras unidades da rede. A lógica é simples: compartilhar problemas e soluções, e entender o que pode ser feito para a unidade avançar. Os próprios franqueadores costumam incentivar essa comunicação entre unidades. 

O pequeno empresário que comanda uma franquia de restaurantes, por exemplo, busca o apoio dos seus colegas da mesma rede para encontrar formas de evitar o desperdício na cozinha, soluções para faturar em horários de baixo movimento, aprender estratégias para divulgar o negócio nas redes sociais, entre outras iniciativas. 

Mas existe uma forma de melhorar essa experiência. Basta pensar fora da caixa e se conectar também com empreendedores de outros segmentos. O dono de uma franquia de restaurantes pode aprender muito ao se comunicar com empreendedores de moda, saúde, educação, ou qualquer outro segmento.

A SMZTO, fundo de private equity especializado em franquias, comandado pelo empreendedor José Carlos Semenzato, é um exemplo quando o assunto é promover a troca de experiências entre empreendedores de diferentes segmentos. Atualmente o grupo reúne redes de alimentação, saúde e beleza, moda, entre outros mercados. O intercâmbio entre os mais de 5 mil franqueados das redes investidas é constantemente estimulado em eventos realizados pelo grupo.

Um franqueado da rede Terça da Serra, por exemplo, pode descobrir novas formas de incentivar seus clientes a manterem os pagamentos em dia ao conversar com um franqueado da rede Odonto Company. Um franqueado da rede Nanica pode descobrir uma forma de aumentar o ticket-médio ao bater um papo com o gestor de uma das unidades do L’Entrecôte de Paris.

Marcelo Cherto, consultor de negócios especializado em franquias, lista os principais benefícios desse tipo de intercâmbio:

– CONFIANÇA: Ao aprimorar e validar suas ideias, o empreendedor se sente mais preparado para colocar em prática seus projetos na unidade, ou até mesmo levar sugestões para a matriz da rede.

– CRIAÇÃO DE PARCERIAS: O franqueado se fortalece em sua região ao formar parcerias com empreendedores de outros segmentos. Uma franquia de loja de roupas, por exemplo, pode oferecer um voucher de desconto em uma loja de acessórios no mesmo bairro. Uma franquia de depilação pode ter um pacote especial em parceria com um salão de beleza ou esmalteria. As possibilidades de parcerias são infinitas.

– MELHORES PRÁTICAS: Ao aprender com os erros e acertos de outros empreendedores, é possível estabelecer novos processos em todas as áreas do seu negócio. Isso torna a operação mais assertiva. Os funcionários conseguem desempenhar melhor seu trabalho, e o cliente tem um atendimento mais especializado.

– INOVAÇÃO: Ao transitar por diferentes ambientes, deixando de focar apenas na operação ou de ter o contato limitado a gestores de negócios semelhantes, o empreendedor transforma sua unidade num laboratório de ideias. Cherto destaca que até mesmo uma viagem ou visita a uma exposição de arte pode ajudar a abrir os horizontes. Basta estar sempre atento ao atendimento e aos detalhes, e aprender a adaptar soluções.

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