Camila´s cativa público com sua brasilidade e é o restaurante com mais seguidores nas redes sociais
Comandado pelos brasileiros,Alex Alencar e Leonardo Charamba desde 2013, o Camila´s Restaurant é o mais tradicional restaurante brasileiro nos Estados Unidos. Atualmente, é também o mais admirado nas redes sociais. Só no Instagram, a rede possui a marca de 1 milhão de seguidores.
O sucesso nas redes sociais se deve ao desejo que as pessoas têm em conhecer o estabelecimento. “O Camila´s é considerado a embaixada do sabor brasileiro na Flórida e as redes sociais não poderiam ficar atrás. Devido ao fato do restaurante ser ponto de encontro de residentes, turistas e celebridades, focamos nas visitas que recebemos, nos eventos criados, e claro, nos pratos deliciosos que servimos todos os dias”, explica Charamba.
Hoje o engajamento da marca nas redes sociais é muito bem pensada tanto para quem já conhece e frequenta o restaurante, quanto para quem irá visitar algumas das unidades nas férias, por exemplo. O Facebook do estabelecimento é um pouco mais voltado para residentes e o Instagram para os turistas em geral. O Brasil representa 97% do público no Instagram, porém há muitos seguidores de outros países da América Latina como Argentina e Peru. O Camila´s tem a marca hoje de 1 milhão de seguidores e mais de 30 mil visitas ao perfil por semana, isso sem contabilizar quem visualiza as publicações pelo feed, onde o alcance passa de 200 mil pessoas. “Se somarmos nossos números anuais, temos mais de 1 bilhão de pessoas engajadas nas redes sociais, 340 grupos recebidos de brasileiros e sul-americanos e mais de 400 mil visitantes”, afirma o sócio.
Por ser referência para brasileiros, as ações pensadas para as redes sociais são voltadas para este público, mostrando que o restaurante é o local ideal para matar a saudade do sabor tão característico do Brasil. Outro chamariz positivo para a marca é a constante visita de celebridades e influenciadores digitais, tanto que é possível ver diversas crianças na porta do restaurante imitando a pose do seu influenciador preferido quando ele esteve em uma das nossas unidades. Hoje todos os visitantes sejam eles famosos, influenciadores ou pessoas comuns fazem questão de mostrar com orgulho que estão no restaurante.
O Camila’s é muito procurado por influenciadores devido à quatro fatores: tradição de 29 anos, sabor incomparável, localização privilegiada e grande visibilidade. “E nosso objetivo é sempre receber a todos muito bem e mostrar ao público quem passa pelo restaurante”, fala Charamba.
Devido à notoriedade nas redes sociais e a alta temporada, o Camila´s estima receber, diariamente, aproximadamente 4 mil pessoas na unidade de Orlando nos próximos dias. O buffet é repleto de comidas típicas, como feijoada, churrasco, vaca atolada com polenta frita, tutu à mineira e bobó de camarão, por exemplo. No Camila’s os clientes ainda encontram buffet variado, para se servir à vontade, com mais de 14 tipos de saladas, 12 opções de pratos quentes, carnes, grelhados, sobremesas, o nosso Guaraná, caipirinha e o famoso cafezinho brasileiro. A refeição custa U$ 14.95 por pessoa.
Com mais de 25 anos de história, a trajetória de sucesso começou em 1989, quando Manoel Briote e Brasília Briote fundaram o Camila´s Restaurant, em Miami. O paraibano Alex Alencar e o pernambucano Leonardo Charamba, atuais sócios no Camila’s, começaram suas histórias nos Estados Unidos como muitos brasileiros: em busca de uma oportunidade de emprego. Migraram para o país da América do Norte e o primeiro emprego de ambos por lá foi como ajudante de cozinha.
Em 1997, Leonardo começou a trabalhar como garçom na unidade de Orlando do Camila’s, inaugurada em 1994. Em 2000, decidiu voltar ao Brasil, mas não ficou no país muito tempo. Em 2003 retornou ao restaurante como chefe dos garçons. Dois anos depois, assumiu a gerência da unidade de Orlando, onde conheceu Alex, que também ganhava espaço e experiência na empresa ao longo dos anos. Em 2009, assumiram juntos a gerência da unidade de Orlando.
A surpresa mesmo veio em 2012, quando o fundador e proprietário da casa, o português radicado no Brasil, Manoel Briote, decidiu vender o negócio e não pensou em ninguém além da dupla. Desde a chegada dos brasileiros ao comando operacional do Camila´s, o restaurante cresceu 40%. A unidade de Miami, que começou com apenas cinco mesas, hoje tem capacidade para 250 pessoas, enquanto a de Orlando está preparada para receber até 550 pessoas. “Por mês, 85% dos clientes de Miami são brasileiros. Já na unidade de Orlando, na alta temporada, chegamos a receber 4 mil pessoas diariamente”, explica Alex Alencar.
Os sócios afirmam que o principal diferencial do Camila’s é a brasilidade do local, tanto que o restaurante foi apelidado de “embaixada”, por ser o ponto de encontro para os turistas e residentes brasileiros.
A programação das TVs do restaurante também é pensada para relembrar o Brasil, por isso, no Camila’s é possível assistir novela e futebol. E, para completar o clima, o restaurante promove mensalmente eventos com grupos de samba e pagode. “Por ser hoje o restaurante mais seguido nas redes sociais, visitar o Camila’s vai além de apreciar uma boa refeição, é uma experiência completa e uma visita obrigatória para quem visita Miami e Orlando”, contam os sócios.
A hospitalidade também é uma marca registrada do Camila’s. Com uma equipe composta, em sua maioria, de funcionários brasileiros, o time do Camila’s faz questão de ajudar os turistas.