
Para Flávia Morizono, diretora de operações da agência Joia, a data é oportuna para ativações criativas e de fácil execução para encantar o público-alvo
Como toda data comemorativa, o Dia Internacional da Mulher, instituído em 8 de março, traz uma oportunidade única para o varejo e as marcas se conectarem com seu público. É momento de usar e abusar da criatividade, para reforçar os valores da empresa, criar proximidade com clientes e gerar engajamento. “As marcas que fazem isso bem conseguem muito mais do que um aumento de vendas. Elas constroem conexão que gera fidelização e defensores de seus produtos e serviços”, observa Flávia Morizono, diretora de operações e planejamento da agência Joia – Experiências que Transformam.
O dia e o mês dedicados às mulheres são oportunos para empresas e varejistas reforçarem a visibilidade de marcas e portfólio, seja promovendo celebrações, campanhas publicitárias que refletem o significado da data, ativações nos pontos de venda que sirvam de gatilho para consumo (como distribuição de brinde e lançamento de uma edição limitada) e até experiências digitais.
A executiva ressalta que para uma ação de live marketing atender as expectativas é importante que as marcas saibam se posicionar de forma autêntica e estratégica. “O segredo está em entender o contexto e a relevância da data para as consumidoras”, afirma Flávia.
Pequenas ações, grandes resultados – Ações simples e criativas, de rápida execução, que proporcionem experiências memoráveis, podem gerar resultados muito além do esperado, segundo a diretora da Joia. Ela cita algumas dicas para não deixar o Dia da Mulher passar em branco:
● Caixa surpresa para clientes VIPs: Uma experiência personalizada enviada diretamente para a cliente, contendo, por exemplo, produtos exclusivos ou vouchers alusivos à data.
● Desafio interno com prêmios: No endomarketing, um quiz ou desafio temático pode envolver os colaboradores de forma divertida, gerando engajamento e reforçando a cultura da empresa.
● Experiência digital interativa: Um filtro para redes sociais, um quiz temático ou até uma campanha com conteúdo gerado pelo usuário podem ser feitos de maneira rápida e com grande impacto.
● Ativação no ponto de venda ou no escritório: Uma personalização temporária do espaço físico na loja ou na empresa, homenageando as mulheres, a importância do seu papel e suas conquistas na sociedade, pode proporcionar uma experiência diferente para as clientes e colaboradoras.
“Uma boa ativação pode ir muito além do esperado ao transformar um simples brinde ou ação interna em algo que realmente impacte as pessoas e fortaleça a relação delas com a marca” conclui Flávia.