Investir em uma empresa não é apenas uma questão de gostar do produto ou da proposta. É necessário compreender a estrutura do mercado, avaliar a capacidade de execução dos empreendedores e verificar se as finanças fazem sentido. Isso significa olhar além do produto final e observar desde a gestão até a logística.
Utilizado por empreendedores para atrair investidores e conseguir financiamento para seus negócios, um pitch pode ser fundamental na hora de fechar um negócio e atrair investidores. A empresária e investidora Alexandra Casoni, Shark convidada da 9 temporada de Shark Tank Brasil conhece a importância de um pitch bem elaborado.
“Muitas vezes é a primeira oportunidade que um empreendedor tem para impressionar potenciais investidores. Uma boa primeira impressão pode abrir portas para reuniões e negociações mais aprofundadas“, ressalta Casoni, que é sócia da Flormel, uma das maiores empresas do segmento saudável do Brasil e possui mais de 20 mil pontos de venda e presença nas principais redes de supermercados e farmácias de todo o país, em uma trajetória que se estende por 20 anos, incluindo 9 como CEO da empresa, fundada em Franca, São Paulo.
É preciso considerar algo muito importante na hora de investir ou não em um negócio, o valor das pessoas. Por isso, a resiliência, a capacidade de liderança e a visão do empreendedor são aspectos fundamentais, pois é ele quem estará na linha de frente, conduzindo o negócio no dia a dia.
Empreender não é fácil. A paixão por uma ideia é só o começo, a verdadeira transformação acontece com as ferramentas certas, conhecimento aplicado e orientação adequada. Alexandra criou recentemente o Club A, um movimento revolucionário de educação empresarial, exclusivo para mulheres empreendedoras. Ela é autoridade em liderança educadora e tem como intenção preparar, transformar e promover de nível pessoas e negócios. Sua mentoria conta com participantes no Brasil e ao redor do mundo. Com apenas poucos meses de operação, o Club A já gerou mais de R$ 300 milhões em negócios entre suas mentoradas.
“Tanto no Shark Tank, como na minha mentoria, costumo ressaltar pontos chaves para conseguir investimento em um novo business, que são a apresentação pessoal e do negócio, qual o problema que o seu negócio resolve e de que forma, o tamanho e características do mercado-alvo, como o negócio gera receita, quem são os concorrentes e o diferencial competitivo do negócio, quem está por trás do projeto e suas qualificações, estimativas de receita, lucros e necessidades de investimento e, por fim, quanto de investimento o empreendedor está buscando e como será utilizado“, conclui Alexandra Casoni, que também é sócia da maior liga de mentores do país, a Mentoring League Society (MLS) fundada por Flávio Augusto (Geração de Valor), Joel Jota e Caio Carneiro.