[radio_player id="1"]
Eventos

Projeto Itinerante do Museu dos Brinquedos chega ao Mineirão em julho

6 Mins read
Exposição, oficinas e atrações culturais para crianças e adultos ocupam o Museu Brasileiro do Futebol de 12 de julho à 22 de agosto

POR: ETC COMUNICAÇÃO

O Projeto Itinerante do Museu dos Brinquedos busca ampliar o acesso do público à cultura e educação ocupando diferentes espaços de Belo Horizonte. O próximo destino que recebe a programação gratuita e diversificada que envolve exposição, brincadeiras, oficinas, cursos de formação e atrações culturais é o Museu Brasileiro do Futebol, localizado no Mineirão (Av. Coronel Paschoal s/n – Pampulha). A itinerância do Museu dos Brinquedos ficará no estádio entre os dias 12 de julho e 22 de agosto e conta com o apoio cultural do Museu Brasileiro do Futebol, do Mineirão e do Movimento BH pela Infância e o patrocínio das GASMIG, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Umas atrações que estará acessível ao público é a Exposição “Tempo Será – histórias e memórias do brincar”. A mostra apresenta 150 brinquedos de diferentes épocas e culturas que contam a história da sociedade, valorizando a importância do brincar e ressignificando o consumo de brinquedos.

A exposição poderá ser visitada de terça à sexta-feira, de 9 às 17 horas, e aos sábados e domingos, de 9 às 13 horas. Os horários estão sujeitos a alterações devido a jogos e eventos no Mineirão. As visitas serão conduzidas por educadores do Museu dos Brinquedos. As visitas em grupo devem ser agendadas pelos telefones 99953 6020 e 3261 03992.

O Mineirão também receberá as Oficinas de Construção de Brinquedos, que estimula crianças a montar, com criatividade e diversão, brinquedos a partir de materiais reciclados e de baixo custo, e ainda o Espaço de Brincadeiras, onde as crianças poderão conhecer a diversão em brinquedos de antigamente, como perna de pau, perna de lata, pula corda, elástico, amarelinha, peteca, Cama de Gato, Jogo da Velha, Futebol de prego, jogos de tabuleiros e outras brincadeiras coletivas. Tudo gratuito e conduzido pela equipe do Museu dos Brinquedos.

Programação cultural

Para valorizar a cultura lúdica da infância e o contato com a música e a literatura, o Projeto Museu Itinerante do Museu dos Brinquedos apresentará para crianças e suas famílias atrações culturais nos finais de semana, de 11 às 12 horas. As apresentações têm entrada gratuita, sem a necessidade de retirada de ingresso e estão sujeitas à lotação.

Abrindo o projeto, no dia 13 de julho (sábado), o Grupo Coração Palpita apresenta um espetáculo musical brincante e interativo que diverte crianças e adultos. O show do dia 21 de julho (domingo) fica por conta de Paulinho Polika, com a apresentação de Marionetes Espetaclim. Na semana seguinte, o Grupo Casa de Lua apresenta o espetáculo brincante Bonequinha Preta, no dia 28 de julho (domingo), e a programação se encerra com a apresentação Quintal de Gegê, no sábado, dia 03 de agosto.

Atividades Formativas

O Museu Brasileiro do Futebol recebe ainda cursos e atividades formativas voltados para educadores, pais, familiares e a comunidade em geral, visando não só a diversão, mas também contribuir com formação cidadã. Os interessados poderão se inscrever gratuitamente pelo link http://bit.ly/4cursoformacaomuseu. As vagas são limitadas.

No dia 07 de agosto (quarta-feira), de 14 às 17 horas, será realizada a “Oficina Vivências lúdicas: o despertar do ser brincante”. A oficina tem como objetivo a reflexão sobre o universo lúdico infantil por meio de jogos, brincadeiras, música, ritmo do movimento corporal e da construção de brinquedos. O conteúdo da oficina permite a educadores e demais interessados a busca de novas formas educativas para incentivar o desenvolvimento da infância de forma plena.

A atividade será ministrada por Rodrigo Libanio Christo, grande defensor da infância, educador e brincante há mais de quarenta anos. Idealizador do projeto Voluntários Brincantes, possui um canal no YouTube que reúne brincadeiras, canções tradicionais da cultura popular e seus jogos educativos confeccionados com material reaproveitado.

No dia 08 de agosto (quinta-feira) de 14 às 17 horas, será realizada a “Oficina Tempo da infância: o brincar como linguagem principal da criança”. A proposta da oficina é promover um diálogo sobre o tempo e o espaço do brincar na vida das crianças e os benefícios das atividades em grupo, na natureza e nos espaços públicos, destacando o papel da família e dos educadores na garantia de uma infância plena a partir da brincadeira.

A atividade será ministrada por Fernanda Clímaco, mestre em Educação, Gestão Social e Desenvolvimento Local pela UNA. Pedagoga, graduada na PUC/MG e especialista em Construtivismo e Educação na FLACSO/Argentina, em parceria com a UAM – Universidade de Madrid. Pós-graduada em Infância, Cultura e Práticas Formativas, na universidade FUMEC. Diretora da EPI – Escola de Professores da Infância.

