[radio_player id="1"]
Tecnologia

Em meio a busca por redução de custos, empresas investem em Inteligência Artificial

2 Mins read

Levantamento realizado pela Microsoft aponta que só entre as MPMEs a tecnologia já alcançou 74% dos negócios

A busca por redução de custos não é uma novidade para as empresas. Em especial quando falamos de negócios que atuam em um cenário de constante instabilidade, como é o caso do Brasil. Diante desse cenário, o uso da inteligência artifical, para além de otimizar processos, passa a ser uma aliada na redução de custos também. De acordo com levantamento realizado pela Microsoft, 74% das MPMEs já utilizam a tecnologia. Desse número, 69% usam para atendimento ao cliente e 64% para agilizar o trabalho, dois fatores importantes na otimização de recursos da companhia. 

De acordo com Fábio Falcão, CEO da IARIS, startup especializada no desenvolvimento de produtos de inteligência artificial, a IA tem o potencial de fornecer insights valiosos que ajudam na tomada de decisões estratégicas. “A adoção de soluções baseadas em IA permite que as empresas não apenas economizem, mas também direcionam esforços para áreas mais estratégicas, aumentando a eficiência operacional”, explica o empreendedor. 

Exemplos concretos dessa aplicação já são visíveis em diversos setores. Na área da saúde, por exemplo, um estudo realizado pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) em parceria com a Associação Brasileira de Startups de Saúde (ABSS) indicou que 62,5% dos  45 hospitais participantes na pesquisa já utilizam a tecnologia de alguma forma em seus processos, entre eles a criação de chatbots de atendimento, ampliação da segurança da informação e apoio à decisão clínica. No segmento da educação, para a aplicação de provas e exames online, somente a tecnologia desenvolvida pela IARIS já monitorou milhares de provas e exames e emitiu 5 milhões de alertas de possíveis infrações, processos que até então eram 100% por mão-de-obra humana.

Fábio acredita que o futuro da IA nas empresas é promissor. “Estamos apenas arranhando a superfície do que a IA pode fazer, com a evolução contínua desta tecnologia, veremos uma integração ainda maior e mais profunda nas operações de negócios, a IA se tornará uma ferramenta indispensável, não apenas para reduzir custos, mas para impulsionar a inovação e o crescimento sustentável”, finaliza. 

Sobre a IARIS:

Fundada em 2021, a IARIS é uma startup especializada em aplicações de inteligência artificial que nasceu com expertise acadêmica e de mercado no desenvolvimento de produtos de inteligência artificial. Com sede em João Pessoa, na Paraíba, a empresa atua com dois produtos principais: o EasyProctor, solução e monitoramento à distância de provas e exames com IA, e o EasyInspection, solução SaaS de auditoria veicular com o uso de Inteligência Artificial, é uma plataforma antifraude para inspeção veicular. Com isso, pretende expandir a exposição de seus produtos, tornando a IARIS uma empresa referência em solução de IA para validação de provas e exames no setor de educação brasileiro e uma solução viável e relevante para auditoria do setor de mobilidade. A startup atua em São Paulo, Rio Grande do Sul, Brasília, Paraná, Paraíba, Maranhão e Pernambuco. No entanto, para além do cenário nacional, busca ser mais expressiva em toda a América Latina, atingindo países como México, Colômbia e Argentina, através de parcerias com o Google, Amazon e Telefônica. Saiba mais no site da empresa.

Related posts
BusinessDestaquesTecnologia

Retorno do trabalho presencial motivaria 79,8% dos profissionais de tecnologia a mudar de emprego

2 Mins read
Cofundador da BossaBox destaca maneiras de potencializar a performance trabalhando remotamente Um estudo realizado pela BossaBox, startup que aloca e gere profissionais de…
Tecnologia

Dinheiro invisível: entenda porque os pagamentos digitais são os queridinhos dos clientes

3 Mins read
*Por Rodrigo Zulim Tenho observado de perto as mudanças e desafios que essa revolução digital impõe, tanto para as empresas quanto para…
Tecnologia

Inovação e boas práticas no atendimento ao cliente: a revolução da escutatória e do storytelling

3 Mins read
*Por Denise Bernardo, Head de Ouvidoria e Compliance da Paschoalotto Vivemos em uma era de transformação contínua, caracterizada pela volatilidade, aceleração e…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.