[radio_player id="1"]
Marketing

RD Summit antecipa os grandes temas de marketing para PMEs em 2020

3 Mins read
Uso de dados, novos formatos de conteúdo e olhar humano para a tecnologia. O RD Summit, evento que acontece nos dias 6, 7 e 8 de novembro, apresenta as principais tendências de marketing para o ano que vem

POR: PEDRO KNOTH – Resultados Digitais

RD Summit, maior evento de marketing e vendas da América Latina, consolidou-se ao longo das seis últimas edições como um termômetro das tendências para o setor. Com mais de 150 nomes já confirmados para as palestras que ocorrerão nos dias 6, 7 e 8 de novembro, em Florianópolis, é possível ter uma boa ideia dos grandes temas que devem impactar as pequenas e médias empresas em 2020.

André Siqueira, co-fundador da Resultados Digitais e responsável pela curadoria de conteúdo do RD Summit 2019, destaca ao menos três dessas tendências de marketing para o ano que vem. “Notamos uma concentração de temas vinculados ao uso de dados – com suas possibilidades e restrições -, novos estilos e formatos de conteúdo, além de um olhar profundo sobre o humano”, afirma. “São aspectos importantes não apenas para entender melhor os clientes, mas também para discutir quais são as habilidades necessárias para o futuro do trabalho”.

Uso intensivo e responsável de dados
O universo de informações oferecidas pelos consumidores ajuda a conhecer o público no detalhe e é central para criar metodologias que aceleram o desenvolvimento analítico das empresas. Há uma boa notícia para 2020: se o uso de dados é considerado a “nova corrida do ouro” entre negócios dos mais variados tamanhos, as ferramentas de marketing digital colocam as pequenas e médias numa posição bem mais próxima a das grandes.

O RD Summit trará uma série de palestras que abordarão as estratégias para conhecer o cliente e utilizar ferramentas para aplicar essa lógica em diferentes plataformas digitais. Tudo já sob a ótica da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que terá um impacto importante na forma como empresas lidam com as informações de seus clientes.

Entre os palestrantes que falarão sobre o tema de uso de dados no RD Summit, destacam-se Ricardo Cappra, da Cappra Institute for Data Science, e Gabriel Costa, CMO da startup de serviços Singu. A consultora Eleonora Diniz, além de Amanda Gasperini, da agência F.biz, também discutirão o tema.

Resultado de imagem para RD Summit

Novos formatos e estilos de conteúdo
Contar uma boa história continua a ser uma das maneiras mais eficientes de atrair a atenção do consumidor e efetivar uma venda. Porém, as plataformas digitais mudaram a receita de como entregar conteúdo de qualidade. Linguagem, canais, tom, tamanho… tudo precisa estar afinado para que as empresas consigam contar suas histórias da maneira mais eficaz. Isso vale especialmente para o conteúdo gerado dentro da casa – cuidados devem ser tomados para que ele não pareça demasiadamente promocional e maçante.

Durante o RD Summit 2019, Ann Handley, a primeira Chief Content Officer do mundo e autora dos livros Everybody Writes: Your Go-to Guide to creating Ridiculously Good Content e Content Rules, fala sobre o tema em uma das principais palestras. Novos formatos também serão explorados por nomes conhecidos da comunicação e do marketing no Brasil, como Camilo Coutinho, da consultoria especializada em vídeos Double Play, a podcaster Ju Wallauer, do Mamilos, e Guilherme Valadares, editor-chefe do site Papo de Homem.

Olhar humano
A evolução de tecnologias como inteligência artificial e machine learning está ajudando a terceirizar para robôs digitais uma série de tarefas antes delegadas a pessoas, especialmente nas áreas de atendimento. Mas há elementos ainda insubstituíveis pela máquina quando se pensa numa estratégia de marketing: a empatia e o olhar humanizado.

Trazer a ótica do outro para a conversa não ajuda apenas a atender melhor o cliente, também é uma das maneiras mais efetivas de encontrar as boas histórias. Diversas palestras ao longo do RD Summit discutirão o fato de que, no mundo 4.0, onde robôs ainda se destacam pela execução de tarefas mais básicas, o diferencial está em criar uma linguagem mais humana.

O tema será tratado nas palestras dos jornalistas Marcos Piangers Liliane Ferrari. Outros destaques são Jacco VanderKooij, fundador da Winning by Design, e a doutora Carla Tieppo, neurocientista da Ilumne.
Para mais informações sobre o RD Summit, acesse a agenda do evento.

Serviço
RD Summit 2019
6, 7 e 8 de novembro
Centro de Convenções CentroSul (Avenida Governador Gustavo Richard, 850, Centro – Florianópolis/SC).
Ingressos a partir de R$ 849.
Mais informações: rdsummit.com.br/
Vídeo de 2018: www.youtube.com/watch?v=6PzKTzX9lR8

Sobre a RD
Fundada em 2011, em Florianópolis, a Resultados Digitais é líder no desenvolvimento de software (SaaS) voltado para o crescimento de pequenas e médias empresas. Seus dois produtos – RD Station Marketing e RD Station CRM – atendem mais de 13 mil clientes em 20 países. A RD possui mais de 700 funcionários distribuídos nos escritórios de Florianópolis, São Paulo, Joinville, Bogotá, Cidade do México e San Francisco.

Related posts
Marketing

4 fases para otimizar os KPIs nas campanhas de marketing de performance e lucrar mais

3 Mins read
Conceito chamado de Incrementalidade ajuda as marcas a medirem os avanços e o impacto de suas ações de forma mais assertiva Todos…
Marketing

Rakuten Advertising finaliza reestruturação de equipe com nova Gerente de Publisher Partnerships

2 Mins read
Patricia Farinazzo assume o cargo. Companhia também promoveu Mayara Costa e Augusto Parra, agora à frente da área da Client Services A Rakuten…
Marketing

SoftExpert renova estratégia de marketing para alavancar expansão global

3 Mins read
Especialista da fornecedora de tecnologia a nível mundial aponta aumento de 115% da área, aquisições e novo site centrado em UX como…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.