“Foi criada uma nova Plataforma Digital de Prevenção contra o abuso sexual infantil”
POR: Maria Emilia Genovesi
A Artista Plástica Teresa Kodama é colaboradora do Projeto Eu Tenho Voz, do IPAM – Instituto Paulista de Magistrados, idealizado pela amiga e Juíza de Direito Hertha Helena Rollemberg Padilha de Oliveira, 2ª vice-presidente do IPAM, desde 2016. Esse importantíssimo Projeto foi idealizado com o intuito de prevenir o crime de abuso sexual, físico e psicológico contra crianças e adolescentes.
Ja está o novo hotsite do Projeto Eu Tenho Voz (https://www.eutenhovoz.com.br/?lang=en).
A nova plataforma tem a finalidade de utilizar as ferramentas digitais, levando informação e sensibilizando sobre a temática do abuso e exploração sexual infantil , pelo meio digital e remoto, durante a pandemia da Covid-19, em ambientes onde a criança e adolescentes têm maior confiança, dando espaço para denunciarem de abusos cometidos.
Esses locais são as escolas de Ensino Fundamental I e II e os centros comunitários.
É apresentada presencialmente uma peça teatral intitulada Marcas da Infância, desenvolvida pela Cia. Narrar Histórias Teatralizadas, nas dependências das escolas., com a participação de membros da Magistratura, do Ministério Público ou Procuradores do Estado, transmitindo confiança e empatia para as crianças e adolescentes.
Com a nova plataforma e pela pandemia, os profissionais de ensino e os membros da Magistratura, poderão participar de forma remota, com aproximação das comunidades.
Com as ferramentas do hotsite, os Diretores e Professores das escolas e os responsáveis pelos centros comunitários, poderão se cadastrar para receber o Projeto em sua escola ou Instituição.
Poderão participar dos cursos de capacitação, que serão oferecidos de forma remota.
O objetivo é que possam lidar com a questão da violência e do abuso sexual da maneira eficaz, detectando atos abusivos negligentes praticados contra crianças e adolescentes e conhecendo as maneiras de encaminhar os casos existentes.
Mesmo com as escolas fechadas, houve o recebimento de denúncias pelo site do Projeto Eu Tenho Voz, com o acolhimento das vítimas e o acompanhamento dos casos em andamento.
Toda a sociedade e o Poder Público devem se conscientizar da existência e do aumento de casos de abuso sexual infantil.
Caso saibam da existência de crianças e de adolescentes nessa situação, denunciem pelo email eutenhovoz@ipam.com.br, ou pelos demais canais de denúncia governamentais que estão disponíveis na plataforma.
As mídias sociais que estão no site www.projetoeutenhovoz.com.br, já estão disponíveis na nova Plataforma. Poderão buscar também nas redes sociais.
TODOS JUNTOS NO COMBATE AO ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS E DE ADOLESCENTES!!!”