POR: RS Comunicação
A Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho promove neste sábado, dia 5 de outubro, o Outubro Rosa no Parque Barigui, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica – Regional Paraná (SBCO), Fundação Athletico Paranaense e Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (Humsol).
O evento é a primeira ação oficial da nova gestão da SBCO-PR e tem como objetivo alertar sobre a importância da prevenção e a conscientização do diagnóstico precoce do câncer. O Outubro Rosa é uma campanha mundial realizada anualmente no mês 10, para conscientizar as mulheres a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade. A campanha é simbolizada pelo laço cor-de-rosa. “Vale sempre alertar que o câncer de mama é um tumor curável em mais de 90% dos casos descobertos em fase inicial”, declara o cirurgião e membro da SBCO-PR Luiz Antônio Negrão Dias.
Na ocasião os cirurgiões oncológicos Bruno Roberto Braga Azevedo, Raul Anselmi Junior, Luiz Antônio Negrão Dias, Audrey Tieko Tsunoda e Reitan Ribeiro estarão com os demais membros da Sociedade no mutirão organizado para atender a população e levar informação. O secretário Ney Leprevost e o governador Ratinho Junior também estarão presentes no evento. “É papel da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica apoiar toda e qualquer iniciativa que visa a prevenção de uma doença que acomete tantas mulheres em nosso país. Afinal, é através da informação que podemos mudar o cenário atual”, finaliza o doutor Luiz Antônio.
SERVIÇO – O Outubro Rosa no Barigui será das 9h às 16h, no estacionamento do Parque, entre o lago e a BR- 277. Durante todo o dia haverá a oferta de serviços gratuitos para a comunidade, com aferição de pressão, monitoramento de glicemia, informações sobre o controle da obesidade e do sobrepeso, além de distribuição de material informativo. Além disso, haverá um grande mutirão para atendimento jurídico e psicológico; espaço beleza com corte de cabelo e empréstimo de peruca, oficina de lenços (com doação de lenços, gorros, porta-dreno, sutiã e almofadas terapêuticas); cadastro para doação de prótese mamária; distribuição de informativos e revistas sobre câncer de mama; coleta de sangue e cadastro de doação de medula óssea.
HPV: a importância da imunização – Um dos destaques do evento será a conscientização sobre a importância da vacinação contra o HPV em adolescentes e jovens, alertando sobre a relevância da imunização de meninas de 9 a 12 anos e de meninos de 11 a 14 anos, que pode ser feita gratuitamente em todos os postos de saúde. O atendimento será feito pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica – Regional Paraná (SBCO).
O HPV é transmitido pelo contato direto com mucosas infectadas por meio de relação sexual e também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Se seguido à risca, esse esquema vacinal protege contra quatro subtipos desse vírus (6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia. O amadurecimento do sistema imunológico se consolida nessa faixa etária. Daí a necessidade de vacinação de meninas antes de um provável primeiro contato com o vírus e, em meninos, além de prevenir as neoplasias relacionadas ao HPV em homens, como câncer de pênis, canal anal e cavidade oral. O câncer de mama também acomete homens. Embora raros, não deve ser ignorado. Em média, 125 homens morrem todos os anos no Brasil em virtude do câncer de mama.
APOIOS – O Outubro Rosa no Barigui vai contar também com o apoio das seguintes instituições: Sociedade Paranaense de Oncologia, Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (Humsol), Associação das Amigas da Mama, Hospital Erasto Gaertner, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Hemepar, Michele Jamkoski Maquiagens, Instituto Atitude na Cabeça, Fundação Pró Renal, Fundação Atlhetico Paranaense, SESC Portão, Dr.ª Caroline Beatrice Ramos – Cãominhada, Mary Kay – Prevenção de saúde, Mãos Sem Fronteira, Gestual Danças de Salão, Clube da Alice, Clube da Divas Solange Emerick, Cida Leite Soroptimistas, Palhaço Piri, Lia Pink, Salvador Tenedine Sax, Zeila Plath- Defesa Pessoal e Filhas do Vento Curitiba.