Segundo recente pesquisa divulgada, 80% dos líderes
têm dificuldades com a transformação digital
POR: Conceito Notícias
A tecnologia digital está transformando o mundo dos negócios. Empresários e executivos têm cada vez mais consciência da relevância desse tema. Enquanto, por um lado, ela cria oportunidades para as empresas se reinventarem na maneira de fazer negócios, por outro, ela está causando rupturas em vários setores, representando um grande desafio.
Segundo pesquisa realizada pela Foxize, que ouviu 30 mil profissionais de 25 países, 80% dos altos executivos têm dificuldades com a economia digital, o que já tem gerado restrição nas contratações e promovido substituição de profissionais.
Para o consultor e conselheiro de empresas Rui Rocha, sócio fundador da Partner Consulting, isso mostra que as empresas já consideram esse entendimento do mundo digital e o seu impacto nos negócios, como um fator importante e uma habilidade que o executivo deve ter. “Na verdade, faz muito sentido que o executivo saiba analisar e utilizar as práticas do digital em seu negócio, até mesmo como fator de sobrevivência”, comenta.
“Desconhecer o que está ocorrendo no mundo digital é, sem dúvida, um gap que deve ser corrigido rapidamente pelos profissionais que querem ascender em sua carreira, e obter um desempenho diferenciado nos negócios”, salienta Rui Rocha.
Ainda existem algumas ressalvas por parte das empresas e profissionais em acreditar que esta transformação digital contribua de fato para o crescimento dos negócios. “No meu ponto de vista, para que se tenha condição de analisar se isto é uma verdade, é preciso conhecer o assunto. Portanto, não há ‘escapatória’, o executivo tem que se atualizar e desenvolver esta competência o mais rápido possível”, afirma Rui Rocha..
Com o avanço da nova economia e a disrupção dos negócios, onde o conceito digital é totalmente aplicado, podemos acompanhar uma mudança rápida no consumo, assim como na forma de adquirir bens e serviços, e isto deve estar inserido nas reflexões estratégicas das empresas, geralmente promovidas pelos próprios empresários, CEOs e executivos.
“Se o time de executivos não dominar ou mesmo conhecer as tecnologias digitais que estão transformando os negócios, provavelmente terão dificuldade de elaborar estratégias competitivas e, desta forma, comprometer seriamente os negócios”, finaliza.