Programa Braskem de Educação Ambiental promove reciclagem em escolas públicas do ABC
POR: Jessyca Trovão – CDN
Questões ligadas ao pós-consumo, como a importância do descarte correto de resíduos e da reciclagem, são o foco da segunda etapa do Programa Braskem de Educação Ambiental, que beneficia mais de 700 crianças, de 9 a 12 anos, de instituições de ensino públicas em Santo André e Mauá. Em sua sexta edição, o projeto tem como objetivo tornar os participantes multiplicadores do conhecimento sobre sustentabilidade em suas comunidades.
Nesta fase, o programa está distribuindo coletores de resíduos sólidos nas instituições e sensibilizando as crianças sobre os 4R’s do consumo consciente, que são repensar, reduzir, reutilizar e reciclar. Para tornar a ação mais dinâmica, há também o jogo “Resíduo no Lugar Certo”, que ensina de forma lúdica e divertida sobre a separação correta de resíduos e a coleta seletiva. Por fim, os alunos irão visitar a Central de Resíduos Boa Hora, em Mauá, onde poderão ver na prática a importância do ciclo correto de pós-consumo e da reciclagem.
De acordo com Michelle Ryter, agente de Responsabilidade Social do Sesi-SP e responsável pelas capacitações, é possível acompanhar a evolução e a interação das crianças ao longo das capacitações. “Acredito que nos primeiros encontros os alunos se surpreenderam com o fato do ser humano fazer parte do meio ambiente, e o quanto precisamos da harmonia da natureza para nossa própria sobrevivência. É muito gratificante estar envolvida neste programa e acompanhar de perto o despertar de cada criança com o cuidado e preocupação com o planeta”, explica.
A primeira etapa do programa realizou a ação Amigos do Meio Ambiente, que teve foco na importância de evitar o desperdício de alimentos. Para ampliar o impacto positivo em cada instituição, os alunos participantes passaram em outras salas de aulas identificados por um colete feito por eles mesmo durante o primeiro encontro de capacitação para verificar e incentivar os colegas em prol da limpeza dos espaços.
“Assumimos um posicionamento público em prol da Economia Circular e o Programa Braskem de Educação Ambiental reforça nosso compromisso com o engajamento das pessoas em programas de reciclagem e recuperação, especialmente por meio de programas educacionais de consumo consciente. Acreditamos que as crianças são importantes multiplicadores do conhecimento e nestas seis edições quase quatro mil estudantes do ABC já foram capacitados”, afirma Flávio Chantre, gerente de Relações Institucionais da Braskem.
O Programa Braskem de Educação Ambiental é uma parceria entre a companhia e o Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP), que conta com o apoio do Edukatu, do Instituto Akatu, rede de aprendizagem que visa incentivar a troca de conhecimentos e práticas sobre consumo consciente entre professores e alunos do ensino fundamental. Desde sua criação mais de dois mil estudantes do ABC foram atendidos.
Em Santo André, participam do programa as escolas EMEIF Augusto Boal, EMEIF Elaine Cena Chaves, E.E. Papa João Paulo, E. E Ivone Palma, E.E Wanda Bento, E.E. Beneraldo Toledo e E.E. Nelson Cardim de Brito, e a instituição Creche Cidade dos Meninos. Já de Mauá, entram as escolas E.E. Manoel Cação e E.E Maria Josefina Flaquer.
Sobre a Braskem
Os 8 mil Integrantes da Braskem se empenham todos os dias para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico, engajados na cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Com 41 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha e receita líquida de R$ 58 bilhões (US$ 15,8 bilhões), a Braskem possui produção anual de mais de 20 milhões de toneladas de resinas plásticas e produtos químicos e exporta para Clientes em aproximadamente 100 países.
Braskem nas redes sociais
www.facebook.com/BraskemSA
www.linkedin.com/company/braskem
www.twitter.com/BraskemSA