Médico e empreendedor compartilha insights sobre como se destacar em um mercado promissor
Empreender no setor de saúde é uma excelente oportunidade para quem busca segurança financeira, alto potencial de crescimento e um mercado cada vez mais promissor. A demanda por serviços de saúde continua em crescimento, impulsionada por fatores como o envelhecimento da população, o aumento da conscientização sobre o bem-estar e a busca por soluções mais acessíveis e de qualidade. Prova disso são os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de saúde, beleza e bem-estar foi um dos com maior faturamento no terceiro trimestre de 2024, com um crescimento de 12,7% e um faturamento total de mais de R$ 16 MM.
Antônio Carlos Júnior, médico e sócio fundador da Cia do Médico, franquia de consultórios e medical center focada em serviços de saúde low-cost, destaca 7 dicas para quem planeja investir no setor de saúde em 2025.
1 – Entenda o mercado: “Pesquise tendências, necessidades e concorrentes. Identifique nichos não atendidos e implemente ou opte por algo que está transformando o setor”, afirma o médico empresário.
2 – Inovação: “O dinheiro mora no problema, portanto crie serviços que solucionam problemas reais dos pacientes”, ressalta Antônio.
3 – Desenvolva uma equipe competente: “Contrate profissionais qualificados, de confiança e que vão agregar ao seu negócio. Além disso, ofereça treinamento e estudos contínuos”, salienta o empresário.
4 – Planeje com antecedência: “Desenvolva um plano de negócios sólido e flexível. Avalie os riscos, os ganhos e tenha um capital de giro capaz de suprir o início da sua empresa”, diz Antônio Carlos.
5 – Busque conhecimento: “Procure orientação de especialistas e empreendedores experientes na área, faça mentorias, participe de palestras e fóruns, para ficar por dentro do mercado”, conta o médico empreendedor.
6 – Apaixone-se pelo processo: “Se apaixone pelo processo, pois a ansiedade de chegar no resultado pode te estagnar e gerar procrastinação. Portanto, apaixone-se por todas as etapas, durante a construção até o crescimento da sua empresa”, sugere o empreendedor na área de saúde.
7 – Tenha um padrão de qualidade: “De nada vai adiantar você seguir todas as etapas citadas anteriormente se não tiver qualidade nos serviços, ou seja, seu sucesso e o da empresa dependem de todos os detalhes. Ofereça excelência e cuidado com os detalhes desde a marcação das consultas até o pós-atendimento. Lembre-se, a qualidade também gera credibilidade”, finaliza Dr. Antônio.
Sobre a Cia do Médico:
Fundada em 2020, a Cia do Médico é uma rede de clínicas médicas que tem em seu core business um modelo de programa de acompanhamento médico acessível, além de consultas e exames avulsos. A marca conta com um programa de acompanhamento anual por (R$ 90,00/mês), com uma junta de médicos de referência com 5 especialidades sem custo adicional, além de mais de 30 especialidades disponíveis na rede. Com quatro unidades no Rio de Janeiro, a marca acaba de estrear no sistema de franchising oferecendo dois modelos de franquia: a light, para espaços com até 600 m² e a full ou unidades medical center, com até 2mil m².