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Tecnologia

Conheça 5 soluções que estão revolucionando os meios de pagamento no Brasil 

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Novos meios de pagamento têm crescido constantemente no Brasil, especialmente os digitais. O Banco Central (BC) está atualmente testando o Drex, uma nova moeda digital brasileira que funciona como uma versão virtual do Real. Contudo, a verdadeira revolução nos pagamentos digitais no País começou com o Pix. No terceiro trimestre de 2023, o meio de pagamento representou 39% do total de transações no Brasil, de acordo com dados do BC.

Pensando nisso, separamos 5 empresas que estão revolucionando os meios de pagamentos nacionais. Confira:


Transfeera – Pagamento Via PIX com QR Code

Transfeera, fintech especializada em soluções de pagamento para empresas, vem crescendo em mais de 100% ano a ano, disponibilizando aos seus clientes tecnologias avançadas para processamento de transações e validação de dados bancários. Trabalhando dessa forma, movimentou quase R$ 19 bilhões no ano passado. Também registrou  mais de 43 milhões de transações no mesmo período.

Entre as suas ofertas estão boletos com QR Code, pagamentos e recebimentos via Pix, centralizando todas as movimentações financeiras (entrada e saída de dinheiro). Recentemente, a Transfeera recebeu autorização do Banco Central para operar como Instituição de Pagamento e foi adquirida pela Pay Retailers, empresa referência em pagamentos na América Latina.

Fundada em Joinville (SC) em 2017 por Fernando Nunes e Guilherme Verdasca, a empresa conta atualmente com Nunes como CEO. Além de cofundador, Nunes é especialista em meios de pagamento, Pix, Open Finance, mercado financeiro e o futuro dos pagamentos, abrangendo todo o segmento. 



Trademaster : Meio de Pagamento para Indústria Vender Mais

A Trademaster funciona como intermediária no pagamento do varejo à indústria. A fintech disponibiliza sua inteligência comercial para que a indústria consiga vender com mais prazo e limite para o varejo pagar.  Após ter superado a marca de R$ 35 bilhões transacionados, a empresa quer apoiar o setor industrial a ir além, ao oferecer inovação com inteligência em dados para maximizar as vendas em condições facilitadas de pagamento, de forma rentável e com  risco reduzido. Com quase nove anos de mercado, a Trademaster conta com a chancela dos bancos Sofisa e BV como sócios e recebeu em 2022 um FIDIC de até R$ 250 milhões da IFC. A empresa tem contribuído para uma melhora significativa de indicadores importantes de seus clientes, como crescimento do market share e do ticket médio, ampliação da distribuição numérica, incremento do drop size, aumento da rentabilidade, redução da inadimplência e do DSO (prazo médio de recebimento das vendas). 

Com mais de 200 indústrias e distribuidores conveniados e mais de 1 milhão de varejistas cadastrados na plataforma, a scale-up utiliza IA e machine learning para fornecer inteligência comercial e desenvolver modelos proprietários de crédito.


GeruPay: BNPL – Buy Now Pay Later sigla para “Compre Agora, Pague Depois” – Meio de Pagamento para quem não tem cartão ou tem pouco limite liberado)

Geru, fintech da Open Co,  está avançando na oferta de BNPL (Buy Now Pay Later, sigla em inglês para “Compre agora, pague depois”) por meio da solução de pagamento GeruPay. A empresa visa atender um público que deseja parcelar sua compra mas ou não tem cartão de crédito, ou tem mas não tem limite suficiente para a compra. “O Brasil é um país no qual 60% das pessoas não têm cartão de crédito. Entre os que têm, cerca de 34% têm limites abaixo de R$1.400,00. Para este público, o parcelado sem cartão, por exemplo, é extremamente relevante, razão pela qual lançamos o GeruPay, nossa solução de BNPL”, afirma Francisco Ferreira, CPO/CTO da Open Co. O potencial de mercado da Geru é gigante. Dados de uma pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva revelam que 69% da população pertence às classes C e B, sendo a última responsável por 36% do potencial de consumo no país. A renda média familiar neste recorte está entre R$ 3 mil e R$ 10 mil.

CartpandaPay: Pagamento de Compras Internacionais

Cartpanda é uma startup criada em 2020 com o foco de atender empreendedores que atuam com e-commerce e oferece uma solução completa para a criação e gerenciamento de lojas virtuais, também auxiliando os lojistas nas vendas ao fornecer a melhor experiência de compras. Com clientes como: Pantys, Zissou, no último ano a plataforma cresceu 50% e fechou com R$ 50 milhões de faturamento. 

Com foco em promover soluções completas para o e-commerce, lançou o Cartpanda Global, funcionalidade cujo objetivo é facilitar vendas internacionais,auxiliando lojistas a expandir seus negócios para qualquer lugar do mundo e receber diretamente do Cartpanda Pay – um gateway de pagamento próprio da plataforma com tecnologia multi-adquirente que garante mais de 90% dos pagamentos aprovados. Complementar a estes recursos, lançou o Checkout de 1 clique, solução que permite que as compras sejam finalizadas em menos de 10 segundos. 

A startup oferece aos lojistas um ecossistema completo em um único lugar, auxiliando os empreendedores a escalar seus negócios e a inovar no setor. Diante disso, a empresa se tornou a primeira plataforma a oferecer esse tipo de serviço no país. 


Cielo: Solução de Pagamento para o dia a dia do empreendedor

Empresa referência em meios de pagamento, a Cielo acumulou, em 2023, mais de 8 bilhões de transações e tem utilizado dados para evoluir em produtos e melhorar a experiência e a satisfação dos varejistas. Para tanto, a Cielo possui soluções tecnológicas que auxiliam a identificar padrões de consumo e realizar análises preditivas que antecipam necessidades do mercado. Dentre elas, o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) monitora mensalmente a evolução do varejo brasileiro em 18 setores.

Outra importante frente que a empresa está investindo é no uso da Inteligência artificial para redefinir o padrão de excelência, antecipar necessidades dos consumidores e otimizar operações. A tecnologia já está revolucionando várias frentes na Cielo. Na oferta de produtos, a companhia utiliza IA para personalizar ofertas e prever problemas em maquininhas, aumentando a produtividade e a satisfação dos clientes. No monitoramento, uma ferramenta de Machine Learning identifica padrões de transações e anomalias rapidamente. Já no atendimento, a combinação de URA e bots transforma a experiência do cliente, utilizando linguagem natural e respostas contextualizadas para tornar o atendimento mais acolhedor e eficiente.

Por fim, a empresa também é responsável por publicar periodicamente pesquisas que retratam os hábitos do varejo brasileiro. A mais recente, realizada em parceria com a Expertise/Opinion Box, mostrou, por exemplo, que o Pix já se consolidou como uma das principais formas de pagamento, sendo uma das mais utilizadas tanto nas vendas presenciais quanto nas vendas não presenciais. Além disso, mais de 50% dos varejistas costumam incentivar com descontos o pagamento com Pix. Em relação aos novos canais de venda, 81% dos lojistas já realizam transações via WhatsApp e 65% pelas redes sociais, mesmo entre os comerciantes que possuem loja física. 

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