Dados são do Brand Footprint, levantamento elaborado pela Kantar
POR: Barbara Cassia – AD Comunicação & Marketing
Na hora de encher o carrinho de compras, a preferência dos consumidores pelas marcas varia entre as regiões do Brasil. O novo levantamento Brand Footprint, da multinacional de painéis de consumo Kantar, mostrou que a Coca-Cola e a Ypê são as marcas que aparecem mais vezes entre as primeiras posições dos rankings locais. A Coca-Cola é líder de escolhas na Grande Rio de Janeiro e na região Sul, onde tem 92,9% de penetração nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Na região Nordeste é a 12ª marca preferida, com 73,4% de penetração nos lares. “Mesmo com as diferenças regionais, a Coca-Cola é a marca mais escolhida no Brasil e no mundo de acordo com o levantamento geral”, analisa Giovanna Fischer, Diretora de Marketing e Consumer Insights da Kantar.
A Ypê é a principal escolha dos consumidores no interior de São Paulo, no leste + interior do Rio de Janeiro e na região Centro-Oeste, onde já foi comprada ao menos uma vez em 97,5% dos lares no ano de 2018. Na Grande São Paulo e na Grande Rio de Janeiro aparece em sexto e oitavo lugar, respectivamente.
Na Grande São Paulo, a Italac é a marca mais escolhida pelos consumidores com 90,7% de penetração nos lares. Em seguida, vem a Panco com 88,1% e a Coca-Cola com 84,3%.
Posição | Marca | Domicílios comprando ao menos uma vez (penetração) | Escolhas do consumidor (frequência) | Atos de Compra (consumer reach points[1]
– milhões) |
1 | Italac | 90,7% | 9,1 | 64,0 |
2 | Panco | 88,1% | 8,7 | 60,0 |
3 | Coca-Cola | 84,3% | 9,3 | 55,0 |
4 | Tang | 79,4% | 9,0 | 51,0 |
5 | Aurora | 89,0% | 7,5 | 49,0 |
6 | Ypê | 91,5% | 6,4 | 49,0 |
7 | Vigor | 88,7% | 8,0 | 49,0 |
8 | Adria | 89,7% | 6,9 | 47,0 |
9 | Sadia | 86,0% | 7,2 | 45,0 |
10 | Qualy | 81,5% | 6,3 | 36,0 |
Fonte: Relatório Brand Footprint da Kantar;
No interior do estado, a Panco, criada na Zona Leste da capital paulista, também é popular nas prateleiras e tem 82,3% de penetração, enquanto na região Sul tem apenas 10,6% de presença. A Marilan, que tem sede na cidade interiorana de Marília, se manteve na sétima posição com 76,5% de penetração no Interior de São Paulo. Na Grande Rio de Janeiro, a marca aparece com 52,7% de penetração.
Posição | Marca | Domicílios comprando ao menos uma vez (penetração) | Escolhas do consumidor (frequência) | Atos de Compra (consumer reach points[2]
– milhões) |
1 | Ypê | 95,8% | 8,5 | 72,0 |
2 | Coca-Cola | 87,1% | 10,6 | 68,0 |
3 | Panco | 82,3% | 7,7 | 52,0 |
4 | Italac | 82,3% | 7,3 | 50,0 |
5 | Tang | 74,9% | 7,8 | 43,0 |
6 | Piracanjuba | 79,3% | 5,8 | 37,0 |
7 | Marilan | 76,5% | 5,8 | 35,0 |
8 | Colgate | 80,3% | 5,2 | 32,0 |
9 | Nescau | 74,1% | 5,4 | 30,0 |
10 | Vigor | 75,1% | 5,6 | 30,0 |
Fonte: Relatório Brand Footprint da Kantar;
[1] Penetração: % de domicílios que compram a marca ao menos uma vez
² Consumer Reach Points (CRP) é a métrica da Kantar para classificar as marcas de maior sucesso através do número de vezes que elas são escolhidas pelos consumidores durante o ano.
A Maratá é a marca preferida no Nordeste e chega a 80% dos lares locais. Enquanto na Grande SP e na Grande RJ, ela apresenta 23,8% e 13% de penetração, respectivamente. A pernambucana Vitarella vem na segunda posição regional e, em 2018, foi comprada ao menos uma vez em 71,7% dos lares. As locais Fortaleza e Richester também se mantêm relevantes no ranking. A primeira tem 74,4% de penetração e a segunda, 65,4%.
Posição | Marca | Domicílios comprando ao menos uma vez (penetração) | Escolhas do consumidor (frequência) | Atos de Compra (consumer reach points[3]
– milhões) |
1 | Maratá | 80,0% | 10,4 | 174,0 |
2 | Vitarella | 71,7% | 11,3 | 170,0 |
3 | Ypê | 86,4% | 7,6 | 121,0 |
4 | Colgate | 94,0% | 7,8 | 117,0 |
5 | Soya | 92,2% | 7,5 | 107,0 |
6 | Fortaleza | 74,4% | 6,9 | 91,0 |
7 | Santa Clara | 70,2% | 7,6 | 84,0 |
8 | Deline | 67,4% | 7,8 | 81,0 |
9 | Italac | 81,7% | 5,7 | 77,0 |
10 | Nissin | 76,0% | 6,5 | 76,0 |
Fonte: Relatório Brand Footprint da Kantar;
3 Consumer Reach Points (CRP) é a métrica da Kantar para classificar as marcas de maior sucesso através do número de vezes que elas são escolhidas pelos consumidores durante o ano.