No dia 12 de agosto (segunda-feira), de 14 às 17 horas, o Mineirão receberá a Oficina “Todas as infâncias: o pensar e o agir pela diversidade e por uma sociedade inclusiva”, ministrada pela escritora e ativista da inclusão Mariana Rosa. A oficina aborda a vulnerabilidade e a deficiência como características inerentes à natureza humana e convida ao reconhecimento e à valorização da diversidade para uma educação na perspectiva inclusiva. Incentiva um olhar sensível para a transformação da cidade em um espaço acessível para todas as infâncias.

Mariana Rosa é jornalista e escritora, graduada em Comunicação Social pela UFMG e pós-graduada em Responsabilidade Social pela PUC-Minas. É embaixadora mineira da ONG Prematuridade e facilitadora de grupos de acolhimento de famílias de pessoas com deficiência. Ativista da inclusão e autora do blog e do livro Diário da Mãe da Alice.

E no dia 13 de agosto (terça-feira) de 14 às 17 horas, acontece a última atividade formativa, a Oficina “A criança e a cidade: pela transformação do espaço urbano”, ministrada pela jornalista e ativista da infância Desirée Ruas. A oficina incentiva a reflexão sobre a forma como o espaço público dialoga com a infância e como deve ser uma cidade que entende as necessidades das crianças. Discute também as formas de mobilização para que a cidade seja interessante, acessível e segura para todas as crianças.

Desirée Ruas é graduada em Comunicação Social pela UFMG, especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade e multiplicadora em Educação para o Consumo. Jornalista e integrante do grupo de mobilização da Rede Brasileira Infância e Consumo – Rebrinc e do núcleo Aliança pela Infância em Belo Horizonte. É co-idealizadora do movimento BH pela Infância e ativista pelos direitos das crianças.

 

Projeto Itinerante do Museu dos Brinquedos no Museu Brasileiro do Futebol

 

Exposição “Tempo Será – histórias e memórias do brincar”, oficinas e brincadeiras:

– Terça à sexta-feira, de 9 às 17 horas, com permanência até as 17 horas*

– Sábados e domingos, de 9 às 13 horas, com permanência até as 13 horas*

*Horário sujeito a alteração devido a jogos e eventos no estádio

⏰ Período: 12 de julho a 22 de agosto

☎31 99953 6020 e 3261 03992

*visitas de grupo devem ser agendadas.

 

Atrações culturais – sempre às 11 horas

13/07 – sábado: Coração Palpita – Espetáculo musical

21/07 – domingo: Espetaclim – Espetáculo de Marionetes com Paulinho Polika

28/07 – domingo: Bonequinha Preta – Espetáculo brincante com Casa de Lua

03/08 – sábado: Quintal da Guegué – Espetáculo brincante

 

Atividades formativas – “Tempo da Infância – Encontros para pensar a criança”

Oficina 1: Vivências lúdicas: o despertar do ser brincante

Palestrante: Rodrigo Libanio Christo – educador, brincante e artista

07 de agosto – quarta-feira – de 14 às 17 horas

 

Oficina 2: Tempo da infância: o brincar como linguagem principal da criança

Palestrante: Fernanda Clímaco, pedagoga

08 de agosto – quinta-feira – de 14 às 17 horas

 

Oficina 3: Todas as infâncias: o pensar e o agir pela diversidade e por uma sociedade inclusiva Palestrante: Mariana Rosa, escritora e ativista da inclusão

Palestrante: Mariana Rosa, escritora e ativista da inclusão

12 agosto – segunda-feira – de 14 às 17 horas

 

Oficina 4: A criança e a cidade – A invisibilidade e os desafios da infância no espaço urbano

Palestrante: Desirée Ruas, jornalista e ativista da infância

13 agosto – terça-feira – de 14 às 17 horas

INSCRIÇÕES NO LINK: http://bit.ly/4cursoformacaomuseu

 

✉ Museu Brasileiro do Futebol – Mineirão – Av. Coronel Oscar Paschoal, s/n, – Pampulha, Belo Horizonte – MG

Informações: (31) 99953 6020 e 3261 03992

museudosbrinquedos.org.br

@museudosbrinquedos

Related posts
EventosGastronomia

Chef Aldo Teixeira prepara menu especial para comemorar o Dia das Mães

1 Mins read
O Dia das Mães será ainda mais especial com o menu dos restaurantes Forchetta D’Oro e La Terrina, criado especialmente para a…
Eventos

LATAM ativa experiências no Todo Mundo no Rio

1 Mins read
Quando a viagem é também musical Durante a noite que parou o Brasil, a LATAM levou experiências imersivas ao público, com ativações assinadas pela Jazz Side, agência referência em brand experience…
Eventos

Jackeline Lima, da LL Consultoria prestigia inauguração da loja Smart Colors em Niterói

1 Mins read
A empresária Jackeline Lima, à frente da LL Hub Empresarial (LL Consultoria), marcará presença na inauguração da loja Smart Colors, em Niterói….
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.

Deixe um comentário