Uma das empresas pioneiras de Santa Catarina em gestão e comercialização de energia no mercado livre, a Vektor Energia, com sede em Joinville, compartilhou recentemente os primeiros resultados da migração do Resort Ponta dos Ganchos, localizado em Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, do mercado cativo para o ambiente de contratação livre. O empreendimento, que já possui tradição em sustentabilidade e no zelo pela experiência de alto valor agregado aos hóspedes, optou por adquirir energia limpa e renovável por meio da parceria firmada com a Vektor, garantindo uma redução de 38% nos custos de energia e evitando a emissão de 50 toneladas de CO₂. Os resultados são equivalentes à conservação de pelo menos 140 árvores.
A Vektor apresentou ao Resort Ponta dos Ganchos alternativas de compra de energia de produtores de energia eólica, solar e de pequenas centrais hidrelétricas, além das suas soluções exclusivas de gestão, como a plataforma Insight Energy.
De acordo com Júlio Jost, diretor do resort, a parceria com a Vektor permitiu o alinhamento das operações com práticas mais sustentáveis, além de agregar benefícios econômicos. “Acredito que a parceria vai nos trazer muitas coisas boas no futuro; o setor de energia está crescendo bastante, e vamos crescer juntos”, destacou o executivo, reforçando a importância da busca por alternativas sustentáveis no setor hoteleiro.
Para o CEO da Vektor, Sandro Bittencourt de Souza, “o Ponta dos Ganchos Exclusive Resort encontrou no mercado livre de energia a chave para uma operação mais sustentável e econômica”. “Com essa parceria, unimos eficiência e consciência ambiental, reforçando o compromisso com o planeta e com os hóspedes do resort”, finaliza Sandro.
71% das empresas brasileiras adotam práticas ESG
A adoção de práticas de sustentabilidade pelas empresas no Brasil registrou um avanço significativo no último ano, segundo o estudo “Panorama ESG 2024″, divulgado pela Amcham Brasil, durante o Fórum ESG, em São Paulo.
A pesquisa, que contou com 687 respondentes, indica um crescimento de 24% na curva de adoção de práticas de ambientais, sociais e de governança (ESG) em relação ao levantamento ocorrido em 2023. Ao todo, 71% das empresas participantes indicaram estar no estágio – inicial (45%) ou avançado (26%) – de implementação de práticas ESG.