Na região Centro-Oeste, as locais Piracanjuba, Italac e Mabel, todas com mais de 80% de penetração, dividem o Top10 das marcas preferidas com as consolidadas Ypê, Coca-Cola, Colgate, Omo, Itambé, Nissin e Tixan. Os destaques locais ficam por conta da Nestlé, que ganhou 12,2 pontos percentuais de penetração, e a Minuano com crescimento de 9,8 pontos percentuais nos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Posição | Marca | Domicílios comprando ao menos uma vez (penetração) | Escolhas do consumidor (frequência) | Atos de Compra (consumer reach points[4]
– milhões) |
1 | Ypê | 97,5% | 11,0 | 63,0 |
2 | Coca-Cola | 92,9% | 12,4 | 51,0 |
3 | Piracanjuba | 91,2% | 8,6 | 39,0 |
4 | Italac | 88,6% | 8,9 | 38,0 |
5 | Colgate | 87,8% | 6,8 | 28,0 |
6 | Omo | 85,0% | 6,8 | 26,0 |
7 | Mabel’s | 81,7% | 6,3 | 25,0 |
8 | Itambé | 78,8% | 8,2 | 24,0 |
9 | Nissin | 75,8% | 6,4 | 22,0 |
10 | Tixan | 78,6% | 5,3 | 19,0 |
Fonte: Relatório Brand Footprint da Kantar;
Na Grande Rio de Janeiro, a Coca-Cola é líder, seguida pela carioca Piraquê, que tem 97,1% de penetração. No leste + interior do Rio de Janeiro, a presença dos produtos da marca cai para 45,8% e, no Centro-Oeste, para 6,7% de penetração. A gaúcha Elegê é a quarta marca mais escolhida pelos consumidores da região e tem 94,8% de penetração. Enquanto na região Sul fica na 11ª posição do ranking com 60% de presença nos lares.
Posição | Marca | Domicílios comprando ao menos uma vez (penetração) | Escolhas do consumidor (frequência) | Atos de Compra (consumer reach points[5]
– milhões) |
1 | Coca-Cola | 90,8% | 15,5 | 64,0 |
2 | Piraquê | 97,1% | 10,6 | 53,0 |
3 | Qualy | 94,0% | 10,9 | 46,0 |
4 | Elegê | 94,8% | 8,7 | 36,0 |
5 | Perdigão | 93,8% | 8,0 | 36,0 |
6 | Seara | 89,8% | 7,3 | 31,0 |
7 | Sadia | 91,3% | 6,5 | 29,0 |
8 | Ypê | 90,3% | 5,7 | 26,0 |
9 | União | 91,3% | 6,3 | 26,0 |
10 | Soya | 89,4% | 5,8 | 24,0 |
Fonte: Relatório Brand Footprint da Kantar;
4 Consumer Reach Points (CRP) é a métrica da Kantar para classificar as marcas de maior sucesso através do número de vezes que elas são escolhidas pelos consumidores durante o ano.
Depois da dupla Ypê e Coca-Cola, a mineira Itambé completa o Top3 e, com crescimento de 6,3 pontos percentuais de penetração, é preferência certa em 85,9% das oportunidades de compra na região leste + interior do Rio de Janeiro. No Centro-Oeste, a marca tem boa presença com 78,8% de penetração e, no Nordeste, 68,6%. O ranking regional segue com outras duas marcas de Minas Gerais: Santa Amália e Vilma. Elas têm 89,2% e 71,6% de penetração nos lares, respectivamente.
Posição | Marca | Domicílios comprando ao menos uma vez (penetração) | Escolhas do consumidor (frequência) | Atos de Compra (consumer reach points[6]
– milhões) |
1 | Ypê | 92,2% | 8,6 | 83,0 |
2 | Coca-Cola | 85,2% | 10,9 | 76,0 |
3 | Itambé | 85,9% | 9,2 | 66,0 |
4 | Santa Amália | 89,2% | 7,3 | 60,0 |
5 | Vilma | 71,6% | 8,7 | 56,0 |
6 | Colgate | 89,7% | 6,1 | 46,0 |
7 | Aymore | 66,2% | 6,8 | 40,0 |
8 | Marilan | 81,2% | 5,5 | 40,0 |
9 | Qualy | 79,6% | 6,0 | 39,0 |
10 | Cemil | 57,4% | 7,0 | 35,0 |
Fonte: Relatório Brand Footprint da Kantar;
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[1] Penetração: % de domicílios que compram a marca ao menos uma vez
² Consumer Reach Points (CRP) é a métrica da Kantar para classificar as marcas de maior sucesso através do número de vezes que elas são escolhidas pelos consumidores durante o ano.
[3] Consumer Reach Points (CRP) é a métrica da Kantar para classificar as marcas de maior sucesso através do número de vezes que elas são escolhidas pelos consumidores durante o ano.
[4] Consumer Reach Points (CRP) é a métrica da Kantar para classificar as marcas de maior sucesso através do número de vezes que elas são escolhidas pelos consumidores durante o ano.