Ascensão da cerveja artesanal traz novas tendências para o mercado cervejeiro no Brasil
POR: Marcela Meira – Notícia Expressa
Nos últimos 10 anos, o mercado de cervejas artesanais, impulsionado pelo aumento de interesse do consumidor, expandiu de forma bastante considerável. Esse rápido crescimento do setor obriga que seus empreendedores sejam cada vez mais criativos, lançando, dessa maneira, uma grande de variedade de produtos no mercado.
O brasileiro gosta de cerveja, isso é fato, tanto que há décadas essa bebida é a mais consumida no país. No entanto, segundo um levantamento feito pela Mintel (agência líder mundial em inteligência de mercado) divulgado em novembro de 2018, o consumidor de cerveja prefere qualidade à quantidade, sendo que 57% dos brasileiros afirmaram preferir beber cerveja mais cara, mesmo que em menor quantidade.
Por conta dessa migração, estão aparecendo no cenário da capital paulista os chamados Tasting Rooms, que são bares de degustação. Um exemplo deste novo modelo de mercado cervejeiro é a Dogma, uma das mais expressivas cervejarias do país, que construiu seu Tasting Room em 2017 no bairro de Santa Cecília. No local há diversas opções de cervejas fabricadas ali mesmo e distribuídas em 19 torneiras e 4packs, sendo que alguns rótulos são comercializados em sua loja virtual. O objetivo é permitir que o consumidor tenha acesso a cervejas exclusivas e possa degustar os rótulos.
Muito apreciada em âmbito nacional por suas cervejas altamente lupuladas e de personalidade marcante, a Cervejaria Dogma decidiu transformar seu modelo de tasting room em franquia, onde garante que os clientes sempre encontrarão qualidade, atendimento simpático e todas as cervejas produzidas pela marca. De acordo com Leonardo Satt, este modelo de negócio promete surpreender com um portfólio que se divide entre o fixo e o mutável. “Em um ano com o tasting room conseguimos faturar mais de R$1 milhão. Nossa capacidade instalada é de 3.500 litros e o faturamento é de R$180 mil por mês”, declara.
A paixão dos brasileiros por cervejas lupuladas ou com receitas especiais tem crescido cada vez mais, o que deu força à ideia de expansão dos empresários. “Muitas pessoas de várias regiões do país questionavam se tínhamos bares próprios em outros endereços, por isso sentimos que era o momento de nos lançarmos no franchising”, ressalta Bruno Moreno. No total, a marca investiu R$1,5 milhão para dar o pontapé inicial.
Além de uma geladeira repleta dos rótulos da marca, a proposta é replicar o projeto de um bar intimista, no qual o balcão é um destaque a parte, sendo o ambiente ideal para degustar as cervejas. A franquia nasce para apresentar um estilo de beber despretensioso, sem muitas formalidades, ideal para ir sozinho, a dois ou com a turma toda. É um modelo de negócio totalmente diferenciado, onde o simples e o descomplicado se sobressaem.
As torneiras engatadas terão menu mutável, já que faz parte da essência da marca criar novas receitas a todo momento. Serão comercializadas em copos de 180ml, 350ml e 510ml e os valores irão variar de acordo com o estilo do chope escolhido.
A marca espera inaugurar duas franquias até o fim de 2019 e mais seis até o final de 2020.“O franqueado terá condições comerciais de compra com um valor abaixo do mercado e auxílio nas ações de marketing”, explica Luciano Silva.
Juntamente com os acessórios, muito procurados pelos conhecedores e entusiastas da Dogma, a franquia também introduziu em seu menu comidas elaboradas e desenvolvidas exclusivamente pela marca. Também é possível realizar parcerias com food trucks, desde que fique clara a separação dos negócios.
A franquia, que vem para surpreender e gerar experiências etílicas únicas, contou com a Cherto, consultoria em franquias, formatação e expansão de negócios, que planejou e estruturou o modelo a ser lançado.
“Foi um prazer e uma honra para a equipe da Cherto trabalhar com a Dogma nesse projeto de desenvolvimento de rede de franquias e que envolve um segmento que vem crescendo cada vez mais: o de cervejas artesanais de alta qualidade”, declara Fernando Campora, Sócio-Conselheiro da Cherto.
A marca
A Dogma veio para ficar e expandir seu sucesso. Quando a empresa ingressou no mercado, logo no primeiro ano foi eleita a melhor cervejaria do país pelo portal Ratebeer, mundialmente conhecido como uma das principais plataformas sobre o assunto. A partir dali, recebeu mais dois títulos, sendo por três anos (2015, 2017 e 2018) a melhor cervejaria.
A empresa surgiu em 2015 e foi fundada por três amigos, que já tinham suas próprias marcas de cerveja, mas decidiram se juntar e criar uma só: Leonardo Satt (Prima Satt), Luciano Silva (Noturna) e Bruno Moreno (Serra de Três Pontas). A Dogma é resultado de um intercâmbio de conhecimentos desses três cervejeiros consagrados do mercado brasileiro.
Hoje, a marca possui mais de 150 rótulos que vão desde cervejas envelhecidas em barris de vinho até àquelas com ingredientes mais exóticos como cacau, manga, café, baunilha e tangerina. As latas, com ilustrações que beiram o lúdico, assim como seus nomes, conquistaram rapidamente a atenção do mercado.