[radio_player id="1"]
Vendas

7 formas para melhorar o potencial de vendas na indústria

4 Mins read

Após primeiro semestre de queda, setor deve buscar retomada a partir de julho, com foco em datas importantes como a Black Friday e o Natal

Apesar das boas projeções traçadas para a indústria no começo do ano, o setor ainda não performou como o esperado. Dados da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), divulgada no começo de julho pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), revelam que a produção da indústria brasileira caiu 0,9% em maio ante abril. Em um cenário desafiador, é preciso pensar em estratégias que reflitam em uma melhora nos resultados. 

“Tradicionalmente, o segundo semestre oferece boas oportunidades pelas fortes datas comerciais para o varejo como Black Friday e Natal, o que impacta a produção industrial. Algumas práticas são decisivas para alavancar as vendas, o que requer avaliação e investimento em treinamento e tecnologia”, analisa André Correa, Diretor Comercial da Trademaster, fintech que potencializa as vendas de grandes indústrias e distribuidores ao varejo,

A seguir, o especialista apresenta seis formas de impulsionar os resultados das equipes comerciais e aumentar o volume de pedidos da indústria. Confira!

1 – Investir em treinamento em vendas e negociação para a  equipe

Treinamentos regulares para a equipe comercial, focando em técnicas de vendas, conhecimento de produtos e habilidades de negociação devem ser uma prática constante. “É importante criar mecanismos de incentivos, com recompensas claras e atrativas, para motivar os colaboradores a atingirem e superarem as metas”, explica.

2 – Conhecer profundamente o mercado em que você atua e suas lacunas de oportunidade

Cada vez mais a análise de dados torna-se imprescindível na rotina dos profissionais de vendas. Conhecer o potencial do seu mercado, monitorar os clientes atendidos , sua recorrência e o churn, irá orientá-lo onde alocar seus esforços  , bem como campanhas promocionais e incentivos. Utilize ferramentas que possam levar esta informação em real time na mão do seu vendedor.

3 – Foco na qualidade dos produtos

A qualidade de um produto é um dos fatores que mais geram impacto na decisão de compra, independentemente do segmento. Na indústria, além de seguir as normas que fiscalizam a produção, deve-se ir mais longe, oferecendo um controle rigoroso em todos os processos. “Invista em tecnologia, profissionais capacitados e em insumos de alto nível para assegurar que o resultado ao final da linha de produção atenda ou supere as expectativas”, ensina o diretor.

4 – Pesquisar e compreender profundamente seu mercado

Cada vez mais a análise de dados torna-se imprescindível na rotina dos profissionais de vendas. Conhecer o potencial do seu mercado, monitorar os clientes atendidos, sua recorrência e o churn, irá orienta-lo onde alocar seus esforços, bem como campanhas promocionais e incentivos. Utilize ferramentas que possam levar esta informação em real time na mão do seu vendedor.

Faça pesquisas contínuas de satisfação, análise de feedbacks e estudos de comportamento dos varejistas e distribuidores pode indicar caminhos para melhorar a oferta. “Estas práticas geram economias em outros setores, como nas ações de marketing e manutenção do relacionamento com os clientes. A participação em feiras e fóruns nacionais e internacionais também podem trazer novas visões, tendências e tecnologias que ajudarão a entender as necessidades do mercado”, recomenda Correa.

5 – Oferecer descontos para incremento do volume de vendas e mix de produtos.

Uma das formas de potencializar as vendas é com o aumento de drop size. “Crie faixas de desconto progressivas que incentivem os clientes a comprar ,  maiores quantidades e variedades de skus. Lance promoções sazonais temporárias, que ofereçam melhores condições para compras maiores em períodos específicos e crie pacotes de produtos que ofereçam um valor agregado quando comprados em combos personalizados”, indica o diretor. 


6 – Investir na oferta de mais prazo para pagamento

O prazo de pagamento costuma ser uma das dores principais dos clientes de indústrias. Em geral, prazos menores comprometem o fluxo de caixa de varejistas e distribuidores, porque isso significa que há menos tempo disponível para vender os itens e obter lucro. Nesse contexto, uma forma de fidelizar o público envolve oferecer prazos mais elásticos para o pagamento das compras. Isso permitirá que os lojistas, por exemplo, equilibrem melhor as entradas e saídas financeiras de seus negócios. “Com mais tempo para pagar, os lojistas realizam compras mais elaboradas. Atualmente o mercado conta com fintechs que facilitam essa operação”, acredita Correa. 


7 – Avaliar a eficiência da jornada no pós-vendas 

O relacionamento com o cliente não deve se encerrar após a conclusão da venda — e isso também vale para a indústria. Tenha uma equipe responsável por entrar em contato com cada tomador de decisão para assegurar uma boa experiência da compra até o recebimento dos pedidos. “Confira se todos os itens chegaram adequadamente, se houve dificuldades e se todas as expectativas foram atendidas. Utilize essas informações para fortalecer suas estratégias e garantir resultados melhores”, encerra Correa.



Sobre a Trademaster:
No mercado desde 2015, a Trademaster é uma fintech que potencializa as vendas de grandes indústrias e distribuidores para pequenos e médios varejistas.  Em oito anos de mercado, transacionou mais de R$ 35 bilhões e ultrapassou a marca de 270 mil operações mensais. Com 200 indústrias e distribuidores conveniados e mais de 1 milhão de varejistas cadastrados, utiliza dados e inteligência comercial, a partir do uso intensivo de IA e machine learning, para desenvolver modelos proprietários de serviços financeiros, assumindo em 100% o risco das operações. Acesse o site clicando aqui

Related posts
MarketingTecnologiaVendas

Funcional Health Tech leva para Abrafarma tecnologia que usa IA para otimizar estoques, evitar rupturas e maximizar vendas das farmácias

3 Mins read
Fidelize Transfer Order garante uma experiência de compra facilitada para mais de 50 mil PDVs físicos e digitais em todo o Brasil…
BusinessVendas

Solução otimiza operações de corretoras de seguros e ajuda a alavancar vendas

2 Mins read
O sistema Gestor, da Agger, permite gerir e automatizar os processos em uma única plataforma Pensando em otimizar os sistemas de gestão…
BusinessTecnologiaVendas

Com alta na venda de carros elétricos no Brasil, cotações de seguros têm salto de 800%

2 Mins read
Somente em maio deste ano, foram realizadas 84 mil cotações desta categoria Dados coletados pela Agger, parceira de corretores com a maior plataforma…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.